Acne: quem consegue escapar desse problema? - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Acne: quem consegue escapar desse problema?

Difícil escapar da acne na adolescência e no início da idade adulta. Mas se o problema não se resolve com o tempo, é bom ficar esperto, pois ela pode deixar manchas e cicatrizes.

Homem No Espelho - Cuidados com a acne

Atire a primeira pedra quem não teve (ou tem) acne na adolescência ou no início da idade adulta. O problema é democrático e afeta quase 80% dos adolescentes e adultos jovens entre 11 e 30 anos, principalmente por causa das alterações hormonais e também por influência genética. Mas também pode ser agravada por alimentação gordurosa, estresse e uso de anabolizantes.

Em 50% dos casos, a acne se manifesta em grau leve, em 40% moderado e em 10% em sua forma mais grave. Essa doença de pele (sim, doença) costuma diminuir e desaparecer com o passar do tempo, quando os hormônios entram em equilíbrio, mas não pode ser deixada de lado como se não fosse nada. Se ela persiste, daí você deve começar a se preocupar de verdade.

A acne em suas formas mais leves já pode ser devastadora para a autoestima, mas dá para piorar: quando não tratada, pode provocar manchas permanentes e, mais, as temidas cicatrizes. Além de serem de difícil tratamento, as cicatrizes de só podem ser amenizadas por meio de procedimentos caros feitos em clínicas dermatológicas. “Em casos mais graves, ou quando se tem antecedentes familiares, deve-se procurar acompanhamento médico logo no início”, alerta o dermatologista Amilton Macedo, de São Paulo.

O mecanismo da acne é simples: o desequilíbrio das glândulas sebáceas do rosto e do corpo estimula a pele a produzir mais sebo, que se acumula nos poros formando tampões que escurecem em contato com o ar: os cravos. Com os poros obstruídos, a gordura acumulada tende a infeccionar pela ação de bactérias, causando as espinhas.

5 PASSOS DO CUIDADO COM A ACNE

Os cuidados diários tanto para prevenir o surgimento de cravos e espinhas quanto para quem sofre com o problema são os mesmos: limpeza, hidratação e proteção solar do rosto e atenção à dieta. Confira e coloque mãos à obra.

1. LAVE O ROSTO COM SABONETE PARA PELE ACNEICA

“O principal cuidado é controlar e regular a produção de sebo pela pele”, explica Amilton Macedo. Existem várias marcas de sabonetes, líquidos e em barra, indicados para essa finalidade. Eles removem impurezas, controlam a oleosidade, desobstruem os poros e melhoram a aparência da pele. “As substâncias mais utilizadas são o ácido salicílico e o peróxido de benzoíla. Mas sempre é bom ter orientação médica, porque esses produtos podem causar alergia na pele. Antibióticos e a isotretinoina são usados nos casos mais graves, mas eles só podem ser receitados pelo médico”, diz o dermatologista.

2. HIDRATE O ROSTO DEPOIS DE LAVAR

“Geralmente se confunde hidratação com oleosidade”, frisa Amilton Macedo. Lavar o rosto e não passar hidratante em seguida faz as glândulas sebáceas trabalharem ainda mais para compensar o ressecamento causado pelo sabonete, e a pele fica ainda mais oleosa. “O cuidado deve ser escolher um hidratante específico para peles oleosas e que seja oil free, livre de substâncias oleosas”, diz o médico.

Ficar lavando o rosto toda hora também não ajuda: muitas lavagens também causam esse efeito rebote, por retirar em excesso a oleosidade da pele e estimular as glândulas sebáceas a produzir mais.

Os hidratantes específicos para peles acneicas são leves, em gel ou sérum, controlam e equilibram a produção de sebo na pele. Além da ação anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante, eles ajudam a diminuir o brilho do rosto. Os cremes de modo geral devem ser evitados, porque são mais gordurosos e podem contribuir para o entupimento dos poros.3

3. USE DIARIAMENTE FILTRO SOLAR

Necessário também passar filtro solar com FPS 30 no rosto todos os dias, aplicando sempre pela manhã e à tarde. Isso porque a pele com acne tem tendência a apresentar manchas, que só podem ser amenizadas nos tratamentos dermatógicos. “O protetor também deve ser oil free, de toque seco”, afirma Amilton. Tem gente que acha que tomar sol “seca” as espinhas. É um erro, pois na verdade que a exposição ao sol pode piorar o quadro, aumentando a produção de sebo e deixando a pelemais espessa. “A exposição ao sol também altera a imunidade da pele, piorando a acne e causando manchas escuras na pele”, diz o médico.

4. EVITE CHOCOLATE E COMIDAS GORDUROSAS

Alguns alimentos têm comprovada relação direta com a acne e o principal deles é o chocolate. “Uma alimentação cheia de comidas gordurosas também contribui para o aumento da oleosidade da pele, piorando a acne. O ideal então é cortar ou diminuir ao máximo frituras, salgadinhos, creme de leite, manteiga, maionese, molhos e carnes gordurosas e apostar em cereais, peixes, frutas, legumes e verduras.

5. FAÇA LIMPEZA DE PELE

Procurar uma clínica de estética para fazer limpeza de pele uma vez por mês também é uma boa tática. A sessão inclui a extração manual dos cravos, um por um, com auxílio de gaze. O profissional pode espremer uma espinha que estiver “explodindo”. Mas isso não é regra, pois ela pode inflamar e deixar cicatriz. Em seguida, é usado um aparelho de alta frequência que higieniza a pele, evita inflamação e ajuda na cicatrização. Há também a aplicação de uma máscara de ação secativa, que também alivia uma possível irritação da pele.

Caso sua acne for do tipo mais grave ou se ela incomoda você terrivelmente, o ideal é procurar um dermatologista. O médico vai recorrer ao tipo de tratamento mais indicado para você, que pode ser a aplicação de produtos com ácidos, antibióticos ou substâncias que regulam a produção de sebo. Ele pode também juntar ao tratamento sessões de laser e uso via oral de antibióticos ou de uma substância chamada isotretinoína (conhecida pelo nome comercial de Roacutan). No caso da acne não tratada, as cicatrizes são pedreira para diminuir e os procedimentos mais usados são o laser (o tipo CO2 fracionado, que é bem agressivo) e o microagulhamento.

 

RECEBA AS NOVIDADES DO HOMEM NO ESPELHO NO SEU E-MAIL

Digite seu e-mail e receba notificações de novas publicações do site. É grátis!

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter