Cabelo ressecado, rebelde, indomável, tem jeito, sim! - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Cabelo ressecado, rebelde, indomável, tem jeito, sim!

Você sabe a batalha que é ter juba seca e indomável, que enrola e não fica no lugar. Confira as dicas de lavagem, trato e corte especiais para sua cabeleira.

Homem No Espelho - cabelo crespo cacheado seco.

Por Wilson Weigl

Quem tem juba crespa, encaracolada e seca (grande parte da população brasileira, aliás) sabe a batalha que é botar a cabeça no lugar. A juba costuma ser rebelde e indomável na hora de pentear, nem todo corte fica bom… Mas muitas vezes o cabelo “ruim” (ok, vamos chamar assim) só é “ruim” por falta de cuidado adequado.  Com um pouquinho mais de trato (que é fácil e rápido), ele melhora muito, mas muito mesmo. É tudo básico: lavar e hidratar do jeito correto, escolher um corte ideal para o tipo de cabelo, usar os finalizadores certos para compensar a falta de umidade e brilho. O trato para cabelo crespo ou seco masculino é praticamente o mesmo do feminino. Nossa sorte é que, ao contrário das mulheres, a gente não detona a juba com tintura, alisamento e chapinha, o que deixa tudo bem mais fácil.

O cabelo é seco por causa da falta de hidratação: a produção de óleo no couro cabeludo é deficiente, por uma série de motivos. Mas sabe porque seu cabelo é enrolado? Os folículos, onde nascem os fios no couro cabeludo, geralmente redondos, no seu caso são mais ovalados, fazendo o cabelo girar em torno de seu eixo ao nascer, ficando com aspecto de mola.

Então vamos ao que interessa! Confira as dicas do barbeiro e cabeleireiro Anderson Santos. A gente aposta que, se você seguir as regras à risca vai sentir uma melhora incrível na cabeleira. Tá valendo uma caixa de cerveja!

ESCOLHA XAMPU PARA SEU CABELO SECO, CACHEADO OU DANIFICADO

Esse é o primeiro passo para fazer as pazes com seu cabelo. Optar por xampu adequado resolve metade dos seus problemas. Os produtos específicos para cabelo seco contêm ingredientes que restauram a oleosidade e também ajudam a disciplinar os cachos. Procure nas gôndolas os produtos indicados para cabelo seco, crespo, cacheado ou que prometem combater o famoso efeito “antifrizz” (aquela eletricidade que arrepia os fios, característica do cabelo ressecado).

 HIDRATE COM CONDICIONADOR, DEPOIS DE LAVAR

Fundamental também é aplicar condicionador depois do xampu: espalhe na cabeça, deixa agir por um tempinho e enxague bem. “Uma boa alternativa é lavar com um produto 2 em 1, que ao mesmo tempo limpa e hidrata o cabelo”, diz Anderson Santos. Uma dica dele é, no final, passar óleo de argan ou creme para pentear (como as mulheres fazem) e não enxaguar.

Se não achar produtos especificamente masculinos, deixe a macheza de lado e escolha um unissex ou feminino, porque são universais e, daí, vão ter milhares de opções. “Caso tenha dificuldade ou fique perdido entre tantas marcas, peça orientação ao seu cabeleireiro da próxima vez que for ao salão”, sugere Anderson.

Outro cuidado legal é fazer hidratação umas duas vezes por mês. Dá para recorrer ao serviço profissional do salão ou fazer em casa mesmo, com máscara de hidratação profunda, dessas que vêm em pote (difícil encontrar uma masculina, mas tem muitas unissex). As máscaras contêm ingredientes que deixam os fios macios, brilhantes e fortes, como queratina, colágeno e ceramidas.

LAVE O CABELO TODO DIA DE PREFERÊNCIA

Não é regra lavar menos o cabelo para que ele não resseque tanto. Está liberado lavar o cabelo diariamente, se você der o trato acima. Os especialistas em cabelo consideram pior ficar com o couro cabeludo e os fios impregnados de gordura das glândulas sebáceas, suor e poluição.  Segundo eles, isso pode contribuir para queda e caspa.

“Caso você se sinta bem lavando só dia sim dia não, não tem problema”, explica Anderson. Mas não mais do que isso, ok?

E na lavagem evite usar água muito quente, que resseca ainda mais os fios e o couro cabeludo.

 ADOTE UM CORTE QUE COMBINE COM SEU CABELO

Não adianta você querer copiar os cortes e topetes dos caras que têm cabelo liso e fino. Explore o que Deus lhe deu. “Existem uma infinidade de cortes ideais para cabelos crespos ou cacheados”, conta o especialista. “Pergunte ao cabeleireiro e ele vai poder ajudá-lo na escolha.”

Se quiser, leve ao salão fotos de cortes para dar pistas daquilo que você quer para o profissional. “O cabeleireiro também pode assessorá-lo a encontrar o corte que combina com seu formato de rosto, redondo, quadrado ou alongado”, diz Anderson.

Mesmo aquele corte básico feito a máquina, bem baixo, quase raspado, usado pelos negros e morenos (que a gente vê em caras como Usher, Jay Z e Drake,  pode ser explorado de maneira mais criativa, segundo Anderson: “Dá para fazer uma risca fina e dividir, por exemplo”. “O cabeleireiro vai ensinar como brincar com o corte.”

Cabelos cacheados, menos secos, podem ter cortes com fios mais longos. Dependendo do seu estilo e do tipo do cabelo, você pode adotar os cortes estilo undercut, com as laterais bem baixas e o topo da cabeça mais cheio. Ou usar os fios compridos, cortados em camadas em toda a extensão da cabeça. Seja qual for o corte, uma dica de Anderson Santos é aplicar um produto reparador de pontas (outro velho conhecido da ala feminina) para deixar o cabelo mais hidratado. Mas como o nome já explica, passe só nas pontas, não no couro cabeludo.

PARA PENTEAR, USE O FINALIZADOR CERTO

Cabelo crespo quase sempre tem pouco brilho. Por isso, Anderson recomenda usar gel, que tem consistência mais gelatinosa do que a cera e a pomada e proporciona aquele aspecto brilhante e quase molhado. Outra opção são ceras e pomadas mais suaves, de textura mais cremosa.

Evite as ceras de textura mais seca e grossa. Elas geralmente são feitas com substâncias bem porosas e secas, como argila, que absorvem a oleosidade dos fios e deixam o cabelo duro.

Pomadas e pastas também são boas opções, mas na hora da compra preste atenção no rótulo, porque boa parte delas confere aspecto natural ao cabelo por meio do efeito “mate” (fosco). E o que você quer é justamente o contrário: deixar seu cabelo mais brilhante.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter