Como se vestir bem em 2017 (sem ser escravo da moda) - Homem no Espelho
LEIA!

Como se vestir bem em 2017 (sem ser escravo da moda)

Com umas poucas atualizações no seu guarda-roupa você dá um upgrade incrível no visual e fica em dia com as tendências. A gente mostra por onde começar.

Por Wilson Weigl

Nenhum homem precisa ser fashion victim para andar estiloso. Basta ficar ligado nas tendências e adotar apenas aquelas que têm a ver com você. O que não dá é para insistir no apego a peças que estão definitivamente fora de moda. Mesmo aquelas de que você gosta e usa há anos. Com umas poucas atualizações no seu guarda-roupa você consegue dar um upgrade incrível no seu visual. A gente mostra por onde começar.

  • MODERNIZE SEU GUARDA-ROUPA (SEM EXAGERO)

A essência de ter estilo é marcar presença passando a impressão de que não fez nenhum esforço para isso. Alguns homens só vestem polos e jeans e são extremamente elegantes. Você pode se ater às peças clássicas e básicas, desde que isso não signifique continuar usando roupa fora de moda. Um jeans, por exemplo, sempre será um jeans, mas as modelagens e  lavagens se atualizam ano após ano. O mesmo acontece com camisas, camisetas, polos, ternos e peças sociais. Ficam mais largas, mais justas, mais longas, mais curtas… A regra é clara: mantenha um olho nas tendências, mas adote só aquelas que combinam com seu corpo, sua personalidade e seu estilo de vida.

# DÊ UM UPGRADE NA ROUPA SOCIAL

Se seu trabalho exige roupa social ou você curte usar paletó com jeans ou calça de algodão, comece repensando essa parte do seu guarda-roupa. Antes, uma explicação: embora use-se costumeiramente “terno” para designar roupa social, o nome se refere apenas ao trio paletó-calça-colete. “Costume” é o nome verdadeiro do terno sem colete.

As tendências em roupa social também estão sempre mudando, em relação a cortes, modelagens mais justas ou folgadas, número de botões e formatos de lapelas dos paletós. Aposente os ternos fora de moda antes de ficar parecido com aqueles políticos de Brasília mal ajambrados. Eles não são inspiração para ninguém, concorda?.

# APOSTE NA MODELAGEM SLIM FIT

Os modelos slim fit, com paletó e calça mais ajustados ao corpo, conquistaram a preferência dos homens elegantes. Eles dão uma afinada na silhueta (o que favorece quem está um pouco fora de forma) e ressaltam o desenho do corpo (bom para quem tem músculos definidos). No geral, o corte slim fit só é vetado a quem está muito acima do peso ideal.

# ENCURTE SUAS CALÇAS

A moda da barra curta não é nova, mas pegou com tudo. Se antes tudo se resumia a dobrar a barra da calça (fosse jeans, de sarja ou de algodão), atualmente ela já vem curta da fábrica (o chamado modelo cropped, “encurtado”, em inglês) . A tendência chegou até as calças de alfaiataria e à roupa social: ternos e costumes já têm barra bem curta.

Fundamental é que a calça tenha boca fina ou reta, ou fica bem esquisito. Temos um post inteiro ensinando como adotar essa tendência: clique aqui para ler.

# COMPRE UM COSTUME AZUL 

Ok, você prefere cores sóbrias, preto, cinza escuro, marrom… Mas vale investir em um terno azul. Essa cor cai bem tanto em ocasiões formais quanto descontraídas (nesse caso, abolindo a gravata), para compromissos diurnos ou noturnos. Melhor ainda: o paletó pode ser usado separadamente, com jeans, calça chino ou de sarja.

  • CAPRICHE NOS ACESSÓRIOS

Relógios, óculos escuros, bolsas, pastas, cintos, pulseiras, anéis, colares, chapéus… É grande o repertório de acessórios masculinos que você pode usar para marcar seu estilo pessoal ou mudar de visual sempre que tiver vontade. Importante é aposentar tudo o que esteja velho, gasto ou fora de moda.

# INVISTA NUM BOM ÓCULOS DE SOL

Além de serem acessórios bacanas para compor um visual esportivo, óculos escuros são ótimos para ganhar aquele visual misterioso das celebridades de Hollywood quando querem fugir dos paparazzi.

Com dois ou três óculos de sol você pode ir variando o visual. Pode optar por modelos fashion, caso seja seu estilo, mas os clássicos (como o Aviador, o Wayfarer ou o Clubmaster) são sempre bons investimentos, porque além de estilosos não saem de moda. Caso queira saber quais são os principais modelos de óculos masculinos, leia nosso post clicando aqui.

Importante é que eles sejam de marcas de qualidade e ofereçam 100% de proteção anti-UV (não podem ser aqueles de camelô!). Use todo dia, não só na praia: óculos escuros previnem catarata, degeneração macular e outros problemas causados pela ação dos raios solares nos olhos.

# TENHA UM BOM RELÓGIO (OU DOIS OU TRÊS…)

Relógios são os principais acessórios masculinos. Você não precisa ser como aquele empresário que tem mais de cem Rolex, nem como os sultões árabes que compram relógios de 1 milhão de dólares sem perguntar o preço. Basta ter dois ou, no máximo, três modelos diferentes, para trocar de acordo com a ocasião, porque o relógio precisa combinar com o estilo da roupa.

Você deve ter um modelo clássico, com pulseira e caixa em metal prateado ou dourado, para combinar com terno e gravata. E um modelo mais esportivo, com pulseira de couro, para usar em ocasiões casuais, com jeans ou bermuda. Dá para ter também um terceiro modelo, ainda mais esportivo, de plástico, reservado para correr, treinar e ir à praia.

# USE UM PINGENTE BACANA

Reparou como um colar com pingente dá um visual bem moderno? E não só: a forma da corrente em V alonga seu peito, dando a impressão de que está mais magro. Um colar também valoriza o peitoral em quem tem o músculo bem definido.

O ideal é usar apenas um colar, ou você vai ficar com cara de rapper americano. Ou, pior, de baiana do acarajé. Para combinar mais de dois colares é preciso cuidado, ou fica brega.

# OLHE PARA SEUS SAPATOS

 

A gente não consegue imaginar um cara que tenha um closet abarrotado com centenas de sapatos, como  muitas mulheres (tem os caras apaixonados por tênis, mas isso é outra história). “É totalmente impossível estar bem vestido usando sapatos baratos”, disse nos anos 60 “Sir” Harry Emies, fundador da marca masculina britânica do mesmo nome.

Melhor ter poucos sapatos — e bons. Ou que, pelo menos, pareçam bons. Você nem se liga no que seu colega de trabalho está usando no pé, mas as mulheres reparam no sapato do homem já no primeiro encontro (incrível isso, não é?).

Ideal é que você tenha na sapateira:

  1. Calçados sociais estilo Oxford, Derby ou Brogue, pretos e marrons, para usar com terno, costume ou paletó combinado com jeans ou calça de algodão.
  2. Um modelo Loafer preto e outro marrom para combinar com jeans, calça de sarja ou algodão, bermuda e também roupa social em estilo mais casual.
  3. Mocassim ou Dockside para fazer parceria com bermuda, jeans e calça colorida, com barra curta ou dobrada. Todos podem ser usados sem meia (até os sapatos sociais).
  4. Uma bela bota para os dias frios.
  5. Tênis casuais de diversas cores. Mas tem que ter pelo menos um par de tênis brancos: eles são os sapatos da moda e podem ser usados com roupa casual e até social (como você viu pelas fotos acima).
  6. Dois pares de tênis esportivos para usar em dias alternados para correr e treinar (eles têm que secar bem antes de serem usados novamente, para evitar chulé).
  7. Uma sandália de couro bacana para usar com bermuda ou jeans e dois pares de havaianas para ir à praia.

Quer saber quais são os modelos de sapatos masculinos? Leia nosso post clicando aqui.

# ADOTE UM BOM CORTE DE CABELO

Um bom corte de cabelo pode ser aquele da moda, mas não necessariamente. A escolha depende do estilo que você segue (ou quer seguir agora), do seu tipo de trabalho, dos ambientes e círculos sociais que frequenta. Segundo pesquisa da Wahl Clipper, que faz máquinas de corte, 90% das mulheres preferem homens com cortes tradicionais, em contraponto aos estilos supermodernos. Não importa. O principal é manter a juba aparada (visite o salão uma vez por mês) e usar gel, pasta e cera para ajeitar a cabeleira.

Uma tendência bem atual são os cortes que exploram o movimento e a textura do cabelo e têm aparência bem natural. Clique aqui para ler o post completo sobre esse estilo.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter