LEIA!

Os relógios bacanas que vamos usar em 2017

Que homem não curte um belo relógio? Mostramos as tendências dos modelos que estão chegando às lojas nas coleções 2017. E ensinamos algumas regras (não são muitas) para acertar na combinação de relógio com a roupa.

homem-no-espelho-relogios-masculinos-lancamentos-2017-7

Por Wilson Weigl

O relógio tem sido há séculos o principal acessório masculino. Nosso bisavô provavelmente consultava as horas num patacão de bolso pendurado numa corrente. Hoje, os homens contam com outros acessórios para compor e mudar o visual (pulseiras, pingentes, anéis), mas o relógio será sempre o complemento ideal para o look, seja social ou casual. Tanto que certos caras por aí tão viciados em relógios quanto as mulheres são em sapatos e bolsas.  Sem falar que relógio sempre atrai a atenção, para o bem ou para o mal. Sim, nós homens, como gostamos demais de relógios, reparamos no que outros homens levam no pulso. Nunca prestamos a mínima atenção no sapato, e às vezes nem no corte de cabelo dos nossos camaradas, mas estamos de olho no relógio!

A escolha do modelo deve ser adequada à ocasião, ao ambiente e à roupa. Muitos modelos neutros servem para usar tanto com jeans, camiseta ou polo quanto com terno e gravata, enquanto outros só mesmo em estilo casual. No trabalho, especialmente em lugares formais, evite os modelos muito chamativos ou coloridos. Ao contrário, se você for um cara fashion, use sua criatividade para compor o look com um relógio bem descolado.

Impossível a gente não amar os Rolex, Panerai, IWC, Cartier e outros que custam mais do que um carro! Mas existem infinitas opções de relógios bacanas de preço acessível. Só é proibido apelar para relógio de camelô ou cópia comprada em shopping oriental!

Como acessório de moda, os relógios incorporam mudanças a cada temporada de lançamentos. Confira abaixo as tendências dos relógios que estão chegando às lojas nas coleções 2017. E no final, cheque algumas regras (não são muitas) para acertar na combinação de relógio com a roupa.

OVERSIZED

homem-no-espelho-relogios-masculinos-lancamentos-2017-2

São aqueles modelos com caixas de diâmetro bem grande, que cobrem totalmente o pulso. De modo geral, só pelo tamanho chamam bastante a atenção. Alguns são mais discretos, quase como se fosse modelos tradicionais aumentados, enquanto outros têm mostradores bem coloridos e muitos detalhes. Ficam bem legais com roupa casual, mas devem ser evitados por quem tem braços finos. Foto: relógio Diesel.

DOURADOS

homem-no-espelho-relogios-masculinos-lancamentos-2017

Esses modelos têm uma pegada bem sofisticada, apesar de à primeira vista parecerem um pouco “ostentação”. Não mesmo. O dourado é uma tendência atual da relojoaria. Os modelos, quase sempre em metal, podem ser redondos ou quadrados e muitas vezes têm design clássico (há, porém, alguns modelos moderninhos bacanas que brincam justamente com aquela imagem tradicional do “Rolex” douradão. Foto: relógio Armani Exchange.

MOSTRADOR AZUL

homem-no-espelho-relogios-masculinos-lancamentos-2017-5

O azul apareceu com tudo como uma das principais tendências em 2016, inclusive na alta relojoaria internacional. A cor promete continuar em alta em 2017. Há inclusive alguns relógios inteiramente azuis, com também caixa e pulseira em metal dessa cor. Os modelos mais clássicos combinam tanto com roupa social quanto esportiva. Foto: relógio Fossil.

ESPORTIVOS VINTAGEhomem-no-espelho-relogios-masculinos-lancamentos-2017-3

Os relógios de inspiração retrô aparecem em diversos estilos, mais clássicos ou bem modernos. Mas todos têm em comum as linhas que lembram os antigos relógios dos anos 1940 ou de estilo militar. Um dos detalhes bastante encontrado é a pulseira de couro, geralmente marrom. Foto: relógio Diesel.

CLÁSSICOS

homem-no-espelho-relogios-masculinos-lancamentos-2017-7

Nem é muito razoável classificá-los como “tendência”, já que esses modelos nunca saem de moda. Suas principais características são a sobriedade e a discrição e, dentro desse espírito, podem ter uma infinidade de formatos (redondos, quadrados ou retangulares). Os modelos têm geralmente caixa e pulseira em metal prateado, dourado ou combinando os dois. A pulseira pode ser de metal ou couro. São ideais para combinar com roupa social – terno, com ou sem gravata, blazer com jeans. Mas se você for um cara estiloso e criativo poderá saber combiná-lo com outros tipos de roupa. Foto: relógio Emporio Armani.

CAMUFLADOS

homem-no-espelho-relogios-masculinos-lancamentos-2017-6

As estampas de camuflagem são preferência nacional entre os homens já há algum tempo e não vão perder o posto. Sempre em tons militares (verde oliva, marrom, cinza) são usadas em calças, camisetas, jaquetas, bonés e, claro, também nos relógios, geralmente de mostrador digital. A estampa aparece na caixa e na pulseira. É o tipo do relógio que só dá para usar com roupa casual e esportiva (jamais com roupa social). Foto: relógio Timex.

ESPORTIVOS

homem-no-espelho-relogios-masculinos-lancamentos-2017-4

O nome da categoria já resume: são modelos que devem ter seu uso restrito à academia, corrida ou outras práticas esportivas. Geralmente são digitais, em plástico, e têm funcionalidades que monitoram o treino (batimentos cardíacos, distância percorrida etc). Alguns mais simples não contam com esses recursos, porém. Ok, dá para combiná-los também com roupa casual, tipo camiseta polo com jeans ou bermuda, por exemplo. Mas existem outros modelos, também descontraídos mas menos funcionais, que caem melhor nesse estilo relax. Na dúvida, use só para se exercitar. Foto: relógio Adidas.

ALGUMAS (POUCAS) REGRAS DE COMO USAR RELÓGIO

* Relógios coloridos ou chamativos são proibidos com roupa social. A regra vale também para os modelos esportivos, de corrida, por exemplo. Estes, só na academia, na praia ou no parque.

* O contrário está valendo. Ou seja, modelos clássicos ou mesmo aquele que você herdou do seu pai ou avô, podem combinar com roupa casual (jeans e camiseta, por exemplo), fazendo um contraste interessante.

* Se a pulseira for de couro, não precisa necessariamente combinar com cinto e sapato. Mas sempre fica bacana dar o match total: preto com preto, marrom com marrom. Relógios de pulseira de metal combinam com tudo.

* Caras magros ou de pulso fino devem evitar os modelos de mostradores grandes, tipo oversized, ou com pulseiras muito largas.

* Se você estiver acima do peso, evite modelos de mostradores pequenos ou pulseiras finas, que fazem seu braço parecer maior.

* Relógios divertidos, com mostradores engraçados, estampados, só se tiver menos de 18 anos ou for um cara de estilo bem fashion.

* Curte usar pulseiras? Pode usar uma (ou várias) no mesmo braço do relógio.

* O traje social de quem trabalha em ambiente corporativo exige um belo relógio para ficar perfeito.

 

 

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter