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Você merece um banhão depois do treino

A chuveirada é o momento de relaxar os músculos que deram duro. Para espantar o calor e se sentir revigorado, confira a rotina ideal do vestiário.

Homem No Espelho - Banho na academia

Com o calor bombando do jeito que está, é hora de repensar sua rotina depois do treino. Não em relação ao shake de proteína ou ao frango com batata doce. Mas sim embaixo d’água, para espantar o calor, sentir-se revigorado e não suar ainda mais do que suou correndo na esteira ou levantando peso.  A chuveirada pós-treino é o momento de relaxar os músculos que trabalharam duro. E, depois, de dar um trato na pele. Seguindo os poucos cuidados a seguir, você alivia o calor, deixa rosto, corpo e cabelo nos trinques e ainda sai da academia com disposição para encarar qualquer desafio.

Nesse calorão, dá vontade de se enfiar no chuveiro frio, mas é melhor tomar banho morno. A água fria refresca na hora, mas por causa do choque térmico com o corpo quente gera mais calor e ativa as glândulas sudoríparas. É essa a reação que provoca aquela sensação chata de sair do banho e começar imediatamente a suar. Lave-se com água morna e só no final esfrie a água por um ou dois minutos. Como ela ativa o metabolismo e a circulação do sangue, aí sim você vai se sentir revigorado.

Lave o cabelo, mesmo que você já tenha lavado pela manhã. No verão, a temperatura alta e o sol na cabeça deixam o couro cabeludo ainda mais oleoso do que no inverno. Sim, depois do treino é melhor tornar a lavar do que deixar o cabelo sujo de suor e oleosidade, que podem contribuir para queda e caspa. Se seu cabelo for muito seco, use condicionador ou creme para pentear (sem enxague) depois do xampu.

Tome apenas o cuidado de optar por um xampu suave, indicado para uso diário, que agride menos os cabelos e evita o ressecamento dos fios.

Lave bem os pés. A recomendação parece óbvia? Não é, porque muitos homens acham que basta deixar água rolar nos pés para ficarem limpos. É preciso passar sabonete para eliminar bactérias, que vão contaminar o suor e provocar chulé.

Sem falar que o chão do box do chuveiro e o restante do piso da academia podem estar contaminados por fungos que vivem em lugares úmidos e causam micoses e a infecção conhecida por pé-de-atleta. No banho e ao circular pelo vestiário, não abra mão das sandálias. Seque bem os vãos entre os dedos antes de calçar meias e sapatos.

Depois do banho, passe hidratante corporal. O calor e o ar seco deixam a pele desidratada e o suor completa o quadro. O hidratante da pele e preserva o manto lipídico, camada superficial protetora formada por gordura e água que reveste a pele e ajuda a manter sua umidade natural.

Evite os hidratantes corporais em creme, que são mais gordurosos e densos e podem deixar aquela sensação desagradável de melação (ainda mais em quem é peludo).  Prefira produtos em forma de gel, que são mais refrescantes e leves. Existem à venda hidratantes específicos para uso masculino. Há também produtos para usar embaixo do chuveiro: você passa no corpo molhado, aguarda um tempinho e depois enxágua.

✔ Passe também hidratante no rosto. Não o mesmo do corpo, é claro: tem de ser um produto especificamente facial. No calor, as glândulas sebáceas da pele trabalham ainda mais e o resultado é o aumento da oleosidade e do brilho na cara. O hidratante facial restaura a umidade da pele removida pelo sabonete e “acalma” a atividade das glândulas.

Para prolongar a sensação refrescante e revigorante do banhão, se costuma passar perfume opte por um que seja esportivo. Fragrâncias que levam notas cítricas, aquáticas e verdes (como laranja, bergamota, menta, manjericão, alecrim e muitas outras) são frescas e energéticas. Os perfumes que têm no nome os complementos “Sport”, “Aqua”, “Summer”, “Fresh” ou “Blue” são sempre mais leves e refrescantes.

 

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