Cabelo ressecado, rebelde, indomável, tem jeito, sim! - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Cabelo ressecado, rebelde, indomável, tem jeito, sim!

Você sabe a batalha que é ter juba seca e indomável, que enrola e não fica no lugar. Confira as dicas de lavagem, trato e corte especiais para sua cabeleira.

Homem No Espelho - cabelo crespo cacheado seco.

Por Wilson Weigl

Quem tem juba crespa, encaracolada e seca (grande parte da população brasileira, aliás) sabe a batalha que é botar a cabeça no lugar. A juba costuma ser rebelde e indomável na hora de pentear, nem todo corte fica bom… Mas muitas vezes o cabelo “ruim” (ok, vamos chamar assim) só é “ruim” por falta de cuidado adequado.  Com um pouquinho mais de trato (que é fácil e rápido), ele melhora muito, mas muito mesmo. É tudo básico: lavar e hidratar do jeito correto, escolher um corte ideal para o tipo de cabelo, usar os finalizadores certos para compensar a falta de umidade e brilho. O trato para cabelo crespo ou seco masculino é praticamente o mesmo do feminino. Nossa sorte é que, ao contrário das mulheres, a gente não detona a juba com tintura, alisamento e chapinha, o que deixa tudo bem mais fácil.

O cabelo é seco por causa da falta de hidratação: a produção de óleo no couro cabeludo é deficiente, por uma série de motivos. Mas sabe porque seu cabelo é enrolado? Os folículos, onde nascem os fios no couro cabeludo, geralmente redondos, no seu caso são mais ovalados, fazendo o cabelo girar em torno de seu eixo ao nascer, ficando com aspecto de mola.

Então vamos ao que interessa! Confira as dicas do barbeiro e cabeleireiro Anderson Santos, da Barbearia Dr. JONES (da marca de cosméticos masculinos), que fica dentro da loja Reserva, em São Paulo. A gente aposta que, se você seguir as regras à risca vai sentir uma melhora incrível na cabeleira. Tá valendo uma caixa de cerveja!

ESCOLHA XAMPU PARA SEU CABELO SECO, CACHEADO OU DANIFICADO

Esse é o primeiro passo para fazer as pazes com seu cabelo. Optar por xampu adequado resolve metade dos seus problemas. Os produtos específicos para cabelo seco contêm ingredientes que restauram a oleosidade e também ajudam a disciplinar os cachos. Procure nas gôndolas os produtos indicados para cabelo seco, crespo, cacheado ou que prometem combater o famoso efeito “antifrizz” (aquela eletricidade que arrepia os fios, característica do cabelo ressecado).

 HIDRATE COM CONDICIONADOR, DEPOIS DE LAVAR

Fundamental também é aplicar condicionador depois do xampu: espalhe na cabeça, deixa agir por um tempinho e enxague bem. “Uma boa alternativa é lavar com um produto 2 em 1, que ao mesmo tempo limpa e hidrata o cabelo”, diz Anderson Santos. Uma dica de Anderson Santos é, no final, passar óleo de argan ou creme para pentear (como as mulheres fazem) e não enxaguar.

Se não achar produtos especificamente masculinos, deixe a macheza de lado e escolha um unissex ou feminino, porque são universais e, daí, vão ter milhares de opções. “Caso tenha dificuldade ou fique perdido entre tantas marcas, peça orientação ao seu cabeleireiro da próxima vez que for ao salão”, sugere Anderson.

Outro cuidado legal é fazer hidratação umas duas vezes por mês. Dá para recorrer ao serviço profissional do salão ou fazer em casa mesmo, com máscara de hidratação profunda, dessas que vêm em pote (difícil encontrar uma masculina, mas tem muitas unissex). As máscaras contêm ingredientes que deixam os fios macios, brilhantes e fortes, como queratina, colágeno e ceramidas.

LAVE O CABELO TODO DIA DE PREFERÊNCIA

Não é regra lavar menos o cabelo para que ele não resseque tanto. Está liberado lavar o cabelo diariamente, se você der o trato acima. Os especialistas em cabelo consideram pior ficar com o couro cabeludo e os fios impregnados de gordura das glândulas sebáceas, suor e poluição.  Segundo eles, isso pode contribuir para queda e caspa.

“Caso você se sinta bem lavando só dia sim dia não, não tem problema”, explica Anderson Santos. Mas não mais do que isso, ok?

E na lavagem evite usar água muito quente, que resseca ainda mais os fios e o couro cabeludo.

 ADOTE UM CORTE QUE COMBINE COM SEU CABELO

Não adianta você querer copiar os cortes e topetes dos caras que têm cabelo liso e fino. Explore o que Deus lhe deu. “Existem uma infinidade de cortes ideais para cabelos crespos ou cacheados”, conta o especialista da Dr. JONES. “Pergunte ao cabeleireiro e ele vai poder ajudá-lo na escolha.”

Se quiser, leve ao salão fotos de cortes para dar pistas daquilo que você quer para o profissional. “O cabeleireiro também pode assessorá-lo a encontrar o corte que combina com seu formato de rosto, redondo, quadrado ou alongado”, diz Anderson.

Mesmo aquele corte básico feito a máquina, bem baixo, quase raspado, usado pelos negros e morenos (que a gente vê em caras como Usher, Jay Z e Drake,  pode ser explorado de maneira mais criativa, segundo Anderson: “Dá para fazer uma risca fina e dividir, por exemplo”. “O cabeleireiro vai ensinar como brincar com o corte.”

Cabelos cacheados, menos secos, podem ter cortes com fios mais longos. Dependendo do seu estilo e do tipo do cabelo, você pode adotar os cortes estilo undercut, com as laterais bem baixas e o topo da cabeça mais cheio. Ou usar os fios compridos, cortados em camadas em toda a extensão da cabeça. Seja qual for o corte, uma dica de Anderson Santos é aplicar um produto reparador de pontas (outro velho conhecido da ala feminina) para deixar o cabelo mais hidratado. Mas como o nome já explica, passe só nas pontas, não no couro cabeludo.

PARA PENTEAR, USE O FINALIZADOR CERTO

Cabelo crespo quase sempre tem pouco brilho. Por isso, Anderson recomenda usar gel, que tem consistência mais gelatinosa do que a cera e a pomada e proporciona aquele aspecto brilhante e quase molhado. Outra opção são ceras e pomadas mais suaves, de textura mais cremosa.

Evite as ceras de textura mais seca e grossa. Elas geralmente são feitas com substâncias bem porosas e secas, como argila, que absorvem a oleosidade dos fios e deixam o cabelo duro.

Pomadas e pastas também são boas opções, mas na hora da compra preste atenção no rótulo, porque boa parte delas confere aspecto natural ao cabelo por meio do efeito “mate” (fosco). E o que você quer é justamente o contrário: deixar seu cabelo mais brilhante.

 

  • Adriano

    Poxa as dicas ajudo mas eu não sei como faço pra descobrir o tipo do meu cabelo porque ele na laterais e um pouco liso e com forme vai crecendo ele vai enrolando e em cima ele é mas enrolado.. E ele é gloso alguma dica pra eu cuidaar melhor dele… Desde já agradeço

    • VITOR

      Provavelmente é ondulado.

  • mario.drinco@gamil.com

    tenho um cabelo seco, duro e sem brilho. gostaria dar uma nova aparência no meu cabelo, tornando ele mais preto, mais leve e com brilho.

  • Washington

    A questão. Corte seu cabelo da maneira q e para seu cabelo entao sabemos q hoje em dias a muitos homem vaidoso onde eles podem fazer progressiva e hidratar. O cabelo sempre depedendo do cabelo se estiver muito seco de preferência. Uma vez por semana essa foi uma das maneira q tirei o ressecado do meu cabelo porem meu cabelo e cresco e faço progressiva entao os cuidado sao maiores.

  • Biel

    Meu cabelo é liso, gostaria a muito de deixar ele mais “ruim”, alguma dica? Meu cabelo é tão liso que nem gel funciona direito…. Laque acho que tmb n

    • wilson

      Oi, Gabriel, já experimentou usar xampu de volume? Ele dá uma aumentada legal no volume do cabelo (não faz milagre, é claro). Quem sabe você pode também secar com secador de cabelo e modelar com escova e cera ou pomada (não use gel) e fazer uns topetes. O que acha?
      Obrigado por nos acompanhar,
      Equipe Homem No Espelho

  • Ótimas dicas, parabéns!

  • Gleison Lima

    Bkm dia! ME cabelo e grosso e duro , Ja tentei de tudo, ele nao é muito erolado… E nao acontece nada quando lavo hidrato e etc… Me ajudem por favor

  • willen

    Oq eu posso fazer eu li e meu cabelo ta bem ressecado vou comecar a hidratar ele a única coisa q me deixa mais louco e q em cima ele é enrolado atras ele é grosso e reto e dos lados ele é seco e crespo ele e muito enroladinho fazendo hidratação regularmente e usando um crepe para pentear mais melhorar ele?

  • Duhro

    Desde quando cabelo crespo é ruim?

    Existe um padrão de cabelo para TODOS os tipos de pessoas na face da Terra?
    Estudando biologia, dermatologia e antropologia, vai entender porque existem cabelos crespos e pele escura e porque existem cabelos lisos e pele clara. Uma dica: tem a ver com a região que determinado grupo se desenvolveu durante milênios!!

    Se jogar no Google vai descobrir inúmeros sites que tratam de cabelo crespo como cabelo simplesmente e não com um defeito, como você colocaste no seu titulo.

    Força

    • wilson

      Olá, Duhro. Nós nunca achamos que cabelo crespo, cacheado ou enrolado é “ruim”. Ao contrário, somos defensores da liberdade para os cachos, os enrolados, os afros, como você pode ver no site. Chega de raspar! Na verdade, concordamos que a referência a “crespo” no título realmente dava a impressão de que é um “defeito” ou “problema”. Daí mudamos o título do post. Obrigado por nos alertar! Abraço

  • Pacheco

    Olá. Tenho um cabelo seco, crespo e que tem pouco cacheado. Geralmente corto ele bem baixo ou “na preguiça” apenas deixo ele grande. Porém, uma das minhas vontades é de “encaracolá-lo”. Fui em alguns salões para saber como proceder e muitos me disseram que não fazem mais isso porque “bigudins” é coisa do passado. Como eu posso encaracolar o cabelo por conta própria ? Devo alisar ele e “moldar” com gel, enrolando com o dedo para ele ir “se acostumando” ?

    • wilson

      Caro Pacheco,
      A gente não viu como é seu cabelo. Mas achamos que não deve encaracolar artificialmente, muito menos alisar. Explore seu cabelo do jeito que ele é! Passe condicionador depois de lavar e, depois, creme para pentear (leave-in), sem enxágue. Isso vai deixá-lo mais hidratado.
      Nesta matéria aqui mostramos vários cortes para cabelo crespo. Quem sabe você não acha um que combine com seu estilo:
      http://www.homemnoespelho.com.br/black-is-beautiful-32-ideias-de-cortes-de-cabelo-crespo-e-encaracolado/
      Abração
      Equipe Homem No Espelho

    • wilson

      Pacheco, use condicionador e creme para pentear (leave-in), sem enxague, e penteie com pente (não use escova), deixando secar ao natural. Pesquise aqui no site cortes de cabelo crespo e cacheado que combinam com seu estilo.

  • Romario

    Olá!

    Bem, meu cabelo… Não sei ao certo qual o tipo dele, pois quando passo creme ele meio que enrola e forma umas espécies de cachos bem finos, procurei um creme de hidratação e um colega me indicou o Origem para cabelos cacheados… Estou usando faz um mês e não notei nenhuma diferença sequer, outro colega me indicou um kit da Bioestratus Nutricachos, gostaria de saber se funciona? É que gostaria muito de hidratar meu cabelo, ele seco fica (eu acho e não me sinto bem) feio.

  • Gabriel

    Olá,o meu cabelo tem muito frizz e ondas a traz da cabeça, gostaria de saber oque fazer para me livrar disso. Obrigado

    • wilson

      Oi, Gabriel, como você deve ter lido, use xampu para cabelo seco, condicionador e creme para pentear. Troque o pente de plástico por madeira. Depois conta pra gente se funcionou. Abraço.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter