10 cortes de cabelo atuais para você se inspirar

Procurando inspiração para mudar o penteado? Mostramos dez estilos atuais para ajudá-lo a escolher o que combina com seu rosto e tipo de cabelo. 

Homem No Espelho - Cortes de cabelo masculinos 2016

Por Wilson Weigl

Fotos: Comodo/Agência Riguardare

Nunca antes na história os homens tiveram tantas opções de estilos de cortes e penteados. Na época de nossos pais e avós dificilmente alguém fugia do padrão: corte de inspiração militar nos anos 50 e 60, cabelão longo na era hippie dos anos 70, new wave na década de 80, cabelos arrumadinhos estilo yuppie nos anos 90, e por aí vai. Hoje (ainda bem!) somos livres para adotar o estilo que combina com nosso jeito de ser: undercut, degradê, topete pompadour, razor part, coque, comb over, bagunçado, espetado e muitos outros. Além disso, inúmeras opções de gel, pomada, pasta, cera e spray nos dão a maior força para modelar infinitos tipos de penteados.

Daí que, entre tantas alternativas bacanas, às vezes é difícil escolher um corte e um penteado com a nossa cara. “O segredo é ficar informado sobre as tendências e, acima de tudo, experimentar”, ensina o cabeleireiro Lucas Doney, educador internacional da marca americana Paul Mitchell. Isso mesmo: vale a pena gastar uns minutos na frente do espelho, munido de pente, escova, secador e o finalizador de sua preferência (ou dois).

“Os homens têm de aprender como pentear e modelar o cabelo de diferentes formas. Você pode estilizar um corte de cabelo de três jeitos diferentes, no mínimo”, diz Doney. Mas isso é algo que nem sempre se aprende sozinho, explica: “O cabeleireiro precisa ensinar o cliente a explorar melhor seu cabelo, para que ele possa chegar ao mesmo resultado sozinho em casa”.

Os cabelos abaixo foram cortados e penteados por Lucas Doney usando produtos masculinos Paul Mitchell e Mitch.

  • VISUAL CLÁSSICO

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch -2

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-3

Esse é um corte de cabelo que, apesar de bem atual, é perfeito para quem não quer ousar, porque transita em ambientes mais formais, por exemplo. O cabeleireiro Lucas Doney usou máquina na nuca e nas laterais para obter um visual bem clean. As linhas do corte foram desenhadas cuidadosamente com trimmer. Para modelar, foi usada pomada de alto brilho.

  • APARÊNCIA NATURAL

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-8

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch -10

Aqui o visual é bem natural, aproveitando a textura do cabelo. Para esse efeito, os fios foram cortados usando a técnica tradicional em camadas, usando tesoura. A pomada de brilho e fixação médios contribuiu para o aspecto natural.

  • ESTILO AFRO

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-7

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch -8

Nesta ideia bacana, para cortar o cabelo bem rente à pele deve ser usada máquina com pente de altura mais baixa possível. O desenho na lateral foi feito com navalha bem fina. Para modelar, a opção foi usar pomada de alto brilho, para compensar o aspecto fosco natural do cabelo.

  • ESTILO QUIFF

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-6

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch -5

O “quiff” é basicamente um topete “bagunçado”. Este corte de cabelo foi inteiramente trabalhado com tesoura e pente, com nuca e laterais baixas e bastante volume no alto da cabeça. A textura relaxada no topo foi realçada no penteado, usando pomada sem brilho, de fixação forte.

  • CABELO FINO

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-14

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-15

Usando tesoura, o cabeleireiro criou um visual em camadas que proporcionou aspecto de mais volume. A aparência bem natural do penteado foi conseguida com o uso de pasta de fixação forte e brilho natural, destacando as camadas para acentuar ainda mais o volume.

  • CABELO LONGO

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-13

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch -14

O grande “truque” ao cortar e modelar cabelos longos é conseguir um visual bem masculino. Este corte em camadas é ligeiramente mais curto na frente e mais comprido atrás. Para modelar o penteado, foi usada cera de fixação média e pouco brilho.

  • ESTILO BAGUNÇADO

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-5

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch -4

Neste corte de fios mais longos também nas laterais, o pulo do gato é a sensação de movimento. O efeito “bagunçado” foi reforçado pelo uso de pomada com efeito de cola, que tem alto nível de fixação e “segura” o penteado sem deixar o cabelo duro.

  • FRANJA EM DESTAQUE

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-11

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch -12

A técnica usada por Lucas Doney foi combinar máquina e pente de dentes largos, para definir os comprimentos e obter um visual clean. A franja foi deixada bem longa e modelada com pomada semifosca, para o penteado ficar com a aparência bem natural.

  • NOVO CLÁSSICO 

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-16

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-18

O clássico, como o nome já diz, nunca sai de moda. O modelo tem cabelo bem liso e, para criar o efeito de textura, Doney optou por trabalhar unicamente com a tesoura (as camadas bem definidas foram obtidas com a ponta da tesoura). O brilho discreto e a aparência natural foram conseguidos com o uso de pomada de fixação média e pouco brilho.

  • ESTILO REPICADO

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-19

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-20

Aqui, as laterais foram trabalhadas em degradê, com máquina, e o topo da cabeça bem repicado cuidadosamente com tesoura, no estilo que é conhecido pelo nome de “French crop”.  Para modelar, a opção foi usar pomada de fixação forte, mas sem brilho.

Modelos: Models Bank Agency (SP)

————————————————————————————————————————————

O MESTRE DAS CABEÇAS

Homem No Espelho - Cortes de cabelo 2016 - Paul Mitchell - Mitch-21

Quem assina todos os cortes e penteados acima é Lucas Doney, educador internacional da marca Paul Mitchell, radicado em San Diego, no estado americano da Califórnia. Doney viaja pelo mundo todo participando de workshops e eventos ligados ao universo dos cabelos.

1 Comentário

  1. Olá eu gostaria de umas dicas sobre que tipos de penteados eu posso fazer no cabelo pois possuo cabelo crespo e queria uma opinião de vocês sobre para qual penteado eu possa usar que ficaria bem em mim. Eu particulamente gostei do estilo clássico será que daria pra fazer no meu cabelo, e se sim que produtos eu precisaria comprar? caso vocês achem que não fique bem que penteado eu poderia fazer?

    um link com uma foto minha
    https://plus.google.com/photos/114387361556858721642/albums/profile/6322471606168517746?pid=6322471606168517746&oid=114387361556858721642

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.