LEIA!

Bons motivos para você adotar a barba por fazer

Essa moda já tem tempo, mas cultivar a barba curta disfarça problemas de pele, deixa você com cara de mais velho e tira a atenção do cabelo ralo. 

Homem No Espelho - Como cuidar da barba por fazer

O estilo de barba “por fazer” entrou na moda em todo o mundo por várias razões. Primeiro, porque a gente tem muita preguiça de se barbear. Só esse motivo já seria suficiente, mas existem vários outros. A barba bem curta, estilo de uma semana (que os gringos chamam de “stubble”) passa a imagem de que o cara é moderno, descolado, livre de imposições sociais e não está nem aí com as regras (sabemos que não é verdade, é claro).

As mulheres curtiram esse visual masculino. Claro que há aquelas que preferem os caras-limpas, mas muitas (muitas mesmo, a gente garante!) não resistem a esse look meio rústico.

Essa moda já tem tempo, mas resolvemos mostrar que cultivar a barba curta tem outras finalidades: ela disfarça barba rala e problemas de pele, deixa você com cara de mais velho e rouba a atenção do cabelo ralo.

Também fizemos essa matéria porque constatamos que metade dos homens que adotam esse estilo de barba por fazer não dão a ela metade do trato necessário. E ficam mais com cara de sujinhos do que de estilosos. Então confira 6 boas razões para aposentar a lâmina ou o barbeador e aprenda os cuidados mínimos, mas necessários.

#1 DISFARÇA FALHAS NA BARBA

Esse estilo é ideal para quem tem barba rala, falhada e que demora para crescer. Porque quanto mais longos os pelos, mais ficam evidentes os buracos e o contraste entre as áreas cheias e ralas.

Por isso, mantenha os pelos sempre bem curtos e  aparados, para não salientar as falhas.

#2 AS MULHERES ADORAM

Uma boa parte do sucesso do estilo de barba por fazer deve ser creditado à ampla aceitação pela mulherada. Elas acham esse visual “rústico” extremamente sexy e masculino. Tem até estudos científicos que associam essa atração à dados antropológicos: a presença da barba é evidência de testosterona, que ajuda aos exo feminino a encontrar parceiros em perfeitas condições de procriar.

#3 ESCONDE IMPERFEIÇÕES E PROBLEMAS DE PELE

A barba é uma boa tática tapa-buracos para esconder espinhas, manchas de pele, cicatrizes de acne, cortes ou doenças infantis. Em todo caso, saiba que o contraste da cor escura dos pelos atrai atenção para seus dentes — um motivo para você dar aquele trato na dentadura. Leia aqui a matéria com os cuidados para ter dentes bem brancos e bacanas.

4# DEIXA VOCÊ COM CARA DE MAIS VELHO

Ainda pedem seu RG na porta da balada? No trabalho pensam que você é estagiário? Só menininhas de 15 anos olham para você? Três bons motivos para começar a cultivar a barba por fazer. Nesse caso, a gente sugeriria também aposentar as bermudas e camisetas e adotar ternos e camisas bem bacanas.

5# DÁ PINTA DE BAD BOY

Também não vem ao caso citar estatísticas, mas muitas mulheres têm uma certa queda pelos caras com visual meio cafajeste (ok, algumas, pelo menos). Caso você queira checar essa teoria, a barba de aspecto aparentemente descuidado (só aparentemente) confere esse look de mau.

6# COMPENSA O CABELO RALO

É só uma ilusão de ótica, mas funciona. A barba estilo por fazer atrai o olhar e o tira do foco do topo da cabeça. Então caso a calvície precoce esteja se instalando ou seu cabelo seja ralo, é uma boa ideia cultivar a barba. Um dos caras famosos que xploram bem esse estilo é o ator Jason Statham, cuja cabeleira já está prejudicada há muito tempo.

COMO CUIDAR DA BARBA POR FAZER

Não importa qual o comprimento, toda barba precisa do mesmo tipo de trato. Em resumo: uma barba de quinze dias necessita dos mesmos cuidados da barba longa, estilo lenhador.

APARE

Usando tesourinha ou aparador elétrico (regulado na altura de sua preferência), nivele os pelos no mínimo uma vez por semana.

DESENHE

Uma vez por semana desenhe os contornos das bochechas, do queixo e da linha do pescoço, com lâmina de barbear ou máquina, eliminando pelos fora do lugar. No pescoço, deixe os pelos aproximadamente dois dedos abaixo da linha do queixo. Corte também os pelos do bigode na linha dos lábios, usando tesourinha.

Cuidado apenas para não exagerar no desenho dos contornos. O legal da barba por fazer é a aparência bem natural, especialmente se seu objetivo é adotar esse estilo mais rústico. Linhas duras e retas demais são bem esquisitas.

LAVE 

A barba curta pode fica tão ressecada quanto a longa, embora pareça menos. Lave todo dia, usando o mesmo xampu indicado para seu tipo de cabelo ou xampu específico para barba. Uma ou duas vezes por semana, aplique condicionador, deixe agir por alguns minutos e enxágue bem.

ESFOLIE

Limpar o rosto com esfoliante é uma tática importante para quem sofre com pelos encravados. Esse produto faz uma leve abrasão na pele que evita que os pelos retornem à pele, causando a pseudofoliculite. Por limpar profundamente a pele, ele ainda retira as células mortas superficiais, abrindo espaço para a produção de novas células saudáveis. Use uma ou duas vezes por semana, no máximo, antes de aparar os pelos.

HIDRATE

Para os fios ficarem bem macios e cheirosos, finalize aplicando óleo ou bálsamo de barba: os dois tipos de produtos hidratam e evitam o ressecamento. Espalhe uma pequena quantidade pelos fios e não enxágue.

VÁ AO BARBEIRO

Você pode dar o trato na sua barba em casa sem problemas, mas visitar periodicamente o barbeiro é sempre a melhor opção para o serviço sem erro. Além da mão boa para aparar e desenhar os contornos, o profissional tem olho clínico para avaliar o desenho que melhor combina com seu formato de rosto. E, ainda, consegue aparar as diferentes áreas do rosto em diferentes alturas, conseguindo um resultado harmônico.