LEIA!

Deixa encaracolar! Dê aquele trato nos seus cachos

Chega de radicalizar e esconder os cachos cortando o cabelo bem curto. Explore seus caracóis: escolha um bom corte e dê o trato que eles precisam. A gente ensina.

Homem No Espelho - Cabelo cacheado - encaracolado - crespo

Por Wilson Weigl

Homem costuma não saber muito bem o que fazer com cabelo cacheado ou crespo. Já radicaliza e raspa ou, ainda, corta bem curto para não ter trabalho. Mas veja as mulheres: elas sabem explorar muito bem o que Deus lhes deu e exibem os caracóis por aí sempre em cima.

Então vamos aos fatos: cabelo masculino encaracolado nunca esteve tão na moda quanto agora. São várias as tendências: cachos mais longos, bem ajeitados, ou cheios apenas no topo da cabeça, com as laterais bem baixas. Lucia Santanna, coordenadora técnica do Instituto Beleza Natural, rede de salões especializada em cabelos crespos e ondulados, diz que mesmo os cachos curtos podem (e devem) ser mantidos hidratados, saudáveis e bonitos com alguns cuidados básicos específicos para os homens. “Os cabelos masculinos são diferentes dos femininos”, afirma.

Segundo Lucia, o cabelo do homem tende a ser mais oleoso do que o da mulher e exige atenção extra para problemas como evitar caspa e queda, entre outros problemas. “Os cachos masculinos também necessitam de hidratação frequente, além de shampoo e condicionador específicos de acordo com o tipo dos fios”, explica.

Confira as dicas da especialista para explorar bem seus caracóis.

 ✔ ESCOLHA UM BOM CORTE

No salão, peça ao cabeleireiro sugestões de cortes que favoreçam o caimento dos cachos, de acordo com seu tipo de cabelo (mais seco ou oleoso, por exemplo). O repertório é vasto: dá para deixar os cachos longos por toda a cabeça ou aparar as laterais e deixar os cachos só no topo da cabeça, por exemplo.

 ✔ LAVE O CABELO COM ÁGUA MORNA

Lave os cabelos só com água morna, mais para a fria. Usar água quente é furada para todo mundo. Ela resseca os fios, deixando-os mais difíceis de domar (péssimo para cabelo seco). E também o couro cabeludo, fazendo as glândulas sebáceas trabalharem mais (o que é ruim para quem tem cabelo oleoso).

 ✔ USE XAMPU INDICADO PARA SEU TIPO DE CABELO

Use todo dia xampu e condicionador adequado para seu tipo de cabelo. Se for seco, aplique condicionador, mas evite as raízes, para evitar excesso de oleosidade no couro cabeludo, que pode contribuir para a caspa. Nas farmácias e supermercados você encontra produtos unissex específicos para cabelos cacheados e encaracolados. Dê uma boa pesquisada nas prateleiras sem medo de arriscar sua macheza.

 ✔ PASSE CREME SEM ENXAGUE

Depois de lavar, aplique no cabelo ainda úmido creme para pentear (leave-in), ao longo comprimento dos fios. Esse produto é de uso sem enxague. Ele disciplina a juba, diminui o volume e deixa mais fácil a tarefa de ajeitar os cachos.

 ✔ USE PENTE DE DENTES LARGOS

Penteie o cabelo com pente de dentes largos, de preferência de madeira. Esse material não provoca eletricidade nos fios, deixando-os arrepiados (o famoso frizz, terror de quem tem cabelo crespo).

 ✔ FAÇA HIDRATAÇÃO

Quer dar o trato completo? Faça periodicamente uma hidratação no salão, com cremes específicos para deixar o cabelo macio, brilhante e fácil de pentear, com ingredientes como queratina, colágeno e ceramidas. Dá para fazer em casa também usando uma máscara de hidratação, dessas que vêm em pote. Não é fácil encontrar aqui alguma especificamente masculina, mas as unissex são bem legais.

Agora dê uma espiada em algumas sugestões de cortes especiais para quem tem cabelo cacheado.

Homem No Espelho - Estilos de cabelo cacheado, encaracolado, crespo

7 Comments on Deixa encaracolar! Dê aquele trato nos seus cachos

  1. BOA NOITE À TODOS , NA MINHA OPINIÃO UM DOS SITES SEM FRESCURA E COMPLETO PARA UM HOMEM ANTENADO , TIRA VÁRIAS DÚVIDAS E ABRE ESPAÇO PARA NOVAS QUANDO SURGIREM . DE PARABÉNS A EQUIPE Q TRABALHA NELE .

    ABRAÇO [[]]

  2. O meu cabelo é igual ao do rapaz da quarta foto da primeira fileira da esquerda pra direita, e eu tô pensando em fazer (Ou tava) uma escova nele, mas eu acho que vou copiar o corte dele hahahaha.

  3. Meu cabelo é meio ondulado, é ruim ate para pentear. Tem como deixar ele cacheado?

    • Gustavo, passe condicionador depois do xampu. Depois aplique creme para pentear (leave-in) e não enxague. Penteie com pente (não com escova). Depois conte pra gente se funcionou.

  4. Amigo, meu cabelo é bem parecido com o rapaz da segunda fileira, o primeiro da direita pra esquerda. qual a sua recomendação usa lo como na foto ou deixa lo crescer ? obrigado.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*



Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter