LEIA!

Barba precisa de trato durante o verão

Seja curta, "por fazer", ou longa, estilo lenhador, ela precisa de cuidados extra para enfrentar sol, calor, suor e água do mar e da piscina.

Homem No Espelho - Cuidados com a barba 2015

Partiu, verão! A gente já está esquentando os tamborins para uma temporada de muita praia, piscina e esporte ao ar livre. Daqui para a frente, é hora de dar um trato ainda maior na barba. A exposição à radiação solar, o calorão, o sal da água do mar e as substâncias químicas da piscina agridem os fios, deixando-os ressecados, quebradiços e opacos.

Não importa se a sua barba é curta, “por fazer”, ou longa, estilo lenhador: ela precisa de cuidados extra durante o verão. E quanto mais comprida ela for, mais você precisa caprichar, porque os danos ficam mais evidentes (que nem acontece com o cabelo). Você não quer ficar com cara de espanador, certo?

Com as altas temperaturas, aumenta a produção de suor e de oleosidade no rosto, deixando os fios da barba impregnados. Num círculo vicioso, essa melequeira na barba, por sua vez, contribui para deixar suja a pele do rosto e abre espaço para coceira e espinhas.

Confira as dicas do barbeiro e cabeleireiro Anderson Santos para deixar sua barba à prova de verão.

✔Lave a barba todo dia. “No calor, a pele produz mais sebo e os fios ficam mais sujos e oleosos”, diz Anderson. A sujidade acumulada nos pelos contribui para o aumento da oleosidade do rosto na região da barba e, consequentemente, para o aparecimento de cravos, espinhas e pelos encravados.

Homem No Espelho - Cuidados com a barba-4

✔ Use o mesmo xampu do cabelo. A gente já parte do princípio de que você não usa no rosto o mesmo sabonete do corpo (que geralmente é mais detergente). Mas prefira o xampu em vez do sabonete facial, já que a constituição dos fios da barba é bem parecida com a dos cabelos. Existem xampus específicos para barba: você encontra esses produtos à venda nas barbearias e também na internet.

Homem No Espelho - Cuidados com a barba-1

✔ O barbeiro sugere xampus que contenham menta ou gengibre, que dão sensação refrescante. Ele indica o xampu Inoar Gengibre Fresh Ginger (clique aqui para conhecer o produto). Se você curte praticidade, ele recomenda usar um xampu para cabelo e corpo, como o Dr. Jones Isotonic Shower Gel (veja mais sobre o produto aqui).

✔ Exposta ao sol e ao ar seco do verão, a barba precisa de hidratação extra, já que esses fatores provocam a “quebra” das cutículas dos fios. Depois de lavar, você pode passar condicionador (deixando o produto agir um ou dois minutos antes de enxaguar). Anderson recomenda, porém, optar pelo creme para pentear (leave-in), sem enxague. “O creme é mais suave e elimina o frizz (a eletricidade que deixa o fio arrepiado), além de proteger os fios dos danos provocados pela radiação solar ultravioleta”, explica. Nesse caso, passe o creme na barba ainda úmida e não enxague.

Homem No Espelho - Cuidados com a barba-2

✔ Se preferir, você pode usar o condicionador e o leave-in em dias alternados.

✔ Se você trabalha muito tempo exposto ao sol (pode ser salva-vidas, quem sabe?), uma boa ideia é usar condicionador para cabelo com proteção solar. Existem 1.000 marcas unissex à venda em drogarias e na internet.

Homem No Espelho - Cuidados com a barba-5

✔Para combater o ressecamento, também pode optar pelo óleo de barba. “Eles são bem hidratantes, deixam os fios brilhantes e macios e ajudam a deixá-los mais alinhados”, diz Anderson. Já existem à venda no Brasil várias marcas bacanas desses produtos.

Homem No Espelho - Cuidados com a barba-3

✔ Por fim, beba muita água. “A boa hidratação também contribui para a saúde da pele, do cabelo e, claro, também da barba”, finaliza o barbeiro.

 

2 Comments on Barba precisa de trato durante o verão

  1. As barbas se bem cuidadas nos deixam com um ótimo aspecto.
    Escolher os produtos certos fazem toda a diferença.
    Ótimo post!!!

  2. Não concordo, condicionador na barba? Inibe totalmente o crescimento, o mais indicado é oleo ou bahlm. O mesmo shampoo usado pra cabelo tambem não, ele tem muita quimica e a pele do rosto é muuto menos resistente a quimica que o couro cabeludo, tem de see usado shampoo proprio para barba ou uma forma mais barata é shampoo para bebê, que tem pouca quimica. Em dias de sol só usar um bom bahlm, produtos de qualidade é a primeira coisa para ter uma barba bonita que cresça uniforme. Não adianta reclamar que produtos especializadas são caros, pois se pesquisar vai ver que tem opções alternarivas mais baratas.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*



Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter