7 táticas fáceis para deixar seu cabelo mais bacana - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

7 táticas fáceis para deixar seu cabelo mais bacana

Aquele penteado legal, que parece feito por cabeleireiro, não surge do nada. Com algumas estratégias ao lavar, secar, pentear e modelar você deixa seu cabelo exatamente do jeito que quer. 

 

Texto e fotos: Wilson Weigl

Cabelos: Gil Scawia (Hi Salão)

Modelo: Gabriel Goulart (OXygen Models)

Aqueles penteados bacanas que a gente vê por aí nas redes sociais não surgem do nada, certo? Cabelo forte, fácil de pentear, é fruto de uma soma de cuidados ao lavar, secar, pentear e modelar.

Da escolha dos produtos certos (shampoo, condicionador, creme, modelador) e dos instrumentos adequados (pente, escova, secador) depende 99% do sucesso em você ter o cabelo que sempre quis. Acredite!

Veja 7 estratégias bem fáceis para colocar seu cabelo em dia.

#1 – ESCOLHER O SHAMPOO CERTO É MEIO CAMINHO ANDADO

Hoje a escolha de shampoo vai muito além de optar por “seco, normal ou oleoso”. Você encontra produtos para cabelos secos, muito secos, oleosos, finos, rebeldes, sem volume, grisalhos, cacheados e muitos mais. Optar por um xampu “genérico”, que promete servir para todo tipo de cabelo, também não costuma ser uma boa ideia, se você tem algum problema específico.

Escolher o xampu certo pode resolver grande parte dos seus problemas. Caso você não saiba qual é seu tipo de cabelo, pergunte ao cabeleireiro. Ao escolher uma marca, leia o rótulo e avalie a fórmula e os ingredientes. Ou então leia nosso Guia do Shampoo para descubrir o produto certo para cada tipo de cabelo masculino (clique aqui).

#2 – USAR CONDICIONADOR DÁ UMA ASSENTADA

Não tem esse costume? Vale a pena começar a aplicar condicionador depois de lavar com shampoo. Ele deixa o cabelo mais hidratado, assentado e fácil de pentear, evitando que ele quebre com o pente. Use uma quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda, espalhe na cabeça, deixa agir por um minuto e enxague bem.

Se seu cabelo for oleoso, use dia sim, dia não ou só duas vezes por semana. E tente passar só nos fios, evitando as raízes no couro cabelo.

#3 – CABELO REBELDE? ADOTE O CREME PARA PENTEAR 

Caso seu cabelo seja muito seco, armado ou rebelde, use creme de pentear (leave-in), sem enxágue. Esse creme, que deve ser aplicado depois de lavar, hidrata o cabelo e dá uma bela domada na juba, deixando-a menos armada. E ainda ajuda a definir os cachos, deixando-os mais ajeitados e bonitos.

Temos um post inteiro que ensina como escolher e usar o leave-in. Clique aqui para ler.

#4 – USE O PENTE PARA AJEITAR O CABELO AINDA ÚMIDO

Quando úmido, além de ficar mais maleável também fica mais suscetível a quebrar. Depois de lavar, ajeite-o com pente, em vez de escova, já dando a forma que pretende para o penteado. Melhor ainda, use pente de madeira, que evita a eletricidade estática que causa “frizz”, aquele arrepiado chato.

E evite pentear o cabelo com muita força. Vá passando o pente devagar nos diferentes sentidos de crescimento dos fios, para desfazer os nós, antes de pentear do jeito que gosta.

#5 – SEQUE COM O SECADOR PARA DAR VOLUME

O aparelho pode ser seu grande aliado para deixar o cabelo do jeito que você quer, sem esforço, especialmente se você costuma usar pasta, pomada ou cera. Fica mais fácil modelar o penteado e visualizar o resultado final. Você vai ajeitando o cabelo com os dedos e usando o secador para dar uma força. Nesse caso, apele para a escova para já ir ajeitando o penteado, principalmente se quer modelar um topete de responsa.

Um alerta: é tentador botar o secador bem quente para ganhar tempo. Mas o calor excessivo pode ressecar e arrepiar o cabelo. Regule na temperatura morna ou fria: o tempo gasto a mais vai compensar na saúde do seu cabelo.

#6 – FINALIZE O PENTEADO COM SPRAY

A esmagadora maioria dos penteados bacanas que você vê por aí são modelados em algum momento com spray, principalmente no acabamento final. Seco, fácil de aplicar, por causa da boa fixação esse produto dá o toque de mestre no penteado.

Pode ser usado depois da cera ou pomada para fixar e dar movimento ao cabelo.Também é ideal para quem tem cabelo muito liso ou difícil de domar, porque “segura” o penteado.

#7 – TENHA UM PENTE À MÃO PARA REMODELAR O CABELO

Você pode até usar cera, pomada ou gel de fixação forte, mas ao longo do dia o penteado pode dar uma desabada, especialmente se você ficar no vento. Mas não precisa carregar no bolso um pote de fixador (seria ridículo)! Basta um pente. Umedeça-o um pouco embaixo da torneira e rearranje o penteado a seu gosto.

A maior parte dos modeladores podem ser “reativados” com um pente úmido. Os mais leves, à base de água, permitem até dar uma mudada no penteado. Tipo bagunçá-lo depois do trabalho.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter