Luz visível: defenda-se desse perigo para a pele

A luz visível — a parte dos raios solares captada pelos olhos e que permite enxergar os objetos — acelera o envelhecimento da pele, causa manchas e pode até provocar câncer.

Homem No Espelho - Como proteger a pele da luz visível

Por Wilson Weigl

Você provavelmente já ouviu falar da luz visível. É um tipo de radiação que pode ser tão perigosa para a pele quanto os raios ultravioleta (UVA e UVB), nossos velhos conhecidos. Estudos comprovaram que essa luminosidade — a parte dos raios solares captada pelos olhos e que permite enxergar os objetos — acelera o envelhecimento da pele, provoca manchas e até câncer. Portanto é preciso se proteger de seus malefícios.

Essa radiação de alta energia (em inglês, HEV Light, de High Energy Visible Light) está presente em todos os lugares onde haja claridade. Ela é responsável por 40% da radiação solar total que chega até nós. Apesar de o sol ser a maior fonte de luz visível, sua porção mais energética, a luz azul, também é emitida pela iluminação artificial de lâmpadas fluorescentes (comuns em lojas e escritórios) e, embora em menor grau, por equipamentos eletrônicos como computadores, tablets, celulares e TVs.

Homem No Espelho - Como proteger a pele da luz visível

“O maior dano conhecido causado na pele pela luz visível é provocar ou agravar manchas, chamadas melasmas, por aumentar a pigmentação, principalmente pela ação da luz azul” diz a dermatologista Ivana Prado, da Clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo, referência em dermatologia no Brasil. “Porém como os estudos sobre essa radiação ainda são relativamente recentes, serão necessárias mais pesquisas para determinar todos seus efeitos”.

LEIA TAMBÉM

A luz visível também contribui de outra forma para o envelhecimento da pele ao aumentar a produção de radicais livres no organismo. Estes são moléculas que provocam uma reação que oxida as células, danificando seu DNA. Essa ação prejudicial é cumulativa, ou seja, resultado da soma de todo o sol que a gente tomou desde a infância. (Para saber mais sobre como os radicais livres detonam a pele, leia aqui o post).

Homem No Espelho - Como proteger a pele da luz visível

“A proteção contra rugas e, principalmente, contra manchas causadas pela luz visível exige o uso diário de filtro solar no rosto com FPS elevado, de preferência acima de 50 e  com proteção UVA proporcionalmente elevada, até mesmo em casa e, em especial, em lugares muito iluminados por janelas”, continua a dermatologista Ivana Prado.

Mas há um problema. A imensa maioria dos filtros solares oferece proteção contra a radiação UVB e UVA, mas não contra a luz visível. É que por serem transparentes, não bloqueiam essa luminosidade. Apenas os filtros físicos (que deixam a pele esbranquiçada) impedem sua penetração na pele. Num exemplo bem radical, seria preciso passar Hipoglós no rosto para se defender dessa radiação. Sem chance!

Existe, porém, uma forma de proteger a pele dessa luz nociva: usar produtos que contenham antioxidantes na fórmula. 

“Os ativos antioxidantes da composição dos cosméticos agem neutralizando os efeitos nocivos dos radicais livres, ou seja, impedindo a oxidação celular”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, consultor em cosmetologia, autor do livro Tratado de Fotoproteção e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca Ada Tina Italy.

Segundo Maurizio Pupo, um dos ativos com maior ação antioxidante e que reduz o dano da luz azul é a niacinamida, uma forma da vitamina B3: essa substância tem efeito clareador da pele (reduzindo manchas), antiglicante (a glicação é um processo de envelhecimento da pele causado pelo consumo de açúcar) e ainda reduz a oleosidade e combate a acne.

Outros ativos importantes que inibem a ação oxidante dos radicais livres nas células são o resveratrol (polifenol obtido da casca e das sementes das uvas escuras), a carnosina e os polifenóis presentes na oliveira, em suas folhas e frutos, as azeitonas.

Homem No Espelho - Como proteger a pele da luz visível

Mais uma opção para defender a pele dessa luz é usar os BB Creams, cremes com cor formulados para cobrir imperfeições da pele que também oferecem proteção solar. No caso, as partículas da coloração ajudam a barrar a luz visível. Usá-los não compromete sua hombridade, nem sua imagem pública. E nem se trata de “maquiagem” masculina, apesar de que os a maior parte desses produtos são básicos no arsenal feminino.

O jeito é ficar atento à fórmula na hora da escolher o filtro solar e o hidratante ou creme anti-idade. E checar se o produto tem propriedades antioxidantes, para diminuir os danos dos radicais livres. Mas de modo geral, contra a luz visível continua valendo aquela defesa básica: todo mundo embaixo do guarda-sol. Para ficar direto no sol, só de chapéu, boné e camiseta.

HOMEM NO ESPELHO INDICA

Protetor solar Ada Tina Italy Biosole Oxy FPS 50

Homem No Espelho - Como prevenir e diminuir manchas de pele

É um protetor solar anti-idade com ação antioxidante que protege a pele contra a formação de manchas e os sinais do envelhecimento. Com toque seco, oferece alta proteção contra as radiações UVA, UVB e infravermelha com 12 horas de ação. também defende a pele dos efeitos nocivos da poluição. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

BB Cream Dermage Superdefense FPS 80 

Homem No Espelho - Como prevenir e diminuir manchas de pele

Tem cor bege universal suave que uniformiza o tom da pele e disfarça manchas e imperfeições. Hidrata, controla a oleosidade do rosto, previne os sinais da idade e protege da radiação solar com FPS 80. Combate o envelhecimento pela combinação de antioxidantes (chá verde, extratos de café, romã e maçã, vitamina E e outros). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Protetor solar facial Heliocare Max Defense FPS 50

O protetor solar com FPS 90 UVB e UVA oferece proteção extra para a pele pela presença de extrato de Polypodium leucatomos, que tem componente como ácido cafeico e ferúlico. Com ação antioxidante, previne a formação de manchas, protegem contra os danos da radiação UVA, UVB, luz visível e infravermelho, protegem as fibras de colágeno e aumentam a resistência da pele contra a queimadura solar. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Filtro solar Normalize Hydra Comfort FPS 90, da Ada Tina Italy

Com alto nível de proteção (FPS 90), oferece máxima proteção contra manchas causadas pela radiação solar. É invisível, não oleoso, rapidamente absorvido, não deixa a pele esbranquiçada e dura 12 horas. Contém vitamina E, poderoso antioxidante que ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas que oxidam as células e danificam a pele em nível profundo). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Sérum clareador Ada Tina Clarivis Nia 10

Tem textura líquida, bastam algumas gotas por dia. Contém 10% de niacinamida pura, poderoso antioxidante e antiglicante, e ácido hialurônico, um dos melhores hidratantes. É  indicado para quem procura prevenir e clarear manchas na pele, incluindo manchas de acne e espinhas. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Sérum Ada Tina Resveratrol Active 10

É um sérum (bem líquido) antioxidante e antissinais para a pele com poderosa ação anti-idade por conter resveratrol da uva (10%) e fatores de crescimento. Combate a ação dos radicais livres, reduz manchas, rugas e flacidez em 28 dias de uso. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.