As regras para ficar elegante de roupa social - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

As regras para ficar elegante de roupa social

Roupa social é fácil de usar. Mas também é cheia de pegadinhas. Para você se destacar como "o" cara elegante, fizemos este guia com 27 regras de ouro da moda formal.

Homem No Espelho - Moda masculina - 27 regras para ficar elegante de roupa social

Por Wilson Weigl   @wilsonweigl

Tem homem que é obrigado a usar roupa social todo dia, mas não gosta. Tem homem que gostaria de usar roupa social todo dia, mas não pode. E ainda tem homem que acha ótimo usar terno todo dia porque não precisa quebrar a cabeça escolhendo roupa. Bom, não sabemos em qual categoria você se encaixa, mas queremos que faça bonito de terno e gravata, em qualquer ocasião.

Empresas e gestores mais do que nunca estão levando em conta o jeito de se vestir do funcionário. Não há como se destacar no trabalho sem prestar atenção na roupa nos mínimos detalhes. Talvez os únicos que consigam se vestir mal e se dar bem são os políticos de Brasília, que usam aqueles ternos desgraçados e ganham muito dinheiro. Mas isso é outro assunto que nem vale a pena discutir aqui, para a gente não ficar revoltado.

Para ajudá-lo a não dar mancada na roupa social, elaboramos este guia de 27 dicas. Aqui tem tudo o que precisa saber sobre caimentos, comprimentos, combinações de cores, camisas, gravatas, sapatos e meias. Antes, porém, a gente explica a diferença entre terno e costume.

Terno na verdade é o conjunto de três peças: paletó, calça e colete.

Costume é o conjunto de paletó e calça que todo mundo costuma chamar de terno.

LEIA TAMBÉM

Bem, a gente torce para que nossas dicas ajudem você a receber uma promoção ou aumento de salário! Confira. Se preferir, veja esta matéria em vídeo no canal do Homem No Espelho no YouTube:

Regra número 1

O caimento do terno ou do costume  deve ser perfeito. Mesmo o terno mais caro — pode ser Gucci, Prada, Armani — não vai ficar legal se não for perfeitamente ajustado às medidas do seu corpo. Paletó no comprimento errado, mangas longas demais ou calças folgadas destroem qualquer chance de ter um visual bacana.

SOCIAL12

Regra número 2

Os ternos e costumes com modelagem slim fit, mais próxima ao corpo, são a grande tendência em roupa social. Eles são bem ajustados ao corpo, com paletó de ombros mais estreitos e calça também mais justa e curta.

SOCIAL11

Regra número 3

Mesmo em modelagem slim fit o paletó não pode ser justo demais no corpo (nem largo, é óbvio). Uma dica para checar a medida ideal: você deve conseguir enfiar o punho fechado entre a camisa e o paletó abotoado.

SOCIAL13

Regra número 4

O paletó deve ter o comprimento certo, que é na altura da sua palma da mão fechada, com o braço esticado. Se for longo demais, ele dá impressão de que suas pernas são curtas, deixando você mais baixo e atarracado. Curto demais, faz o efeito contrário e espicha suas pernas.

SOCIAL4

Regra número 5

As mangas do paletó devem deixar à mostra aproximadamente 1,5 centímetro dos punhos da camisa. Caso fique mais longa, peça para ajustar; se ficar mais curta, experimente outra numeração de paletó.

SOCIAL14

Regra número 6

A calça deve ficar posicionada na sua cintura. Nem no quadril, nem no abdômen. Uma largura de cintura confortável é aquela em que dá para enfiar um dedo entre a calça e o corpo.

social15

Regra número 7

Nada de deixar a calça comprida demais, enrolada em cima do sapato. O comprimento certo, que atualmente é mais curto, deixa você mais alto e esguio.

SOCIAL16

Regra número 8

Há quem ache o terno (paletó, calça e colete) muito careta. Mas um colete bem ajustado ao corpo deixa você mais magro e moderno.

SOCIAL17

Regra número 9

Terno (ou paletó) e camisa aberta sem gravata compõem um look ao mesmo tempo elegante e descontraído, que cai bem no trabalho, em festas e compromissos informais.

SOCIAL2

Regra número 10

Você também pode usar camisa abotoada sem gravata, especialmente para descontrair o look. Só evite as camisas de colarinhos muito largos.

SOCIAL28

Regra número 11

O terno cinza é curinga no guarda-roupa masculino, porque pode ser usado tanto de dia quanto à noite. O cinza é uma cor neutra e versátil que fica bem com camisas de todas as cores. Ele pode ser cinza claro ou escuro.

SOCIAL9

Regra número 12

Os brasileiros ainda têm medo de arriscar na roupa social e não aprenderam a explorar os ternos de cores claras, que são elegantes e combinam com nosso clima tropical. Os tons de bege, areia e azul claro são perfeitos para usar durante o dia.

SOCIAL3

Regra número 13

Para deixar seu visual mais moderno, escolha uma padronagem mais ousada, em vez de optar por um terno feito em um tecido clássico.

SOCIAL18

Regra número 14

Caso o terno seja mais chamativo (de padronagem xadrez, por exemplo), equilibre o visual com camisa e gravata discretas.

SOCIAL19

Regra número 15

Gravata e camisa coloridas ou estampadas quebram a seriedade da roupa social. Só não exagere nas estampas e cores berrantes para ficar parecendo o Falcão. Use seu bom gosto para equilibrar o conjunto.

SOCIAL20

Regra número 16

Para deixar o visual mais moderno, use camisa de colarinho estreito. E combine com gravata também estreita.

SOCIAL21

Regra número 17

Combinar terno, camisa e gravata da mesma cor (como cinza, marrom ou azul), mas de tonalidades diferentes, é uma opção elegante e discreta.

SOCIAL23

Regra número 18

A camisa social não precisa ser lisa ou de listras finas. Aumente seu repertório além da camisa branca, azul clara, rosa e bege. Experimente combinar o terno com camisas xadrezes e listradas mais chamativas e também com estampas de flores, desenhos geométricos e abstratos. Também explore as padronagens das gravatas.

SOCIAL7

Regra número 19

Já é permitido usar camisa jeans com terno e gravata. Aliás, fica muito legal. Apenas evite em ocasiões e ambientes formais.

SOCIAL10

Regra número 20

O último botão do paletó (de baixo) deve ficar sempre aberto, a não ser que o paletó tenha um botão só.

SOCIAL6

Regra número 21

O paletó de abotoamento duplo (também chamado de jaquetão) é exceção à regra acima, porque deve ficar sempre fechado. Aberto ele fica horrível.

SOCIAL24

Regra número 22

No costume de três peças, o paletó pode ficar desabotoado, porque o colete já dá um ar alinhado ao visual. Mas você também pode usar o paletó fechado, principalmente em ocasiões bem formais.

SOCIAL25

Regra número 23

O lenço de lapela dá um ar elegante e sofisticado à sua produção. Você pode escolher usar o lenço da mesma cor da camisa ou de outra cor completamente diferente.

SOCIAL8

Regra número 24

alfinete de gravata também contribui para deixar o visual chique e formal. É um acessório masculino clássico que os homens precisam redescobrir. Sua função não é só estética, já que ele segura a gravata no lugar.

SOCIAL22

Regra número 25

Combinar o terno com qual cor de sapato? A regra é clara: terno preto com sapato preto; terno marrom com sapato marrom; terno cinza com sapato marrom ou preto; terno azul com sapato marrom ou preto. Sem discussão.

SOCIAL26

Regra número 26

Você também adotar com roupa social a tendência mankle — sapato sem meia e tornozelos à mostra. No caso do terno, a barra da calça não deve ser dobrada.

SOCIAL1

Regra número 27

Meias coloridas, listradas, xadrezes, estampadas, de bolinhas, são tendência. Mas só use se seu ambiente de trabalho for informal. Se não for, atenha-se às tradicionais pretas, marrons e azuis, sempre combinando com a cor do terno. E meia branca, só na academia ou no futebol.

SOCIAL27

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter