Como diminuir o brilho e a oleosidade do rosto - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Como diminuir o brilho e a oleosidade do rosto

A gente não gosta de rituais complicados e, por isso, sugerimos uma rotina fácil de limpeza e hidratação que controla a oleosidade e o brilho do rosto. 

Como diminuir brilho e oleosidade do rosto - pele masculina

Por Wilson Weigl

De manhã, você mal tomou o primeiro cafezinho do dia no trabalho e sua cara já está brilhando mais do que assoalho encerado. À noite, então, parece mais gordurosa do que um torresmo. A gente sabe como é esse drama. Excesso de brilho e oleosidade é um problema masculino por excelência, por causa dos hormônios e das características da pele do homem. E não adianta lavar e lavar a cara o dia todo com água, porque o problema só piora. É preciso ir direto ao ponto.

“No rosto masculino, o nível de testosterona é dez vezes maior do que nas mulheres, e a produção sebácea é duas vezes maior”, explica a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Para muitos homens, o excesso de secreção sebácea não é apenas um problema estético. Drenado para a superfície da pele, o sebo fecha os poros, causando inflamação e as temidas espinhas. E mais. “Os poros obstruídos impedem a saída normal dos pelos da barba. O resultado é o encravamento do pelo, que pode inflamar pela ação de bactérias e virar foliculite”, diz Daniela.

Por mais que você passe sabonete várias vezes por dia, parece que a oleosidade aumenta? Por incrível que pareça, excesso de limpeza piora o problema. “Lavar o rosto muitas vezes ao dia provoca o chamado ‘efeito rebote’, que traz de volta todo o óleo que foi retirado com água e sabonete”, continua a médica. “Isso acontece porque as glândulas sebáceas trabalham ainda mais para compensar o ressecamento provocado pela retirada do sebo cutâneo, que serve como hidratação e proteção da pele.” E não adianta lavar a cara só com água, porque o efeito é o mesmo.

Como sabemos que você não é amigo de rituais complicados (como todos os homens, aliás), sugerimos uma rotina de limpeza e hidratação que ajuda a controlar a produção de sebo da pele. Além de regular o trabalho das glândulas sebáceas, esses cuidados eliminam o acúmulo de sujeira da poluição, que contamina a pele e pode piorar a acne. Adote esse passo-a-passo diariamente e depois conte para a gente se sua cara já não está brilhando muito menos. Vamos lá.

 SUA ROTINA DE CUIDADOS ANTIBRILHO

1- LAVE O ROSTO COM SABONETE FACIAL. Tem que ser específico para essa finalidade, usar no rosto (não pode ser o mesmo do corpo, porque ele tem detergentes que agridem a pele do rosto, que é mais sensível). Pode ser em barra, gel ou espuma (mas olha só, a barra dura muito tempo). “Para quem sofre com cravos e espinhas, o ideal é optar por sabonetes que contêm ácido salicílico ou glicólico, que ajudam a diminuir a acne”, diz a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel.

Homem No Espelho recomenda:

SABONETE FACIAL PROFUSE PURIANCE

sabonete-profuse

Faz uma bela limpeza no rosto, retira impurezas e desobstrui os poros, sem ressecar a pele. Reduz o excesso de oleosidade e brilho e ajuda a controlar a acne. Use pela manhã e à noite. Para comprar, clique aqui para ir à Drogaria São Paulo, loja parceira do Homem No Espelho.

2- ESFOLIE O ROSTO UMA OU DUAS VEZES POR SEMANA. Os produtos esfoliantes eliminam não apenas sujeira e oleosidade, mas também células mortas da camada superficial da pele, pela ação de microesferas. Deixam a pele mais lisa e macia, facilitam o barbear e contribuem para prevenir pelo encravado, cravos e espinhas. Quem tem pele grossa e oleosa podem fazer esfoliação com mais frequência do quem tem pele sensível.

Homem No Espelho recomenda:

ESFOLIANTE DR. JONES ISOTONIC FACE SCRUB

isotonic-face-scrub-dr-jones-gel-de-limpeza

Em gel, é um dos poucos produtos que podem ser usados todo dia sem problemas, porque as partículas de areia de Bora Bora são maiores e não agridem a pele. Bom também para preparar a pele antes do barbear. Para comprar, clique aqui para ir à Sephora, loja parceira do Homem No Espelho.

3- PASSE HIDRANTE DEPOIS DE LAVAR O ROSTO. Não dá para pular essa etapa. A hidratação é muito importante para todos os homens, mas em especial para aqueles que têm a pele mais oleosa, pois impede que as glândulas sebáceas trabalhem mais para compensar o ressecamento causado pela limpeza com água e sabonete. “Prefira loções ou géis, que são menos gordurosos do que os cremes”, sugere a dermatologista.

Homem No Espelho recomenda:

HIDRATANTE FACIAL ANTIOLEOSIDADE LA ROCHE-POSAY EFFACLAR MAT

É um hidratante que controla a produção de sebo, “matifica” o rosto (tira o brilho) e ainda ajuda a diminuir os poros dilatados. A fórmula tem microesferas siliconadas e fibras absorventes que neutralizam o brilho por bastante tempo, dando um toque seco à pele. Pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite. Para comprar, clique aqui para ir à Drogaria São Paulo, loja parceira do Homem No Espelho.

 

4- USE PÓS-BARBA DEPOIS DE SE BARBEAR. Por hidratar a pele, o pós-barba também ajuda a controlar o excesso de oleosidade e brilho. “Esses produtos têm substâncias hidratantes, calmantes e antissépticas, que aliviam a irritação causada pela lâmina e previnem a inflamação dos folículos onde nascem os pelos”, lembra a médica Daniela Schmidt Pimentel.

Homem No Espelho recomenda:

FLUIDO PÓS-BARBA CALMANTE CLARINS MEN

clarins-men-fluide-apres-rasage-75ml-clarins

Sem álcool, hidrata, acalma e repara a pele, contribuindo para a cicatrização. Tem manteiga de karité, centella asiática, chá branco, abacate e outros extratos vegetaias, que suavizam a pele sensível. Para comprar, clique aqui para ir à Sephora, loja parceira do Homem No Espelho.

5- USE FILTRO SOLAR. Você sabe que ele é fundamental para se defender da radiação UVA e UVB que causa manchas, rugas, envelhecimento precoce e câncer de pele. E, por isso, precisa ser usado todo dia. Mas o filtro solar facial também contêm ativos hidratantes, que ajudam a diminuir a oleosidade do rosto. Mas para a pele do homem o produto deve ser em gel ou loção fluida, para a cara não ficar ainda mais oleosa.

Homem No Espelho recomenda:

PROTETOR SOLAR LA ROCHE-POSAY ANTHELIOS AIRLICIUM FPS 70

anthelios-airlicium-fps-70-la-roche-posay-bloqueador-solar

Recomendamos esse filtro solar porque é incrível. Além de ter duas versões, uma para pele clara e outra para pele escura, é superseco porque contém uma substância chamada aerogel, derivada da sílica, usada pela NASA para capturar poeira estelar, que absorve a oleosidade. Por isso é ideal para a pele masculina: não deixa sensação de melado no rosto.  Para comprar, clique aqui para ir à Drogaria São Paulo, loja parceira do Homem No Espelho.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter