Se vira nos 30: a idade para se cuidar mais e melhor - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Se vira nos 30: a idade para se cuidar mais e melhor

A gente espera que você já se cuide há muito tempo. Mas se está perto dos 30 anos, é hora de redobrar a atenção à pele do rosto, para não chegar aos 40 com cara de 60.

A partir dos 30 anos, sabonetes faciais, hidratantes, esfoliantes e cremes antiidade serão seus parceiros para o resto da vida

A partir dos 30 anos, sabonetes faciais, hidratantes, esfoliantes e cremes antiidade serão seus parceiros para o resto da vida

A partir dos 30, hidratantes e cremes antiidade serão seus parceiros para o resto da vida

Bem-vindo aos 30. Tudo bem que você até agora não tenha estado muito preocupado com sua pele (aliás, nem precisava estar). Mas agora é hora de começar a pensar no futuro. Gastar uns minutos a mais em frente ao espelho tem menos a ver com vaidade (que é bem-vinda, aliás) do que com investimento na imagem e na autoestima. Ser esperto é buscar se informar sobre os avanços da cosmética masculina, fuçar as prateleiras atrás de bons produtos, investir em marcas de qualidade — tudo isso é coisa de homem, sim senhor. A partir de agora, sabonetes faciais, hidratantes, esfoliantes e cremes antiidade serão seus parceiros para o resto da vida. Aprenda o trato que sua pele começa a exigir e siga as recomendações do dermatologista Marcelo Bellini, diretor da clínica Corpo em Evidência (SP).

OS PROBLEMAS QUE VOCÊ VAI ENFRENTAR

✔ Aparecimento das primeiras rugas e linhas de expressão

✔ Manchas causadas pelo efeito cumulativo do sol

✔ Excesso de brilho e oleosidade da pele (sim, o problema continua)

✔ Pelo encravado e foliculite

O TRATO QUE VAI TER DE INCORPORAR À SUA ROTINA

✔ USAR FILTRO SOLAR NO ROSTO TODO DIA

Na verdade, essa é a principal recomendação dos dermatologistas. Você pode até não querer adotar nenhum cuidado com o rosto, mas passar protetor diariamente é fundamental para se defender dos danos causados pela radiação solar UV que só vão dar as caras no futuro: manchas, rugas e até câncer de pele. Passe no rosto, todas as manhãs, protetor facial com FPS 15, no mínimo.

Quando ficar exposto ao sol, correr ou praticar esporte ao ar livre, use FPS 30. Nesse caso, protetores especiais para uso esportivo são ideais porque aderem melhor à pele e não escorrem com o suor.

 ✔ LAVAR O ROSTO COM SABONETE FACIAL

Ao levantar da cama, no banho e antes de dormir, use sabonete específico para a pele do rosto — não pode ser o mesmo do corpo, que costuma ser mais agressivo. O sabonete facial tem ingredientes hidratantes e não resseca a pele. Prefira produtos formulados para a pele masculina, que é mais grossa e oleosa do que a da mulher.

“Quem tem acne ou excesso de brilho, deve optar por produtos que diminuem a atividade das glândulas sebáceas e controlam a oleosidade”, recomenda Marcelo Bellini.

✔ FAZER LIMPEZA COM TÔNICO FACIAL 

Se você sofre com acne e excesso de brilho e oleosidade, limpe o rosto com loção adstringente, que regula a oleosidade, desobstrui os poros e previne cravos e espinhas. Se for preciso, use esfoliantes que contenham ácido salicílico ou glicólico ou enxofre, que tem ação secativa. Se sua acne é mais severa, porém, o ideal é consultar um dermatologista.

 ✔ COMEÇAR A USAR HIDRATANTE

Depois de lavar o rosto, pela manhã e à noite, nunca abra mão do hidratante, que repõe a umidade da pele e ajuda a controlar a oleosidade e o brilho. “Não hidratar o rosto após a limpeza estimula as glândulas sebáceas, que começam a trabalhar em dobro para compensar o ressecamento, deixando a pele ainda mais oleosa”, diz Marcelo Bellini. Loções, géis e séruns têm textura mais leve do que os cremes e não deixam sensação de cara melada.

Existem também hidratantes com ação revigorante e antifadiga, bons para dar um up na cara no dia seguinte de uma noite de esbórnia. Eles contêm substâncias com ação descongestionante, como a cafeína.

✔ ENTRAR NO CREME ANTI-IDADE

Esta é a época de pensar seriamente no futuro e começar a usar um bom produto antienvelhecimento. “Além de hidratar, ele contém ativos que tem ingredientes que nutrem a pele e previnem rugas”, explica Bellini.

O ideal é usar produtos com substâncias antioxidantes, que combatem a ação nociva dos radicais livres (moléculas que detonam as células da pele), como a vitamina C, a co-enzima Q10, o resveratrol (substância obtida da uva) e o extrato de chá verde. Não economize e invista em tudo do bom e do melhor.

✔ TOMAR UM SUPLEMENTO VITAMÍNICO

Nem precisa lembrar que a saúde da pele também vem de dentro para fora, certo? Os dermatologistas recomendam cápsulas e suplementos de ativos antioxidantes e anti-inflamatórios que diminuem os efeitos nocivos dos radicais livres no corpo. “Entre eles estão as vitamina C e E, o silício, o extrato de romã (pomegranate), o licopeno (extraído dos vegetais vermelhos), o picnogenol (obtido da casca do pinheiro marítimo francês)”, diz Marcelo Bellini.

Quer fazer a coisa certa? Em vez de comprar um suplemento qualquer na farmácia, peça ao dermatologista para criar uma fórmula sob medida para você, com os ativos ideais para seu tipo de pele e suas necessidades.

✔ MODERAR NO PÉ NA JACA!

Na casa dos 20 anos, seu corpo é autolimpante e consegue superar mais facilmente os estragos, na maioria das vezes invisíveis, causados pelos maus hábitos, como cigarro, álcool, excesso de sol, privação de sono e alimentação ruim. Já a partir dos 30 anos, é preciso dar uma maneirada ou você vai colher aos 40 o que plantar agora.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter