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7 erros que sabotam sua dieta

Você fecha a boca, mas o ponteiro da balança não desce? Você mesmo pode ser o sabotador da sua dieta. Veja 7 mancadas que comprometem a perda de peso.

Homem No Espelho - 7 erros dieta

 

Nada mais frustrante do que descobrir que você está seguindo uma dieta à risca mas a balança não está correspondendo às suas expectativas. Já pensou, porém, que você mesmo pode ser o grande sabotador do seu plano de perder peso? Principalmente se você faz uma dieta sem orientação de um médico ou nutricionista, adota uma dieta da moda que não se encaixa em seu estilo de vida ou acha que basta fechar a boca para emagrecer.

Veja aqui 7 erros comuns que comprometem qualquer plano de perda de peso. Alguns são muito fáceis de evitar; outros pedem um pouco mais de dedicação da sua parte. Mas acredite: o resultado vai aparecer em números toda vez que você subir na balança.

  • ERRO 1: VOCÊ MORRE DE FOME

Pular refeições ou ficar muito tempo sem comer são as piores táticas para perder peso. Reduzir a ingestão de calorias, que fornecem energia para o corpo, colocam o organismo em um estado de privação que o obriga a economizar a “bagagem” calórica de que dispõe, em vez de queimá-la.

Para piorar, sem as calorias fornecidas pelas proteínas, que são os “tijolos” da construção muscular, o corpo “canibaliza” os músculos em busca de combustível. Isso compromete o ganho muscular que você busca suando na musculação.

Faça 6 pequenas refeições ao longo do dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche noturno. Sempre com pequenas porções. E jamais pule refeições.

  • ERRO 2: VOCÊ COME MUITO RÁPIDO

Quando a gente engole as refeições a toda velocidade, acaba comendo ainda mais. É que o cérebro não tem tempo de processar a mensagem enviada pelo estômago de que está saciado. Sem esse estado de saciedade ser gerido pelo sistema neurológico, parece que a fome não acaba mais.

Reduza a marcha. Habitue-se a pousar o garfo de vez em quando no prato entre uma garfada e outra, tome um gole de água depois de mastigar e engolir o bocado.

Prolongar a refeição ajuda você a escutar as informações que seu corpo envia quando está de boa.

  • ERRO 3: VOCÊ CORTA OS CARBOIDRATOS

Os carboidratos são nutrientes fundamentais que o corpo usa como fonte de energia. Os carboidratos ruins são pães e massas feitos de farinha branca, biscoitos e doces (carboidratos simples), dão um pico de energia rápida, que dura pouco. Substitua esses alimentos por outros ricos em fibras, que dão mais sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de insulina e glicose no sangue. Por exemplo, consuma muitos cereais integrais – uma das primeiras medidas deve ser trocar o pão branco por integral.

São carboidratos complexos, que também estão presentes nas massas integrais, na batata doce e nos grãos. Eles são absorvidos lentamente pelo organismo e fornecem energia que é queimada devagar, não ficando estocada no corpo como gordura.

  • ERRO 4: VOCÊ NÃO COZINHA SUA PRÓPRIA COMIDA

Estudos sobre dietas mostram que quando comemos fora consumimos 500 calorias a mais do que quando cozinhamos em casa. Além do que as porções dos restaurantes podem ser muito grandes e acabamos comendo mais do que pretendemos.

Outro ponto é que sabe-se lá quais ingredientes entram nas receitas dos pratos prontos. Muitos podem esconder verdadeiras bombas calóricas. Sabia, por exemplo, que uma simples colher de sopa de azeite de oliva pode conter mais de 80 calorias?

Homens solteiros tendem a comer mais fora do que dentro de casa. Mas que tal começar a encarar mais as panelas e preparar lanches para levar ao trabalho ou comer entre as refeições?

  • VOCÊ SEGUE UMA DIETA IMPOSSÍVEL

Quando decidir seguir uma dieta, antes de tudo pergunte-se se ela é viável e quanto tempo é capaz de segui-la à risca. Se você adora massas, por exemplo, talvez não aguente cortá-las totalmente caso opte por um regime que elimine carboidratos. Qualquer dieta que não se encaixe no seu estilo de vida ou que de antemão você desconfie ser difícil de seguir em longo prazo vai estar fadada ao fracasso.

Hoje existem mil opções de dietas. Não é difícil encontrar uma que se encaixe no seu estilo de vida. Se mesmo assim tiver dificuldades, vale a pena investir uma graninha numa consulta com um nutricionista.

  • VOCÊ NÃO CURTE A COMIDA DE DIETA

Em vez de sofrer por ter de optar por alimentos como legumes e verduras em lugar de massas e doces, sinta satisfação com a comida. Focar o pensamento nos benefícios como a qualidade nutricional da refeição e a sensação de recompensa por alcançar sua meta de perder peso alivia o tormento de ter que abrir mão dos pratos que você gosta.

Além disso, comida de dieta não precisa ser insossa, sem tempero. Comece a pesquisar receitas de pratos saudáveis e pouco calóricos e vai se surpreender com as delícias que vai encontrar pela frente.

  • VOCÊ SUPERESTIMA SUA QUEIMA DE CALORIAS

É chato dizer isso, mas muitos caras que fazem cardio ou musculação tendem a superestimar a quantidade de calorias que realmente queimam no treino. A conta básica para emagrecer é simples: deve-se queimar mais calorias do que se come.  Está provado que gente que começa a se exercitar regularmente pode ganhar peso porque tende a achar que está queimando mais calorias do que na verdade está. Feche a boca e treine mais.

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