Os produtos que todo homem precisa ter no banheiro

Saiba quais são produto de rosto, corpo e cabelo que você precisa usar para cumprir a rotina básica perfeita de cuidados masculinos, o dia todo. 

Os 12 produtos que todo homem precisa ter no banheiro

Por Wilson Weigl

GIF: Christian Bale no filme American Psycho (2000)

Ninguém aguenta mais ouvir falar que os homens estão se cuidando mais… É notícia velha. Não estamos mais preocupados com o que os outros pensam a respeito da quantidade de produtos que temos no armarinho do banheiro ou na necessaire.

Não é preciso entupir seu armário de produtos para cumprir a rotina perfeita de cuidados masculinos e manter o cabelo, o rosto e o corpo nos trinques. Aqui em baixo está a lista do que você precisa para usar da manhã à noite.

A lista pode aumentar em casos específicos. Se você é barbudo, deve ter shampoo e óleo específicos para lavar e hidratar a barba; caso tenha cabelo muito seco, pode usar condicionador ou leave-in. Também pode usar máscara facial uma vez por semana. Tem chulé? É o caso de usar desodorante para os pés. Pode optar por ter uma coleção de perfumes também. Mas para garantir o trato diário completo bastam esses produtos:

  • Sabonete facial (em barra ou líquido)
  • Sabonete corporal (em barra ou líquido)
  • Shampoo para seu tipo de cabelo
  • Hidratante facial
  • Protetor solar facial de uso diário com FPS 30 ou mais
  • Protetor solar corporal com FPS 30 ou mais
  • Esfoliante facial
  • Desodorante
  • Hidratante corporal
  • Creme noturno anti-idade
  • Creme de contorno dos olhos
  • Modelador de cabelo (gel, pomada, pasta ou cera)
  • Perfume de sua preferência

Vaja agora em que momento do dia você deve usar cada um desses produtos.

De manhã ao acordar

  1. Lave o rosto com sabonete formulado para a pele facial, em barra ou líquido, como preferir. Ele não contém substâncias detergentes que ressecam a pele. Escolha um produto para pele mista ou oleosa, como é geralmente a pele masculina.
  2. Se tem o hábito de tomar banho e lavar o cabelo de manhã, use shampoo indicado para seu tipo de cabelo. Há produtos específicos para cabelos secos, muito secos, oleosos, finos, rebeldes, sem volume, grisalhos, cacheados. Caso não saiba qual é o shampoo certo para você, leia o post aqui.
  3. Aplique no rosto hidratante facial, em gel ou loção, que engordura menos do que o creme. Vários produtos, além de hidratar, regulam a oleosidade da pele, evitando o brilho causado pela produção excessiva de sebo. Mate dois coelhos usando um produto polivalente que combine hidratante e protetor solar (com FPS 30 ou 50).
  4. Use no cabelo o modelador de sua preferência (gel, pomada, pasta ou cera) para deixar a juba exatamente do jeito que quer.
  5. Opte por um perfume mais suave do que aquele que usaria à noite. Uma pista: as fragrâncias que levam no nome o complemento “Sport”, “Acqua”, “Summer”, “Blue” são mais leves e refrescantes, com predominância de notas cítricas e aquáticas.

Durante o exercício físico

  1. A não ser que você sue muito, ao escolher o desodorante evite os antitranspirantes, que contêm substâncias que diminuem a produção das glândulas sudoríparas, como sais de alumínio. O ideal é deixar o suor fluir naturalmente durante o exercício. Use produtos que matam as bactérias causadoras do mau cheiro sem diminuir a sudorese.
  2. Ao pedalar, correr ou treinar ao ar livre, não abra mão do protetor solar no corpo e no rosto, mesmo em dias nublados (a radiação solar perigosa atravessa as nuvens). Escolha um produto para uso esportivo, que resiste melhor ao suor, adere mais à pele e não escorre nos olhos. Opte por FPS de 30 a 60, dependendo do seu tipo de pele.

Depois do treino

  1. Vai tomar o segundo banho do dia? Se não estiver muito suadão, concentre a limpeza nas axilas e genitais, para evitar que sua pele fique ressecada pelo excesso de sabonete e suscetível à ação de bactérias que causam dermatites e coceira. Sabonetes líquidos em geral são mais suaves e gostosos de usar.
  2. Se for lavar o cabelo de novo, use shampoo indicado para seu tipo de cabelo ou um shampoo suave, de uso frequente. Esse tipo de produto agride menos os cabelos e evita o ressecamento dos fios.
  3. Depois do chuveiro, aplicar hidratante corporal ajuda a reter a umidade natural da pele e a preservar seu manto lipídico, camada de gordura que a protege de infecções.
  4. Se for sair, use no cabelo o modelador de sua preferência (gel, pomada, pasta ou cera). Mas lembre-se de retirar o produto antes de dormir (uma lavada rápida da cabeça pelo menos). Não é legal dormir com resíduos de produtos no cabelo.
  5. Em relação ao perfume, as regras não são mais rígidas, mas há aspectos a levar em conta. Dependendo se treina de manhã ou à noite, escolha uma fragrância adequada ao momento. Pela manhã, prefira perfumes frescos, especialmente se for para o trabalho. Fragrâncias cítricas, aquáticas ou fougères estendem aquela sensação boa de energia e disposição que a gente sente depois de mexer o corpo. À noite, se tiver um encontro ou uma festa, pode optar por um perfume mais intenso e encorpado, como a eau de parfum (EDP), que tem maior concentração de essências. Mas pode usar também uma fragrância fresca, sem problemas. Enfim, é só questão de bom senso.

À noite, antes de dormir

  1. Lave novamente o rosto com sabonete neutro formulado para uso facial, para retirar a oleosidade, a sujeira e poluição acumuladas na pele, que sempre contribuem para o surgimento de cravos e espinhas. Evite água quente, que primeiro resseca a pele e em seguida estimula a produção de óleo no chamado efeito rebote (veja abaixo).
  2. Após a limpeza, aplique hidratante facial, mesmo se tiver a pele oleosa. O sabonete, por mais suave que seja, deixa a pele seca. Se você não passar hidratante, as glândulas sebáceas “entendem” que têm de trabalhar ainda mais para compensar a secura da pele. O resultado é ainda mais oleosidade.
  3. Duas vezes por semana, em vez do sabonete líquido use no rosto um esfoliante, que retira não apenas sujeira e gordura, mas também células mortas da camada superficial da pele. Essa limpeza profunda deixa a pele lisa e macia, facilita o barbear e ajuda a prevenir cravos, espinhas e pelos encravados.
  4. Se você está chegando aos 30 anos, adote o hábito de aplicar no rosto um creme anti-idade, para prevenir rugas, seja em forma de creme propriamente dito, gel ou sérum (aquele produto com textura bem líquida). Durante a noite, a renovação celular da pele se acelera e a capacidade de absorção da pele está a mil, reforçando a ação dos cosméticos. Quer dar o upgrade máximo? Além do creme facial, para uso no rosto todo, finalize o trato com creme para o contorno dos olhos.
https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.