LEIA!

Bermuda no trabalho: o modo certo de usar

Cada vez mais empresas liberam a bermuda para os funcionários. Aproveite a deixa mantendo uma imagem 100% profissional. Veja as bermudas que funcionam no trabalho e nos compromissos sociais.

Homem No Espelho - Bermuda no trabalho - modo de usar

No calendário, o verão já está no finzinho. Mas só no calendário. As temperaturas até podem despencar de São Paulo para baixo (mas não o tempo todo), mas daí para cima, em 70% do Brasil, o termômetro vai continuar firme e forte nas alturas. Terno, gravata, calça jeans se tornam verdadeiros instrumentos de tortura. Daí que muitas empresas já liberaram a bermuda para a ala masculina.

Muitos caras, porém, exageram na informalidade e vão para o batente como se estivessem indo para a praia. “No jeito de se vestir, como em tudo na vida, é preciso saber dosar e ter um mínimo de bom senso”, diz o consultor de moda e personal stylist Murilo Grilo.

Em áreas mais criativas, como design, moda, arquitetura, decoração, publicidade, fotografia e marketing, a bermuda já é normal faz tempo. Em áreas mais formais (serviço público, direito, engenharia, administração, medicina e grandes corporações), bermuda não entra. Muitas empresas, porém, vêm entrando no time, no mínimo afrouxando ainda mais as regras da sexta-feira casual, o “casual day”. Entre elas estão Globosat, Peixe Urbano, Walmart, Tim Telefonia, o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura da cidade do Rio. “O ideal sempre é optar cores e modelos sóbrios, modelagens secas e com menos detalhes”, ensina Murilo.

A regra é clara: mesmo na empresa mais liberal, usar regata e chinelos estão sumariamente proibidos. Quanto a cores, se você optar por bermuda colorida, combine com uma camisa mais neutra para não carregar o visual, s segundo o consultor. Colorida, no caso, significa peças em cores vivas, que não sejam neutras, como preto, bege, cinza, azul escuro e marrom. Bermuda estampada (floral, por exemplo) quase sempre não é uma boa opção. Só na areia, no calçadão e no boteco.

Se você não é muito friorento, dá para suar bermuda até quando a temperatura cai, com blazer, moletom ou malha de lã. E até com paletó: fica bem legal, como você vai ver abaixo.

Para você não dar mancada, o consultor de moda destrincha os diferentes tipos de bermuda e o jeito certo de usá-las no ambiente profissional sem queimar o filme com os clientes, os colegas e a chefia.

  • BERMUDA DE ALFAIATARIA

Homem No Espelho - Bermuda no trabalho - alfaiataria

É aquela que parece uma calça social cortada. Tem cós para passar o cinto, bolsos faca (laterais) ou chapados. “É a opção mais elegante, e pode inclusive ser usada com blazer”, explica Murilo.

SAPATOS QUE COMBINAM: mocassim, loafer (sem meia, é claro), tênis, dockside, bota.

 

  • BERMUDA JEANS

Homem No Espelho - Bermuda no trabalho - jeans

Além de estar totalmente na moda, a bermuda em denim é uma peça versátil. “Fica bem com camiseta, estampada ou lisa, camisa de manga curta ou longa, moletom e malha, nos dias mais frios”, afirma Murilo.

Fique com o básico: bermuda jeans destroyed, rasgada ou com lavagens muito anticonvencionais é contraindicada no ambiente profissional (com exceção daqueles extremamente “fashion”). Como é uma peça muito informal e chamativa, reserve-a apenas para os momentos de lazer, sugere o consultor de moda.

SAPATOS QUE COMBINAM: tênis, dockside, mocassim, loafer e alpargata.

 

  • BERMUDA DE SARJA E OUTROS TECIDOS

Homem No Espelho - Bermuda no trabalho - tecidos

Feita de sarja, por exemplo, ela aparece por aí em todas as cores do arco-íris. Para o trabalho, prefira tons mais escuros e neutros e evite cores berrantes. Estampas são permitidas, mas limitadas aos xadrezes. Florais, geométricos, grafites, nada disso cai muito bem. Como o modelo jeans, combina com camiseta, camisa de manga curta ou longa e moletom.

SAPATOS QUE COMBINAM: dockside, mocassim, loafer, tênis e alpargata.

 

  • BERMUDA COM PALETÓ

Homem No Espelho - Bermuda no trabalho - paletó

Os brasileiros ainda acham esquisita essa combinação, mas lá fora os caras estilosos lá de fora adotam faz tempo esse visual. Que fica bem bacana, aliás, até em eventos sociais. Opte de preferência por paletó de cor clara, como bege, areia, cinza, azul claro ou médio. Evite preto, marrom e cinza escuro, que dão um ar pesado ao visual. use com camisa, com colarinho aberto ou fechado.

SAPATOS QUE COMBINAM: dockside, mocassim, loafer, sapato social como oxford, derby, monk strap, brogue  – tudo sem meia.

Uma última dica do consultor: seja precavido e tenha sempre à mão, na gaveta, uma calça. “Casa surja uma reunião ou compromisso externo de última hora, você pode tirar a bermuda e dar um ar mais formal ao visual”, diz Murilo Grilo.

Descobriu vários jeitos bacanas de usar bermuda, mas ficou em dúvida sobre os tipos de sapato de que a gente falou? Loafer, dockside, oxford, derby? Então confira nosso guia de sapatos, que explica como é cada um deles: clique aqui para ler.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*



Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter