LEIA!

Como diminuir o brilho e a oleosidade do rosto

A gente não gosta de rituais complicados e, por isso, sugerimos uma rotina fácil de limpeza e hidratação que controla a oleosidade e o brilho do rosto. 

homem-no-espelho-como-diminuir-o-brilho-e-a-oleosidade-do-rosto-pele-masculina

Por Wilson Weigl/ Modelo: Roberto Trumpauskas

De manhã, você mal tomou o primeiro cafezinho do dia no trabalho e sua cara já está brilhando mais do que assoalho encerado. À noite, então, parece mais gordurosa do que um torresmo. A gente sabe como é esse drama. Excesso de brilho e oleosidade é um problema masculino por excelência, por causa dos hormônios e das características da pele masculina. E não adianta lavar e lavar a cara o dia todo com água, porque o problema só piora. É preciso ir direto ao ponto.

“No rosto masculino, o nível de testosterona é dez vezes maior do que nas mulheres, e a produção sebácea é duas vezes maior”, explica a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e da Clínica Ephesus, em São Paulo. Para muitos homens, o excesso de secreção sebácea não é apenas um problema estético. Drenado para a superfície da pele, o sebo fecha os poros, causando inflamação e as temidas espinhas. E mais. “Os poros obstruídos impedem a saída normal dos pelos da barba. O resultado é o encravamento do pelo, que pode inflamar pela ação de bactérias e virar foliculite”, diz Daniela.

Por mais que você passe sabonete várias vezes por dia, parece que a oleosidade aumenta? Por incrível que pareça, excesso de limpeza piora o problema. “Lavar o rosto muitas vezes ao dia provoca o chamado ‘efeito rebote’, que traz de volta todo o óleo que foi retirado com água e sabonete”, continua a médica. “Isso acontece porque as glândulas sebáceas trabalham ainda mais para compensar o ressecamento provocado pela retirada do sebo cutâneo, que serve como hidratação e proteção da pele.” E não adianta lavar a cara só com água, porque o efeito é o mesmo.

Como sabemos que você não é amigo de rituais complicados (como todos os homens, aliás), sugerimos uma rotina de limpeza e hidratação que ajuda a controlar a produção de sebo da pele. Além de regular o trabalho das glândulas sebáceas, esses cuidados eliminam o acúmulo de sujeira da poluição, que contamina a pele e pode piorar a acne. Adote esse passo-a-passo diariamente e depois conte para a gente se sua cara já não está brilhando muito menos. Vamos lá.

 SUA ROTINA DE CUIDADOS ANTIBRILHO

1- LAVE O ROSTO COM SABONETE FACIAL. Tem que ser específico para essa finalidade, usar no rosto (não pode ser o mesmo do corpo, porque ele tem detergentes que agridem a pele do rosto, que é mais sensível). Pode ser em barra, gel ou espuma (mas olha só, a barra dura muito tempo). “Para quem sofre com cravos e espinhas, o ideal é optar por sabonetes que contêm ácido salicílico ou glicólico, que ajudam a diminuir a acne”, diz a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel.

Homem No Espelho recomenda:

SABONETE FACIAL PROFUSE PURIANCE

sabonete-profuse

Faz uma bela limpeza no rosto, retira impurezas e desobstrui os poros, sem ressecar a pele. Reduz o excesso de oleosidade e brilho e ajuda a controlar a acne. Use pela manhã e à noite. Para comprar, clique aqui para ir à loja.

2- ESFOLIE O ROSTO UMA OU DUAS VEZES POR SEMANA. Os produtos esfoliantes eliminam não apenas sujeira e oleosidade, mas também células mortas da camada superficial da pele, pela ação de microesferas. Deixam a pele mais lisa e macia, facilitam o barbear e contribuem para prevenir pelo encravado, cravos e espinhas. Quem tem pele grossa e oleosa podem fazer esfoliação com mais frequência do quem tem pele sensível.

Homem No Espelho recomenda:

ESFOLIANTE DR. JONES ISOTONIC FACE SCRUB

isotonic-face-scrub-dr-jones-gel-de-limpeza

Em gel, é um dos poucos produtos que podem ser usados todo dia sem problemas, porque as partículas de areia de Bora Bora são maiores e não agridem a pele. Bom também para preparar a pele antes do barbear. Para comprar, clique aqui para ir à loja.

3- PASSE HIDRANTE DEPOIS DE LAVAR O ROSTO. Não dá para pular essa etapa. A hidratação é muito importante para todos os homens, mas em especial para aqueles que têm a pele mais oleosa, pois impede que as glândulas sebáceas trabalhem mais para compensar o ressecamento causado pela limpeza com água e sabonete. “Prefira loções ou géis, que são menos gordurosos do que os cremes”, sugere a dermatologista.

Homem No Espelho recomenda:

HIDRATANTE FACIAL CLINIQUE FOR MEN OIL CONTROL

clinique-for-men

É um hidratante  formulado para a pele masculina que controla a produção de sebo e ainda “matifica” (tira o brilho) do rosto. Tem dupla ação, porque além de hidratar protege o rosto dos raios solares UVA e UVB com FPS 21. Mas pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite. Para comprar, clique aqui para ir à loja.

 

4- USE PÓS-BARBA DEPOIS DE SE BARBEAR. Por hidratar a pele, o pós-barba também ajuda a controlar o excesso de oleosidade e brilho. “Esses produtos têm substâncias hidratantes, calmantes e antissépticas, que aliviam a irritação causada pela lâmina e previnem a inflamação dos folículos onde nascem os pelos”, lembra a médica Daniela Schmidt Pimentel.

Homem No Espelho recomenda:

FLUIDO PÓS-BARBA CLARINS MEN

clarins-men-fluide-apres-rasage-75ml-clarins

Sem álcool, hidrata, acalma e repara a pele, contribuindo para a cicatrização. Tem manteiga de karité, centella asiática, chá branco, abacate e outros extratos vegetaias, que suavizam a pele sensível. Para comprar, clique aqui para ir à loja.

5- USE FILTRO SOLAR. Você sabe que ele é fundamental para se defender da radiação UVA e UVB que causa manchas, rugas, envelhecimento precoce e câncer de pele. E, por isso, precisa ser usado todo dia. Mas o filtro solar facial também contêm ativos hidratantes, que ajudam a diminuir a oleosidade do rosto. Mas para a pele do homem o produto deve ser em gel ou loção fluida, para a cara não ficar ainda mais oleosa.

Homem No Espelho recomenda:

PROTETOR SOLAR LA ROCHE-POSAY ANTHELIOS AIRLICIUM FPS 70

anthelios-airlicium-fps-70-la-roche-posay-bloqueador-solar

É superseco porque contém uma substância chamada aerogel, derivada da sílica, usada pela NASA para capturar poeira estelar, que absorve a oleosidade. Por isso é ideal para a pele masculina: não deixa sensação de melado no rosto. Para comprar, clique aqui para ir à loja.

6 Comments on Como diminuir o brilho e a oleosidade do rosto

  1. ola!

    a hidrataçao (depois de lavar o rosto) deve ser diario?
    existe algum creme especifico?

    • Oi, Caique. Sim, você deve passar hidratante no rosto todo dia, depois de lavar o rosto (com sabonete facial, não pode ser o mesmo do corpo, que agride a pele). Se você não passa hidratante, as glândulas sebáceas da cara começam a trabalhar mais, para compensar o ressecamento, e o rosto fica brilhante e oleoso logo.

  2. Preciso mesmo esfoliar o meu rosto. Mas vou dar um jeitinho nisso hehe.
    Manter a pele limpa é fundamental pra mim.
    Evito os piores problemas.

  3. No começo da matéria diz “A gente não gosta de rituais complicados”. E os passos que passaram parecem mais complicados a serem seguidos do que qualquer coisa. Vem cá, só porque citam produtos para homens não quer dizer que temos que usar todas estas coisas. Tá parecendo mais complicado que produtos para mulheres. Quem vai lembrar de duas vezes por semana passar um produto na cara? Quem vai lembrar de passar todo dia esse sabonete? Tá difícil heim revista, dizem uma coisa e citam outra assim não da pra confiar. Simples e passam seis passos absurdamente diferentes, aff.

    • Oi, Heisenberg, essa é a rotina ideal para todo homem que quer cuidar da pele, evitar oleosidade, brilho, cravos, espinhas. Tudo simples, fácil de incorporar ao dia-a-dia. Mas sim, pode haver gente com dificuldades de lembrar de coisas, com problemas de memória. Obrigado por acompanhar o blog.

  4. Excelente dicas, o problema é a questão financeira mesmo muito caro os produtos .

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*



Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter