7 mancadas masculinas nos cuidados diários

Por mais que a gente queira seguir as regras dos cuidados com rosto e cabelo, mesmo sem querer dá umas bolas fora. Confira sete mancadas masculinas comuns na rotina diária.

Homem-No-Espelho-7-erros-nos-cuidados-pessoais

Por Wilson Weigl   

Por mais que a gente queira seguir as regras dos cuidados com o rosto e o cabelo, mesmo sem querer — ou sem saber — acaba dando umas bolas fora, algumas por preguiça, outras por negligência. Algumas dessas faltas passam batido, caso não virem rotina; outras são dignas de cartão vermelho.  Confira as sete mancadas masculinas mais comuns no trato diário.

 Homem No Espelho - Cuidados com a pele do rosto

1. LAVAR DEMAIS O ROSTO

A maior parte dos homens sofre com excesso de oleosidade no rosto, que deixa a cara brilhando pouco tempo depois de lavar. O erro é lavar várias vezes por dia, porque, por incrível que pareça, excesso de limpeza piora o problema. “Isso provoca um efeito rebote, que traz de volta todo o óleo retirado com água e sabonete”, explica o dermatologista Marcelo Bellini, da clínica Corpo em Evidência (SP). “As glândulas sebáceas trabalham ainda mais para compensar o ressecamento provocado pela retirada do sebo cutâneo, que serve como hidratação e proteção da pele.” Lavar o rosto duas vezes por dia — pela manhã e à noite — e, talvez, mais uma à tarde, é mais do que suficiente.

Homem No Espelho - Proteção Solar Coberto

2. LAVAR O ROSTO COM O SABONETE DO CORPO

O produto formulado para uso corporal não é tão suave quanto o feito para o rosto. Por isso, seus agentes químicos são mais agressivos, deixam a pele ressecada e causam o efeito rebote explicado acima. Escolha um produto específico para uso facial, em gel ou barra, que tem ingredientes hidratantes, e prefira os criados para a pele masculina (mais grossa e oleosa do que a feminina).  “Quem sofre de acne pode optar pelos sabonetes com ácido salicílico ou glicólico ou enxofre, que têm ação secativa”, diz Marcelo Bellini.

Homem No Espelho - Dormir..

3. NÃO LAVAR O ROSTO ANTES DE DORMIR

Tem caras que acham que jogar água na cara vai despertar e prejudicar o sono. A gente discorda. Pior é ir para a cama com o rosto oleoso e impregnado de sujeira e poluição — meio caminho andado para o surgimento de espinhas. Lave o rosto com sabonete facial (como faz pela manhã) e passe hidratante ou creme anti-idade. Lógico que desabar na cama de vez em quando, depois de um dia exaustivo, não pega nada. Mas não deixe esse descuido virar rotina.

Homem No Espelho - Banho..

4. NÃO LAVAR O CABELO TODO DIA

A não ser que seu cabelo seja muito seco, de verdade, está liberado lavar o cabelo diariamente. Não provoca queda, nem danos ao couro cabeludo. Errado é dormir com o cabelo sujo, impregnado da gordura produzida pelas glândulas sebáceas, suor e poluição, o que pode contribuir para caspa e queda. O principal cuidado é escolher xampu e condicionador indicados para seu tipo de cabelo. Ah, enfiar o cabelo no chuveiro sem passar xampu é o mesmo que não lavar. “A água não limpa o couro cabeludo”, diz o cabeleireiro Andy Vieira. Você só espalha oleosidade e resíduos pelos fios e por toda a cabeça.

Homem No Espelho - Acne.

5. ESPREMER CRAVOS E ESPINHAS

Fazer justiça com as próprias mãos, com as unhas, pode fazer estragos na sua pele. Há risco de o cravo virar uma bela espinha e esta pode inflamar ainda mais e render uma cicatriz de acne. O gel secativo à base de adapaleno costuma fazer um bom serviço na luta contra as espinhas que insistem em aparecer na véspera de uma festa. Caso as espinhas sejam um problema recorrente na sua vida, uma boa ideia é fazer regularmente limpeza de pele em uma clínica de estética.

Homem No Espelho - Protetor Solar..

6. NÃO REAPLICAR PROTETOR SOLAR NO ROSTO E NO CORPO

Você já ouviu milhares de vezes que precisa usar filtro solar diariamente no rosto para prevenir problemas que vão dar as caras no futuro: rugas, pele flácida, manchas e até câncer. Se não adotou o hábito, só pode ser por preguiça. Mas mesmo que faça a coisa certa todo dia pela manhã, a gente aposta que não reaplica o protetor no decorrer do dia. Por mais potente que seja o filtro, não fica na pele o dia todo. Para facilitar sua vida, use um hidratante com dupla função, que também age como filtro solar. Para a praia ou a piscina, vale o mesmo alerta: não adianta passar o protetor no corpo uma vez só. Os dermatologistas insistem que é preciso reaplicar o produto a cada duas horas ou depois de cair na água várias vezes.

Homem No Espelho - celular

7. NÃO LIMPAR SEU CELULAR

Uma das causas menosprezadas da acne é colocar no rosto seu telefone impregnado de sujeira e germes. “O celular é uma grande fonte de contaminação”, diz Marcelo Bellini. Os bichinhos malignos se mudam para sua face e se instalam nos poros, causando inflamação (as espinhas). Limpe regularmente seu companheiro de vida com algodão com álcool ou lenço umedecido (desses de limpar o rosto).

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.