Os 12 produtos que todo homem que se cuida deve ter no banheiro - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Os 12 produtos que todo homem que se cuida deve ter no banheiro

Com apenas 12 produtos, divididos entre rosto, corpo e cabelo, você cumpre a rotina básica perfeita de cuidados masculinos. Sim, só 12 produtos!

Por Wilson Weigl

GIF: Christian Bale no filme American Psycho (2000)

Ninguém aguenta mais ouvir falar que os homens estão se cuidando mais… É notícia velha. Não estamos mais preocupados com o que os outros pensam a respeito da quantidade de produtos que temos no armarinho do banheiro ou na necessaire.

Mas com apenas 12 produtos, divididos entre o banheiro e a gaveta do escritório., você cumpre a rotina básica perfeita de cuidados masculinos. Sim, bastam 12 produtos para manter o cabelo, a pele do rosto e do corpo nos trinques. Claro que, se você é barbudo, vai querer ter shampoo e óleo específicos para barba; caso tenha cabelo seco, vai usar condicionador ou leave-in. Tem chulé? Use desodorante para os pés… Pode ter uma coleção de perfumes também. Mas para garantir o cuidado bacana diário bastam esses produtos:

  1. Sabonete facial (em barra ou líquido)
  2. Sabonete corporal (em barra ou líquido)
  3. Shampoo bacana
  4. Hidratante facial
  5. Protetor solar facial de uso diário com FPS 30 ou 50
  6. Protetor solar corporal com FPS 30 a 70
  7. Esfoliante facial
  8. Desodorante
  9. Hidratante corporal
  10. Creme noturno anti-rugas
  11. Creme de contorno dos olhos
  12. Finalizador de cabelo (gel, pomada, pasta ou cera)

Vaja agora em que momento do dia você deve usar cada um desses produtos.

DE MANHÃ AO ACORDAR

  1. Lave o rosto com sabonete formulado para a pele facial, em barra ou líquido, como preferir. Ele não contém substâncias detergentes que ressecam a pele. Escolha um produto para pele mista ou oleosa, como é geralmente a pele masculina.
  2. Aplique no rosto hidratante, em gel ou loção, que engordura menos do que o creme. Vários produtos, além de hidratar, regulam a oleosidade da pele, evitando o brilho causado pela produção excessiva de sebo. Mate dois coelhos usando um produto polivalente que combine hidratante e protetor solar (com FPS 30 ou 50).
  3. Use no cabelo o modelador de sua preferência (gel, pomada, pasta ou cera) para deixar a juba exatamente do jeito que quer.
  4. Opte por um perfume mais suave do que aquele que usaria à noite. Uma pista: as fragrâncias que levam no nome o complemento “Sport”, “Acqua”, “Summer”, “Blue” são mais leves e refrescantes, com predominância de notas cítricas e aquáticas.

DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO

  1. A não ser que você sue muito, ao escolher o desodorante evite os antitranspirantes, que contêm substâncias que diminuem a produção das glândulas sudoríparas, como sais de alumínio. O ideal é deixar o suor fluir naturalmente durante o exercício. Use produtos que matam as bactérias causadoras do mau cheiro sem diminuir a sudorese.
  2. Ao pedalar, correr ou treinar ao ar livre, não abra mão do protetor solar no corpo e no rosto, mesmo em dias nublados (a radiação solar perigosa atravessa as nuvens). Escolha um produto para uso esportivo, que resiste melhor ao suor, adere mais à pele e não escorre nos olhos. Opte por FPS de 30 a 60, dependendo do seu tipo de pele.

DEPOIS DA ACADEMIA

  1. Vai tomar o segundo banho do dia? Se não estiver muito suadão, concentre a limpeza nas axilas e genitais, para evitar que sua pele fique ressecada pelo excesso de sabonete e suscetível à ação de bactérias que causam dermatites e coceira. Sabonetes líquidos em geral são mais suaves e gostosos de usar.
  2. Se for lavar o cabelo de novo, use xampu suave, de preferência de uso frequente. Esse tipo de produto agride menos os cabelos e evita o ressecamento dos fios.
  3. Depois do chuveiro, aplicar hidratante corporal ajuda a reter a umidade natural da pele e a preservar seu manto lipídico, camada de gordura que a reveste e protege de infecções.
  4. Se for sair, use no cabelo o modelador de sua preferência (gel, pomada, pasta ou cera). Mas lembre-se de retirar o produto antes de dormir (uma lavada rápida da cabeça pelo menos). Não é legal dormir com resíduos de produtos no cabelo.
  5. Em relação ao perfume, as regras não são mais rígidas como costumavam ser, mas há aspectos a levar em conta. Dependendo se treina de manhã ou à noite, escolha uma fragrância adequada ao momento. Pela manhã, prefira perfumes mais frescos, especialmente se for para o trabalho. Fragrâncias cítricas, aquáticas ou fougères estendem aquela sensação boa de energia e disposição que a gente sente depois de mexer o corpo. À noite, se tiver um encontro ou uma festa, pode optar por um perfume mais intenso e encorpado, como a eau de parfum (EDP), que tem maior concentração de essências. Mas pode usar também uma fragrância fresca, sem problemas. Enfim, é só questão de bom senso.

À NOITE, ANTES DE DORMIR

  1. Lave novamente o rosto com sabonete neutro formulado para uso facial, para retirar a oleosidade, a sujeira e poluição acumuladas na pele, que sempre contribuem para o surgimento de cravos e espinhas. Evite água quente, que primeiro resseca a pele e em seguida estimula a produção de óleo no chamado efeito rebote (veja abaixo).
  2. Após a limpeza, aplique hidratante facial, mesmo se tiver a pele oleosa. O sabonete, por mais suave que seja, deixa a pele seca. Se você não passar hidratante, as glândulas sebáceas “entendem” que têm de trabalhar ainda mais para compensar a secura da pele. O resultado é ainda mais oleosidade.
  3. Duas vezes por semana, em vez do sabonete líquido use no rosto um esfoliante, que retira não apenas sujeira e gordura, mas também células mortas da camada superficial da pele. Essa limpeza profunda deixa a pele lisa e macia, facilita o barbear e ajuda a prevenir cravos, espinhas e pelos encravados.
  4. Se você está chegando aos 30 anos, adote o hábito de aplicar no rosto um produto anti-idade, para prevenir rugas, em creme, gel ou sérum (aquele tipo de produto com textura bem líquida). Durante a noite, a renovação celular da pele fica mais acelerada e a capacidade de absorção da pele está a mil, reforçando a ação dos cosméticos. Quer dar o upgrade máximo? Use um creme no rosto e outro específico para a região do contorno dos olhos.

RECEBA AS NOVIDADES DO HOMEM NO ESPELHO NO SEU E-MAIL

Digite seu e-mail e receba notificações de novas publicações do site. É grátis!

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter