Cabelo grisalho: explore esse charme a mais - Homem no Espelho
LEIA!

Cabelo grisalho: explore esse charme a mais

Tem gente que acha irresistível um homem de cabeça branca. Mas para o efeito acontecer, o cabelo branco tem que estar bem tratado, com um corte bacana. 

Homem No Espelho - Cabelos grisalhos

Homens e mulheres não são iguais, é claro. E um desses focos de diferença são os cabelos grisalhos. As mulheres reclamam (e a gente é solidária a elas, nesse ponto) que a cabeça branca as deixam envelhecidas, com aparência desleixada. Enquanto que nos homens os branquinhos são considerados um charme a mais. A gente não está aqui para discutir pontos de vista, mas, sim, para ensinar você a dar um trato legal na sua cabeleira alva.

Há quem declare guerra aos brancos e há quem decida encará-los como uma benção da natureza. Porque tem mulheres que não resistem a um tiozinho grisalho. Enfim, você decide o que é bom para você. A despigmentação do cabelo, chamada canície, pode começar já aos 18 anos, em casos extremos, mas a partir dos 40 anos é fato consumado para a maioria dos homens. A descoloração ocorre por causa da morte dos melanócitos, células que produzem melanina, pigmento responsável pela cor dos fios. Bigode, barba, pelos do peito e da virilha também enbranquecem mais tarde e em diferentes fases da vida, porque a concentração das células de pigmentação é diferente em cada parte do corpo.

O trato que os cabelos brancos pedem são praticamente os mesmos de qualquer outro tipo de cabelo. Mas existem alguns cuidados específicos. Confira.

LAVAGEM

Os fios brancos são mais porosos, porque o espaço dos melanócitos é substituído por ar, o que também os deixa mais grossos. Por isso, sujeira de poluição, oleosidade e fumaça de cigarro (principalmente) aderem facilmente a eles, deixando-os amarelados.

O indicado é lavar com xampu masculino formulado para cabelos grisalhos. Existem várias marcas à venda. Em comum, esses xampus contêm pigmentos roxos que neutralizam o amarelado dos fios. Grande parte deles também tem ativos que hidratam e fortalecem os fios. Você pode usá-los diariamente ou alterná-los com outro xampu suave de sua preferência.

HIDRATAÇÃO

Além de poroso e grosso, devido à estrutura que explicamos acima, o cabelo branco é mais seco porque não consegue reter água em quantidade suficiente para ficar bem hidratado. A falta de proteínas também deixa o cabelo quebradiço e sem brilho. Por isso você deve usar condicionador após a lavagem. Use o produto indicado para seu tipo de cabelo: seco, normal, oleoso, fino, com volume etc.

TINGIMENTO

Tingir ou não tingir, eis a questão. Você é quem decide. Uma opção para evitar ficar parecido com o Silvio Santos ou o Amaury Júnior é gastar um pouco mais e, em vez de tingir em casa, recorrer ao serviço profissional de um cabeleireiro. Os tonalizantes de uso profissional são tinturas de uso restrito aos salões e são encontradas em várias opções de cores. Existem também tonalizantes masculinos encontrados em farmácias que apenas dão uma coloração um pouco mais escura aos fios sem deixar aquela aparência de cabelo tingido. Essas tinturas agem em poucos minutos e resistem a várias lavagens. O ideal é fazer um teste numa mecha de cabelo antes de entrar de cabeça na coloração.

Se a opção for tingir ou tonalizar, escolha a cor mais próxima possível ao tom natural do seu cabelo. E lembre-se também que o serviço deve ser refeito regularmente (em média, a cada 15 dias) para eliminar as raízes brancas.

CORTE

Reza a lenda que o cabelo branco deve ser mantido o mais curto possível. Bobagem. Existem vários cortes atuais mais longos que podem ser adotados sem receio  por caras grisalhos. Os cortes bem curtos não têm erro, mas dependendo do seu tipo de cabelo dá para optar pelos cortes estilo undercut ou fade, baixos nas laterais e com o topo da cabeça cheio. Você também pode embarcar na onda das franjas longas modeladas para trás num topete. Fica bacana também.

MODELAGEM

Para estilizar o cabelo, dê preferência a pastas, pomadas ou ceras com efeito mate (fosco), que dão aparência mais natural do que o gel. Escolha produtos mais leves e que contenham substâncias hidratantes, que diminuem a secura dos fios. Atenção com as ceras, já que algumas são feitas à base de argila, que é porosa e, por isso, pode deixar o cabelo ressecado. Gel é sempre uma opção, mas muito brilho geralmente não combina com cabelo grisalho. A não ser que você queira ficar parecendo um magnata de Wall Street.

Veja abaixo sugestões de cortes e penteados. Por via das dúvidas, pergunte ao seu cabelereiro ou barbeiro se o corte combina com seu tipo de cabelo e seu formato de rosto.

Homem No Espelho - Cabelo branco2

Homem No Espelho - Cabelo branco1

Foto de abertura: Donna Grossman @donnagrossman/ Modelo: Garrett Swann @thegarrettswann

Fotos dos cabelos: site Fashion Beans

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter