LEIA!

Crossfit ou musculação: qual o melhor treino para você?

Você prefere saltar, correr e empurrar pneus, como no crossfit? Ou levantar pesos gigantes nos aparelhos da academia? Comparamos as duas modalidades. 

homem-no-espelho-crossfit-x-musculacao-qual-o-melhor-treino

 

Então você decidiu entrar em forma. Beleza! Mas está em dúvida entre se inscrever numa academia de musculação ou partir para o crossfit, um tipo de treino funcional. Sua dúvida é pertinente. Você não sabe se prefere saltar, pular, empurrar pneus, como vê por aí no crossfit, ou ficar sentado no leg press ou deitado no banco do supino levantando pesos cada vez mais gigantes.

Vamos ao ponto: a escolha depende do seu objetivo e da sua personalidade. As duas modalidades de treino queimam calorias e promovem condicionamento físico, mas suas metas, lá na frente, são bem diferentes.

Os treinos funcionais, como é o caso do crossfit, levam vantagem sobre a musculação tradicional por envolver exercícios e movimentos que aprimoram também aptidões físicas como flexibilidade, agilidade, potência, velocidade e coordenação. Ponto negativo é que dificilmente você vai ver seus músculos crescerem além da definição, o que é pouco se seu objetivo é ganhar músculos. Já a boa e velha musculação é imbatível quando o objetivo é a hipertrofia, ou seja, construir massa muscular, ou o ganho de força. O ponto negativo é ficar sarado, mas pesadão e lento como o Arnold Schwarzenegger.

Fizemos uma comparação entre os dois tipos de treino segundo suas diversas características. Veja quem ganha em cada quesito.

CROSSFIT X MUSCULAÇÃO: QUAL TREINO GANHA EM CADA CATEGORIA?

 VARIEDADE DE EXERCÍCIOS

A musculação trabalha basicamente com um repertório limitado de exercícios com pesos, sejam livres (halteres e barras) ou em aparelhos. Por mais que existam variações dos exercícios (supino reto, inclinado, declinado), a coisa não muda muito. Enquanto isso, o cross fit utiliza uma grande variedade de equipamentos (bolas suíças, medicine balls, elásticos, cordas, kettlebells, sacos e pneus) ou apenas o peso corporal. Muitos exercícios são inspirados em treinamentos militares, de boxe ou de MMA (Mixed Martial Arts).

VENCEDOR: Crossfit

 GANHO DE FORÇA E MASSA MUSCULAR

Os exercícios de musculação trabalham cada grupo muscular de forma isolada (peito, ombros, abdômen etc) e o contínuo aumento das cargas rompe as fibras musculares, provocando o crescimento e o aumento de força. Aliás, a musculação também fortalece os ossos, que são obrigados a se adaptar ao aumento de pesos. Já os exercícios de crossfit recrutam vários grupos musculares, de diferentes partes do corpo, ao mesmo tempo.

VENCEDOR: Musculação

✔ MOTIVAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

O fator tédio deve ser levado em conta na hora de escolher entre as duas modalidades. Os exercícios de musculação são repetitivos e geralmente feitos em lugares fechados como as academias. Executa-se a mesma rotina da ficha por dois ou três meses, o que pode logo deixar a gente entediado. Já os treinos funcionais são mais dinâmicos e variados, podem mudar a cada sessão e ser feitos em amplos ginásios ou ao ar livre, em parques, por exemplo.

A musculação é uma atividade solitária — basta ver o monte de caras que treinam com fones de ouvidos. O crossfit é geralmente feito em grupo, favorecendo o entrosamento com outros participantes. Estudos mostram que atividades coletivas favorecem a motivação e o pique.

VENCEDOR: Crossfit

 CONDICIONAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO

Os treinos de cross fit incluem exercícios aeróbios como corridas, tiros, saltos etc. Eles ativam o sistema cardiorrespiratório e queimam mais calorias do que o levantamento de peso puro e simples. Estudos provam que a musculação também melhora o condicionamento aeróbio, mas não tanto quanto os treinos funcionais. Para entrar em forma completa, se você malha pesado precisa combinar os exercícios com pesos com treino de cárdio na esteira ou na bike.

VENCEDOR: Crossfit

 RITMO PESSOAL

Cada indivíduo tem seu pique e ritmo. Há quem prefira natação ou dança e há quem prefira rúgbi e boxe, não é? Os exercícios de crossfit têm alta intensidade e são feitos em períodos de tempo determinados, muitas vezes em circuito que envolve várias pessoas. Na musculação é você quem determina a intensidade do seu treino, escolhe as cargas com que quer trabalhar (pesos mais leves, caso queira mais ganhar definição em vez de massa muscular). Fica mais fácil ajustar seu treino ao seu ritmo.

VENCEDOR: Musculação

 

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter