Barbear é uma arte: faça o trabalho do jeito certo

Esse ritual tem suas manhas. Para ajudá-lo a fazer o serviço de maneira tranquila — sem dor nem sangue — ensinamos como preparar a pele e raspar os pelos. 

Por Wilson Weigl   @wilsonweigl

Qualquer coisa que a gente faça todo dia deve ser bem feita, certo? Seja sexo, treino ou barba. Bem, sexo e treino não costumam trazer problemas, mas para muitos homens o barbear é uma verdadeira tortura. Não só por causa da preguiça, mas por causa de irritação, ardor, vermelhidão da pele, cortes e foliculite.

Esse ritual que muitos caras são obrigados a executar todos os dias tem suas manhas. Para ajudá-lo a fazer o serviço da maneira mais tranquila possível — sem dor nem sangue — ensinamos o jeito correto de preparar a pele e raspar os pelos. Indicamos, também, alguns produtos de qualidade para usar em cada etapa.

  • ESQUENTE O ROSTO

Para facilitar a passagem da lâmina, molhe o rosto com água morna a quente alguns minutos antes de começar. Ou então barbeie-se embaixo do chuveiro no final do banho. O calor abre os folículos dos pelos. Outra alternativa legal é usar o bom e velho truque dos barbeiros: aplicar no rosto uma toalha molhada em água quente. Se você não tem água quente na torneira do banheiro, esquente a toalha molhada no micro-ondas.

  • INVISTA NUM PINCEL DE BARBA

O pincel parece fora de moda, mas é um bom investimento para quem tem pele sensível, que fica irritada ao barbear. O pincel produz uma espuma cremosa e abundante, que favorece o deslizar suave da lâmina. A massagem que ele faz no rosto ajuda a espuma a penetrar na pele e envolver os pelos. A dupla perfeita para ele é o tradicional creme de barbear em tubo, que faz bastante espuma e geralmente custa bem pouco.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Pincel de barba Mondial

Outra opção de pincel, desta vez para quem quer fazer a barba com requinte sem gastar muito. Em várias cores de madeira. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

  • VÁ DEVAGAR E SEMPRE

Homens que se barbeiam a toda velocidade e passam a lâmina com movimentos longos tendem a sofrer ainda mais com irritação e vermelhidão da pele. Calma aí. Desacelere o ritmo do seu barbear e use o aparelho com movimentos mais curtos, com cerca de 2 centímetros. Quantos mais passadas, menor será a irritação da pele.

  • PASSE A ESPUMA EM CÍRCULOS

Aplique o gel ou a espuma de barbear em movimentos circulares com as pontas dos dedos por toda a região da barba, massageando a pele. Os pelos crescem em diferentes direções e essa aplicação cuidadosa faz com que a espuma atinja toda a área.

  • DIMINUA A PRESSÃO

Alguns homens acham que quanto mais pressionarem o aparelho no rosto mais rente será o barbear. Mancada feia! Os aparelhos modernos são desenhados para fazer o trabalho com pouca pressão no rosto — o cuidado é não usar cartucho com lâminas gastas! Faça as passadas no rosto sem apertar muito (em movimentos curtos, como falamos acima). Os aparelhos mais bacanas também se adaptam aos contornos do rosto.

  • USE ÓLEO DE BARBA EM VEZ DE ESPUMA

Para um barbear sensacional, você pode substituir a espuma pelo óleo ou bálsamo. Esses produtos têm ação emoliente por causa da textura oleosa ou cremosa, que amolece a pele e os pelos. Se você sofre com irritação, eles são uma opção.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Balm Multifuncional Para Barba Dr. JONES The Shaving Solution

É um bálsamo para barbear que pode ser usado também como pós-barba. Pode ser usado pelos barbudos, porque é transparente, permite desenhar com exatidão os contornos das bochechas e do pescoço e age como hidratante para barbaPara comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

  • DEIXE O BIGODE PARA O FINAL

Raspe a parte superior do lábio só no final do barbear. Não sabemos se você já reparou como os pelos do bigode são grossos. Quanto mais tempo o produto de barba agir nessa área, mais confortável e suave será a passagem da lâmina.

  • SIGA NA DIREÇÃO CERTA

Você já ouviu por aí que só deve passar a lâmina no sentido de crescimento dos pelos. Ok, mas essa regra só é obrigatória para homens de pele sensível. Muitos podem escanhoar (ou seja, passar o aparelho em várias direções) sem problemas. Mas também não precisa fazer isso dezenas de vezes! Então ficamos assim: quem sofre com irritação, vermelhidão e ardor deve evitar raspar o pelo na direção contrária ao seu crescimento.

  • USE ESPUMA OU GEL PARA PELE SENSÍVEL

Nem todo homem sofre ao se barbear, como a gente já disse. Mas quanto mais sensível for sua pele, mais você precisa caprichar nos produtos. Quanto melhor a qualidade do gel, da espuma e do pós-barba, mais bons ingredientes ele contém. São substâncias que deixam a passagem da lâmina mais suave, hidratam e cicatrizam a pele. Existem à venda inúmeros produtos de barbear formulados especificamente para pele sensível.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Espuma De Barbear Hidratante Anna Pegova Homme Pegoff

Bem bacana: contém vitamina E (antioxidante), alantoina e aloe Vera (hidratantes e suavizantes) e óleo de Abacate, combatendo também o envelhecimento da pele. Faz espuma abundante e cremosa, deixando a pele macia e preparada para a passagem da lâmina. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

  • NÃO ESQUEÇA DO PÓS-BARBA

Você não costuma usar produtos pós-barba? Cartão amarelo! A lâmina agride a epiderme, camada superficial da pele e a deixa exposta à entrada de bactérias. O produto pós-barba (geralmente em forma de loção ou gel) repara o dano na pele, reduz a irritação, acelera a cicatrização, hidrata e dá sensação de frescor. Se sua pele for sensível, evite os produtos que contém álcool — há muitos bacanas que têm, sabia? Especialmente aqueles que fazem parte das linhas de perfumes famosos. Depois de raspar os pelos, retire resíduos de creme de barba com água fria (para fechar os poros), enxugue o rosto e passe o pós-barba logo em seguida.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Loção Pós-barba Dr. JONES Recharge After Shave 

Por conter Pró-Vitamina B5, acelera a recuperação da pele. Leva também um ativo anti-fadiga, extraído biotecnologicamente na região do Himalaia, que revigora a pele e combate sinais de cansaço. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

  • DÊ UM DIA DE DESCANSO PARA SUA PELE

Agora, a melhor parte: não faça a barba sempre que puder! Se você se barbeia diariamente, pule um dia (pode ser no final de semana) para dar um tempinho de descanso à sua pele e ajudá-la a se recuperar da agressão constante da lâmina.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.