Vença o estresse com o poder da água e dos perfumes - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Vença o estresse com o poder da água e dos perfumes

Para combater o estresse, diminuir o cansaço e a ressaca e relaxar corpo e mente, explore os poderes da água, dos perfumes e dos cosméticos masculinos.

Nada melhor do que um banhão para ganhar energia ou relaxar depois de um dia puxado

Nada melhor do que um banhão para ganhar energia ou relaxar depois de um dia puxado

Nada melhor do que um banhão para ganhar energia ou relaxar depois de um dia puxado

Tem momentos em que você precisa ganhar pique para encarar um dia puxado ou a academia ou, por outro lado, relaxar o corpo e aliviar a mente depois de pegar pesado no batente. Nessas horas, use os poderes da água, dos perfumes e dos cosméticos para um up no seu estado de espírito. Veja também como diminuir o ar cansado, revigorar a pele do rosto e atenuar bolsas e olheiras causados pelo excesso de trabalho ou pela ressaca.

✔ TOME UM BANHO PARA GANHAR PIQUE OU RELAXAR

Nada melhor do que um banhão para ganhar energia ou relaxar depois de um dia puxado, de muito trabalho, engarrafamento ou treino pesado na academia. A temperatura da água é fundamental para o efeito que você quer.

BANHO MORNO: Ele ajuda a relaxar e aliviar o cansaço e, à noite, antes de dormir, ajuda a pegar no sono. Para um efeito ainda mais relaxante, use sabonete líquido com aroma de lavanda, que tem propriedades calmantes (leia abaixo).

BANHO QUENTE: É ideal para tomar depois do trabalho, especialmente nos dias mais frios, porque relaxa e proporciona sensação de conforto. Só não exagere na temperatura da água: quanto mais quente, mais ela resseca a pele e o cabelo.

BANHO FRIO: É energético e revigorante. Dá um up para você encarar o dia com todo pique, ganhar energia para o treino ou se preparar um compromisso noturno depois de um dia puxado. O banho não precisa ser todo gelado: tome banho normalmente e, ao final, deixe a água fria durante 1 minuto. Use sabonete líquido que dão energia.

 

✔ EXPLORE O CHEIRO DO SEU SABONETE PARA RELAXAR OU GANHAR ENERGIA

Cosméticos que contém óleos essenciais de folhas e flores agem no corpo e na mente. Esses óleos, obtidos da prensagem ao natural de grandes quantidades de folhas e flores, também influenciam as emoções e os estados de espírito e proporcionam sensações de relaxamento ou energia. Entre os principais estão a lavanda, que relaxa e induz ao sono, e as frutas cítricas como laranja e bergamota, que aumentam o pique e deixam alerta, além do ilangue-ilangue, que tem propriedades afrodisíacas.

Escolha um sabonete líquido com o aroma ligado á ação que você deseja obter, certificando-se de que o cheiro não é artificial (daí não faz efeito). Você pode até ter em casa os óleos essenciais concentrados (são uns vidrinhos bem pequenos), adicionar algumas gotas na água da banheira ou diluí-los em água numa caneca grande e jogar no corpo antes de sair do chuveiro.

Ah, se for mergulhar na banheira, convide sua namorada ou esposa para fazer parte dos trabalhos.

A L’Occitane tem uma linha de aromaterapia, a Aromacologia, com sabonetes, cremes e óleos para banho e massagem, além dos próprios óleos essenciais, divididos entre linhas Relaxante (que contêm laranja, bergamota, mandarina, gerânio e lavanda) e Revitalizante (com limão, laranja, grapefruit, menta e alecrim).

 

✔ PASSE CREME PARA DIMINUIR AS OLHEIRAS E AS BOLSAS SOB OS OLHOS

As manchas de urso panda e as bolsas sob os olhos evidenciam sua cara de dia seguinte, os efeitos da ressaca, das noites mal dormidas ou do excesso de trabalho. Além disso, deixam você com cara de mais velho. “Olheiras crônicas são difíceis de amenizar, porque geralmente têm fundo genético – nesse caso, só o tratamento feito em clínicas dermatológicas, como o laser, proporciona bons resultados”, explica a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, da Clínica Ephesus, de São Paulo.

Mas se suas olheiras e bolsas são resultado de cansaço, existem cremes formulados para o contorno dos olhos que diminuem os sinais de fadiga pela ação de ingredientes energizantes, como a cafeína. Alguns produtos masculinos ou unissex são tipo roll-on, com aplicadores de bolinhas metálicas. Fáceis de usar, eles massageiam a pele em volta dos olhos, ativam a circulação sanguínea e diminuem o inchaço. Leia aqui a matéria com os tratamentos dermatológicos para combater as olheiras.

 

✔ APARE AS SOBRANCELHAS E GANHE UM ASPECTO MAIS JOVIAL

Cultivar uma monocelha ou duas taturanas sobre os olhos, além de feio, deixa sua expressão mais sisuda. “Apare com tesourinha os fios muito longos, usando um pente para medir, e retire com pinça os pelos centrais”, ensina a esteticista e especialista em depilação Suzana Sánchez, de São Paulo. O aspecto geral do rosto fica mais limpo e jovial. Aproveite para ler a matéria sobre os lugares do corpo que você deve depilar e as partes em que deve deixar os pelos ao natural.

 

✔ DÊ UM UP NA PELE CANSADA COM HIDRATANTE

Cansaço, cigarro, álcool, alimentação deficiente, privação do sono e falta de hidratação deixam a pele do rosto envelhecida, seca e opaca. Para recuperar o viço perdido, tentar dormir mais (a pele se regenera durante a noite), maneire no tabaco e na birita (que aceleram o envelhecimento da pele), beba bastante água (que hidrata não apenas a pele como todo o organismo), coma frutas, verduras e legumes (vegetais têm fitonutrientes que evitam o envelhecimento da pele).

“Outro cuidado fundamental é sempre aplicar hidratante após lavar o rosto com sabonete, para evitar o ressecamento”, diz o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro.

Uma ou duas vezes por semana, faça esfoliação com um produto formulado para a pele masculina. “Esse produto retira a camada superficial de células mortas do rosto, abrindo espaço para a formação de células novas e saudáveis”, explica André. E para saber mais sobre esfoliação, acesse a matéria aqui.

 

✔ USE UM PERFUME ENERGIZANTE E REFRESCANTE

“Para ganhar uma sensação de energia, use perfumes bem refrescantes e revigorantes, que, além de serem ideais para o clima quente, podem ser usados a qualquer momento do dia ou da noite”, explica a especialista em perfumes Renata Ashcar, autora do livro Brasilessência: A Cultura do Perfume. Esses pefrfume são os cítricos, os aromáticos e os aquáticos.

Os perfumes cítricos, como o nome já diz, levam na composição predomínio de notas de frutas como laranja, limão, lima e bergamota. Os tipos bem refrescantes levam notas dos perfumes aromáticos, como menta e alecrim, ou dos perfumes aquáticos, que tem notas e lavanda. Para saber como comprar e aplicar fragrâncias, confira a matéria aqui.

 

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter