5 coisas que você deve saber sobre modelador de cabelo

Você sabe se é melhor usar cera, gel, pomada ou spray com cabelo seco ou úmido? Tem medo que o fixador faça seu cabelo cair? Tire da cabeça as dúvidas sobre os modeladores.

Por Wilson Weigl/ Foto: Junior Franch

Os modeladores fazem parte do cotidiano dos homens desde que nossos bisavôs melavam o cabelo com brilhantina grudenta, lá nos anos 1950, para modelar o topetão estilo rockabilly. Hoje é bem difícil encontrar alguém que não use gel,pomada, cera ou spray tanto para criar um penteado bacana quanto para controlar e deixar a juba no lugar o dia todo.

Mas muita gente não sabe muito bem  como aplicar do jeito certo cada tipo de fixador — se fica melhor com o cabelo seco ou úmido, por exemplo. Sem falar daqueles caras que vivem com a consciência pesada de que o uso frequente dos modeladores poderá trazer algum problema no futuro — tipo ficar careca.

Tiramos abaixo as 5 principais dúvidas que rolam por aí em torno dos modeladores que a gente põe na cabeça.

  • É MELHOR USAR MODELADOR COM CABELO SECO OU MOLHADO?

Se quer um resultado mais forte, o ideal é aplicar o produto no cabelo seco. Para o efeito mais suave e natural, o certo é passar no cabelo ainda úmido, depois de lavar.

Lembre-se de que não é por que você passou o modelador com cabelo úmido que ele vai ficar com aspecto brilhante. O que importa é o grau de brilho do produto — molhado, semi-mate ou mate (fosco). O gel quase sempre proporciona aspecto molhado e com brilho, enquanto as pomadas e ceras são disponíveis em diversos níveis de brilho.

  • MODELADOR PODE FAZER CAIR CABELO?

Nenhum gel, pasta ou cera de boa qualidade é prejudicial ao cabelo ou contribui para a calvície. Porém, produtos que contenham álcool podem deixar os fios ressecados e quebradiços.

Na maior parte dos casos, a queda de cabelo acentuada é determinada por fatores hereditários (alopecia androgenética). Mas os especialistas em cabelo alertam que resíduos de modelador acumulados nos folículos capilares do couro cabeludo podem comprometer o crescimento saudável dos fios, por “entupir” as raízes. Daí pode provocar a queda ou acentuá-la em quem já tem algum tipo de problema no couro cabeludo.

O certo, então, é lavar o cabelo à noite para retirar o modelador usado durante o dia e, principalmente, dormir com a cabeça limpa, livre de oleosidade, sujeira e restos dos produtos, para o couro cabeludo “respirar”.

Desabar na cama com gel ou cera uma vez ou outra não tem problema. Só não deixe isso virar rotina.

Uma boa também é usar uma vez por semana xampu anti-resíduos (existem vários unissex à venda). Eles fazem uma faxina profunda no couro cabeludo, eliminando os restos de produtos químicos, sujeira e excesso de oleosidade que “sufocam” as raízes dos cabelos.

  • USAR MODELADOR TODO DIA PREJUDICA O CABELO?

Os bons modeladores são formulados para uso frequente e muitos deles (os mais caros, diga-se de passagem) têm ingredientes que também contribuem para a saúde capilar (como vitaminas, por exemplo). Podem ser aplicados diariamente, sem susto.

Se você optou por um produto de qualidade, a questão é não desperdiçar, usando mais do que o necessário. O quanto você deve usar para modelar o cabelo varia de acordo com o comprimento dos fios e o efeito que você deseja dar ao penteado (mais natural, usando menos produto, por exemplo). Mas a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de 1 real geralmente é suficiente.

E se você quer aprender a usar as quantidades certas de outros produtos masculinos (protetor solar, hidratante, esfoliante, creme) para obter seu melhor efeito, sem desperdício, leia o post clicando aqui.

  • É MELHOR APLICAR GEL OU CERA COM PENTE OU OS DEDOS?

O pente ajuda a aplicar o produto por toda a extensão dos fios, enquanto com os dedos você pode aplica-lo de um jeito mais superficial. Por isso, use o pente para modelar o cabelo de um jeito mais certinho e assentado e os dedos para deseja um efeito mais “bagunçado” e natural.

Caso você queira que o produto atinja todo o comprimento dos fios, pode usar o pente para aplicar e, depois, usar os dedos para despentear as mechas e ajeitá-las do jeito que deseja.

O ideal, porém, é passar o produto apenas nos fios, evitando que ele chegue às raízes, por causa de tudo o que a gente explicou acima sobre a saúde do couro cabeludo e dos folículos onde nascem os fios).

  • PODE-SE USAR GEL OU POMADA NA PRAIA OU NA PISCINA?

Não, deve-se evitar qualquer tipo de produto. Primeiro, por que você deveria ir penteado à praia, que é um ambiente totalmente relax?

Sol também não combina com modelador, porque a radiação solar já resseca o cabelo por natureza. Imagina então com gel ou pasta! Algumas pastas e ceras oferecem proteção contra os raios UVA e UVB, mas só vale para andar um pouco sob o sol.

QUAL O TIPO DE PRODUTO IDEAL PARA SEU CABELO?

Hoje você encontra à venda uma infinidade de categorias de modeladores, em gel, cera, pomada, spray ou mousse. Além de apresentar em diferentes texturas (das aquosas e leves até as mais grossas e espessas), eles oferecem diversos níveis de fixação (leve, média, forte ou extra-forte) e brilho. Há, por exemplo, aqueles que deixam o cabelo fixo no lugar de manhã à noite e outros que permitem remodelar e mudar o penteado a qualquer momento (tipo arrepiar ou “bagunçar” o cabelo depois de sair do trabalho).

Procure o modelador que melhor se adeque a seu tipo de cabelo (mais fino, grosso, seco ou oleoso) e ao visual desejado (mais formal, natural, com topete). Como cada cabeça tem uma sentença, o melhor caminho é experimentar vários produtos até encontrar o que melhor funciona para você. Ou ter vários tipos de modeladores no armarinho e ir variando o penteado de acordo com o efeito proporcionado por cada um deles.

Para saber como tirar o melhor partido de cada tipo de produto, de acordo com o efeito desejado e seu tipo de juba, leia o post clicando aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.