Atrase o relógio na pele do seu rosto

Não importa sua idade: comece a cuidar do rosto. Com um bom trato você previne futuros problemas e reverte as marcas do tempo aos 20, 30, 40 e 50 anos.

Homem No Espelho - Trato da pele masculina aos 20, 30, 40 anos

Por Wilson Weigl   @wilsonweigl

Envelhecer é inevitável, mas quando o assunto é aparência, a idade não precisa ser muita coisa além de um número no RG. Por isso é que a gente vê por aí cinquentões que aparentam muito menos e caras de 20 anos que parecem ter 10 anos a mais. Genética ajuda, sem dúvida, mas quando mais cedo você começa a cuidar da pele mais legal ela vai estar no futuro. A gente preparou esse plano de ação para amenizar os problemas que aparecem aos 20, 30, 40 e 50 anos para você por em prática já.

20 ANOS

✔PROBLEMAS: Acne, pele oleosa, brilho no rosto, pelo encravado, preguiça de passar protetor solar.

✔SOLUÇÕES:

Filtro solar: Comece a se proteger já dos danos causados pela radiação UV que só vão dar as caras no futuro: manchas, rugas, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Os danos causados pelo sol são cumulativos, ou seja, vão se somando no seu corpo. Aplique no rosto, todas as manhãs, protetor solar com FPS 30, no mínimo. Quando for à praia, correr ou praticar esporte ao ar livre, use filtro para uso esportivo, com o dobro do FPS.

Tônico facial: Limpe o rosto com loção adstringente, que regula a oleosidade, desobstrui os poros e previne cravos e espinhas. Em caso de acne, adote produtos como sabonete esfoliante, que contem ácido salicílico ou glicólico, ou, em casos mais severos, enxofre, que tem ação secativa.

✔PLANO DE AÇÃO: A ordem por enquanto é uma só: moderação no pé na jaca! Os maus hábitos — cigarro, álcool, excesso de sol, falta de sono e alimentação ruim — fazem estragos que vão aparecer depois dos 30 anos.

brad1

30 ANOS

✔PROBLEMAS: Excesso de brilho e oleosidade da pele, surgimento das primeiras linhas de expressão, manchas causadas pelo efeito cumulativo do sol.

✔SOLUÇÕES:

Hidratante: Depois de lavar o rosto, pela manhã e à noite, aplique hidratante, em gel, sérum ou creme, que repõe a umidade da pele e ajuda a controlar a oleosidade e o brilho.

Creme anti-idade: Pode começar a usar. Além de hidratar, ele contém ingredientes que nutrem a pele e previnem o envelhecimento precoce.

Brad4

40 ANOS

✔PROBLEMAS: Rugas, sulcos na testa, pés de galinha em volta dos olhos, primeiras manchas senis, vasinhos, perda de elasticidade da pele.

✔SOLUÇÕES:

Creme antioxidante: Hidratar e nutrir a pele é fundamental: além de mais seca, ela já é 50% mais fina do que aos 20 anos. É o momento de adotar de vez os cremes anti-idade com ativos antioxidantes que combatem a ação nociva dos radicais livres (que detonam a pele), como a vitamina C. Não economize e invista em tudo do bom e do melhor.

Luz pulsada: procedimento oferecido pelas clínicas dermatológicas, funciona como o laser (só que com frequência mais baixa), diminui manchas e vasinhos e dá uma levantada geral no rosto, por estimular a formação de colágeno, proteína responsável pela firmeza e sustentação da pele.

✔PLANO DE AÇÃO: É época ideal para as primeiras consultas ao dermatologista: o médico vai indicar os tratamentos e produtos ideais para você. E continue firme no uso diário do filtro solar.

brad2

50 ANOS

✔PROBLEMAS: Aprofundamento de rugas, sulcos na testa, bigode chinês e pés-de-galinha, pele ressecada, manchas senis, flacidez e perda dos contornos faciais.

✔SOLUÇÕES:

Fórmulas manipuladas: O ideal é consultar sempre o dermatologista e usar fórmulas manipuladas nas farmácias. O especialista vai equilibrar a receita com os ativos indicados para as necessidades da sua pele, como ácidos hialurônico, retinóico, glicólico ou DMAE.  Hidratar o rosto e passar filtro solar continuam na ordem do dia, pois o sol nunca dá trégua e o câncer de pele está sempre à espreita.

Preenchimento facial: A flacidez e a perda do volume facial (traduzindo, a cara despenca) são praticamente inevitáveis nessa idade. O preenchimento com injeção de ácido hialurônico, feito em clínicas dermatológicas, devolve o volume às áreas do rosto onde houve diminuição de gordura, atenuando rugas e olheiras.

✔PLANO DE AÇÃO: É tempo de visitas regulares ao dermatologista, inclusive para checar manchas e pintas que podem degenerar em câncer. Continua caprichando na rotina diária — proteção solar, limpeza, hidratação — para não mais com a cara do Brad Pitt do que a do Keith Richards antes da hora.

brad3

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.