Cabelo cacheado está com tudo: confira os cortes e os cuidados - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Cabelo cacheado está com tudo: confira os cortes e os cuidados

Você pode “brigar” com seu cabelo ou, ao contrário, ser autêntico e tirar o máximo daquilo que a natureza lhe deu. Mostramos os cuidados para você ostentar seus caracóis com todo orgulho.

Texto e fotos: Wilson Weigl

Modelo: Hallex (OXYgen Models)

Vamos ser diretos: cabelo encaracolado não é lá muito fácil de administrar — cuidar, escolher o corte, domar, modelar. Mas o Homem No Espelho é fã das jubas cacheadas e defensor incondicional da liberdade para os cachos (bem tratados, é claro) em homens e mulheres. Infelizmente a maioria feminina prefere mascarar, alisar e esticar as mechas. Os homens também têm direito de alisar ou cortar bem curto, se é do gosto.

Como a gente acha que cabelo cacheado merece ver a luz, vamos falar dos cuidados para você ostentar seus caracóis com todo orgulho.

Antes, uma explicação. O cabelo é cacheado porque o folículo onde nasce o fio é ovalado, em vez de redondo, e o cabelo gira em torno do eixo crescendo como uma mola.

Geralmente o cabelo cacheado não é tão seco e rebelde quanto o crespo (quanto mais grosso o fio, mais seco costuma ser). Mas os caracóis impedem que a oleosidade natural produzida nas raízes chegue até as pontas dos fios.

O tempo úmido também não é amigo do cabelo cacheado, porque a eletricidade estática provoca o frizz, que arrepia os fios.

Como dissemos acima, você pode “brigar” com seu cabelo ou então alisar ou fazer relaxamento. Ou, ao contrário, ser autêntico e tirar o máximo daquilo que a natureza lhe deu. Se for essa a sua opção, confira nossas dicas.

COMO ESCOLHER O CORTE PARA CABELO CACHEADO

O objetivo de qualquer corte deve ser valorizar os cachos e deixá-los definidos. Você pode ver aqui no Homem No Espelho muitas ideias para inspirar seu corte de cabelo (clique aqui para ler o post mais recente). Estes são os pontos principais para levar em conta para um corte de cabelo cacheado:

– Para definir os cachos, peça ao cabeleireiro um corte em camadas.

– Os fios podem ser longos em toda a cabeça ou só no topo, com as laterais e a nuca baixas, aparados com tesoura ou máquina.

– Deixar os fios longos caindo até a altura do queixo também é outra alternativa bacana.

– Certifique-se de que o cabeleireiro faça o corte com o cabelo seco. Os cachos ficam relaxados quando úmidos e encolhem quando secos. Cortá-los molhados é risco de o resultado final não ficar como você quer.

CUIDADOS AO LAVAR E MODELAR

Lavar do jeito certo e escolher bem shampoo, condicionador e modelador são fundamentais para quem tem cabelo cacheado.

– Opte por shampoo com ação hidratante. Você encontra várias opções para cabelos secos, mas também há muitas para cabelos cacheados (“curly hair”, se você prefere os importados”), na maioria unissex ou femininos (nenhum problema nisso, certo?). Esses produtos deixam os caracóis mais definidos.

– Não abra mão do condicionador para garantir hidratação extra e deixar o cabelo macio e menos sujeito ao frizz.

– Lave com água morna, pois a quente resseca os fios, deixando-os quebradiços.

– Há quem costume pentear o cabelo depois de lavar e há quem goste de deixar secar ao natural. Você que sabe. Em alguns casos os cachos ficam bem definidos e bacanas depois de secar, mas em outros o resultado de passar o pente é um desastre.

– Se prefere pentear, nunca faça a seco. Com o cabelo ainda úmido, escolha a ferramenta certa: um pente com dentes largos (melhor se for de madeira, que evita frizz) ou uma escova para cabelo cacheado, com cerdas flexíveis que não danificam os fios (é fácil encontrar em qualquer loja ou farmácia).

– Caso não penteie, seque com toalha e ajeite os cachos com os dedos e, se quiser, com ajuda do secador — em temperatura de morna a fria. O calor resseca ainda mais o cabelo.

– O creme para pentear (leave-in), sem enxágue, é um produto parceirão de quem tem cabelo mais seco. Ideal para cabelo crespo, ele também é legal para cacheado, pois hidrata e deixa os cachos definidos e com aspecto natural. Temos um post inteiro explicando como usar o creme — clique aqui para ler.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Shampoo Para Cabelo Cacheado Keune Curl Control

Como o nome indica, define e controla os cachos, ao mesmo tempo em que hidrata e protege as cutículas dos fios (evitando a quebra e o arrepiado). Olha só, a embalagem tem 300 ml (R$ 105,00). Para comprar na loja Sephora, parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

 

 

 

 

Shampoo Tresemmé Perfeitamente Desarrumados Ondas Naturais 

Esse shampoo hidrata e define os cachos e promete que seu cabelo fique “perfeitamente desarrumado”. Tem extrato de algas marinhas. (400ml – R$ 12,99). Para comprar na loja Drogaria Pacheco, parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

 

 

 

 

 

Shampoo Condicionador Living Proof Curl Conditioning Wash

Seria um dois-em-um pois ao mesmo tempo lava e condiciona o cabelo. Retira a oleosidade do couro cabeludo e ao mesmo tempo deixa o cabelo macio e define cachos. Para comprar na loja Sephora, parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

 

 

 

 

 

Creme Ativador de Cachos John Frieda Frizz Ease

Doma o cabelo rebelde e relaxa os fios para deixar os cachos definidos. É para ser usado depois do condicionador, no cabelo ainda úmido. Para comprar na loja Sephora, parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

 

 

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter