Porque você precisa ter uma calça chino (pelo menos uma) - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Porque você precisa ter uma calça chino (pelo menos uma)

A calça chino tem mais de um século (acredita?), mas nunca saiu de moda. E agora é mais do que nunca tendência masculina. Não tem peça mais versátil do que ela.

Por Wilson Weigl

Foto: chinos J.Crew

A chino não tem a ver com a China! A calça foi criada originalmente como peça de uniforme militar em meados do século 19 para o exército britânico. O nome chino vem de um tipo de tecido específico de algodão na cor cáqui (tom de bege), fácil de camuflar no deserto. Ficou popular entre os civis nos Estados Unidos, no finalzinho daquele século.

É o tipo da peça de roupa que pode ser chamada de “multifuncional”. Porque além de confortável, encara tanto o escritório quanto a balada, passando pela happy-hour. Tudo depende da combinação com a parte de cima. Também tem em versão bermuda.

Muita gente confunde a chino com “calça de sarja”. Mas a chino para ser chino tem que ter corte como a calça de alfaitaria e bolsos “faca”, retos. E se não for de sarja, também não é chino: é calça de alfaiataria.

A calça chino também ganhou modelagens diferentes, mais justas (tipo slim) ou largas no quadril e nas pernas. A escolha depende do seu tipo físico. De qualquer forma, ela é sempre mais folgada, nunca muita justa (lembrando que era uma peça utilitária quando foi criada).

Você pode usar em estilo casual, com camiseta, camiseta de manga longa ou curta e, nos pés, tênis ou mocassim sem meia. Se esfriar, jogue por cima uma jaqueta jeans, de couro ou bomber. Em um compromisso mais formal, vista paletó por cima da camisa ou da camiseta e calce um sapato de amarrar, tipo oxford ou brogue.

Hoje, o conceito de chino se refere mais ao modelo do que ao tecido – tanto que a calça é feita geralmente de sarja. Você encontra também em várias outras cores, além do cáqui tradicional: cinza, azul escuro, marrom, verde escuro e preto.

A chino ganhou até tons pastel, como verde água, azul claro e areia.

Fotos: chinos Zara, Massimo Dutti, Mango Man, Target.

Falando de calças, aliás, os modelos com barra curta, na altura do tornozelo, invadiram de vez o guarda-roupa masculino. Mostramos num post 26 ideias para você adotar esse visual. Clique aqui para ler.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter