Novos jeitos (bem legais) de se vestir para trabalhar - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Novos jeitos (bem legais) de se vestir para trabalhar

"Business casual" é o estilo que vem se impondo para os homens que querem se vestir de maneira mais descontraída no trabalho.  

Por Wilson Weigl

“Quebrar regras” é uma das palavras de ordem da moda masculina atual. A gente vê por aí um monte de mudanças que deixam o jeito de se vestir mais livre e democrático, permitindo que a gente escolha peças e combinações que expressem nosso estilo e personalidade. Não tem mais coisas tipo “preto não combina com marrom”, “estampa não vai bem com listra” ou “moletom só na academia”, certo?

O trabalho é onde essas mudanças têm sido mais visíveis. As empresas estão mais liberais a respeito dos “dress codes” (os códigos de vestimenta). Tanto que já se fala do declínio e de uma eminente “morte” da “roupa social” do jeito que a gente conhece. A obrigatoriedade do terno e gravata só resiste bravamente em áreas como mercado financeiro e advocacia. Em inúmeras outras áreas, o “dress code” é mais livre e criativo.

Esse estilo que vem se impondo para os homens que querem se vestir de maneira mais descontraída no trabalho se chama “business casual: é basicamente a roupa social menos careta, com toques mais modernos. É a alternativa mais bacana para lugares que pedem um pouco mais de elegância, mas não exigem roupa 100% formal.

Lembrando que, no trabalho, você deve ser lembrado por ser “estiloso” e não “espalhafatoso”.

Assista aqui ao vídeo do nosso canal do YouTube (aproveite para se inscrever).

  • A chave do estilo “business casual é fazer combinações que quebram a caretice da roupa social. Dá para juntar costume ou paletó com camiseta, polo, camisa estampada e o que mais a imaginação permitir. A gravata é usada mais para deixar o look estiloso do que para compor um visual formal.

 

  • O visual pode ser mais comportado, para quem não quer ousar muito. O legal é fazer combinações modernas, como juntar paletó com jeans, usar gravata sem paletó ou fechar o colarinho da camisa.

 

  • O paletó (blazer) é peça-chave. Ele pode ser tanto uma peça comprada separadamente como também o paletó do costume ou terno, combinado com outra calça. (Lembramos que “costume” é formado por paletó e calça; “terno” é formado por três peças: paletó, calça e colete).

 

  • Jaqueta também entra no estilo “business casual“. Pode ser qualquer modelo: bomber, de couro etc. O segredo aqui é evitar a camiseta, para não ficar casual demais, e optar por camisa, complementada por cardigã (malha com botões) ou suéter nos dias frios. Gravata dá um ar formal ao visual.

 

  • Se quiser fazer um bom investimento, recomendamos optar pelo paletó azul (marinho ou mais claro), que fica legal com jeans e com praticamente todas as cores de calças (com exceção de preta e marrom escura). Costume azul também é boa uma pedida.

 

  • O repertório de camisas é ilimitado. O ideal é usar camisa social ou de um padrão mais sóbrio e comportado como listras, xadrezes e estampas miúdas. Mas nada impede que você use camisa bem colorida ou até com estampas tropicais (estão super na moda), se o ambiente permite.

 

  • Caso seu trabalho dê mais liberdade para se vestir, você pode experimentar combinar paletó ou costume com camiseta. A camiseta deve ser lisa, básica, branca , cinza, vinho ou de qualquer cor, desde que combine bem com a calça e o paletó.

 

  • Preto total também é uma escolha legal. Você pode usar camisa ou camiseta preta embaixo do costume preto. Seja qual for a escolha, o look fica bem refinado porque preto é uma cor elegante.

 

  • Você pode usar vários tipos de calças: chino, de alfaiataria, de sarja colorida, jeans claro ou escuro. As cores ideais são preto, cinza, azul, bege, marrom, areia e branco. Evite cores chamativas e os jeans rasgados, manchados ou bordados.

  • Os sapatos podem ser os sociais, estilo oxford, derby (com cadarço) ou mocassim e loafer, com ou se meia. Evite dockside. Você pode até arriscar botar tênis casual (lembrando que o tênis branco está super em alta). Tênis de corrida e modelos náuticos estão proibidos, sem exceção.
  • Meia colorida ou estampada também ajuda a quebrar a caretice da roupa social, mas avalie se seu trabalho permite; se não, fique com cores como cinza, azul, preto ou marrom, combinando com o sapato.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter