7 mitos sobre cabelo que você deve tirar da cabeça

Falam por aí tanta bobagem sobre coisas que causam queda ou enfraquecimento do cabelo — tipo lavar demais ou usar muita pomada — que acabamos ficando impressionados. Separe o fato da ficção.

Homem-No-Espelho-5-mitos-sobre-a-queda-de-cabelo

Por Wilson Weigl

Tem tanta informação furada na internet sobre queda de cabelo e calvície que, se a gente der bobeira, acaba mesmo ficando careca antes da hora, por causa de tanta preocupação inútil. Alguns dos mitos são verdadeiras lendas urbanas muito antigas, que nem sabemos porque ainda sobrevivem. Outros mitos são puro fruto da desinformação.

LEIA TAMBÉM

Fato é que todo homem tem um puta medo de ficar careca. E vamos fazer tudo o que for possível para conservar nossos amados fios na cabeça. E também queremos ter o cabelo mais bonito e saudável possível. Mas sem neuras, ok? Veja 7 mitos que você tem que tirar da sua cabeça.

Mito 1: não se deve lavar o cabelo todo dia

Homem No Espelho - 5 mitos sobre queda de cabelo-2

Uma das piores visões do mundo é alguém de cabelo ensebado. Está liberado lavar o cabelo diariamente. Não provoca queda, nem danos ao couro cabeludo. O cuidado é escolher um shampoo de uso diário, que é mais suave e serve para quase todos os tipos de cabelo. Ou um shampoo indicado para seu tipo de cabelo — oleoso, seco, cacheado, grisalho etc. 

Se seu cabelo for realmente muito, muito seco mesmo, você até pode lavar um dia sim, outro não. Mas se usar um shampoo para cabelo seco, condicionador e leave-in (creme para pentear) seu cabelo não vai ficar ressecado mesmo lavado diariamente.

A boa higiene capilar é fundamental para evitar inflamações no couro cabeludo que podem realmente provocar queda. Os especialistas afirmam que rui mesmo é ficar com o couro cabeludo e os fios impregnados da gordura produzida pelas glândulas sebáceas, suor e poluição. Se você faz academia, não fique com a juba suada depois de malhar. 

Mito 2: se meu pai é careca, também vou ficar

Homem No Espelho - 5 mitos sobre a queda de cabelo-6

Talvez sim, talvez não. A forma de calvície mais comum, a alopecia androgenética, realmente tem fundo hereditário. Só que os genes são herdados tanto do lado paterno quanto materno e também podem pular gerações. Apesar de seu pai ser cabeludo, você pode herdar a predisposição à calvície da árvore genealógica de sua mãe, do pai ou avô dela.  de sua bisavó ou tataravó. Os genes também não são herdados por todos os irmãos de um mesmo pai e mãe: você pode manifestar a calvície mas não seu irmão. Ou vice-versa.

Também existem outros favores que predispõem à calvície. Segundo os médicos, 10% dos casos de queda de cabelo têm fundo psicológico ou emocional: estresse, fadiga, depressão e ansiedade contribuem para a queda. Assim, se seu pai for um sujeito estressadíssimo e você leva a vida numa boa, seu cabelo vai continuar firme e forte na sua cabeça por muito tempo.

Mito 3: gel, pomada e cera aceleram a queda do cabelo

Homem-No-Espelho-5-mitos-sobre-a-queda-de-cabelo

Calvície e a queda estão relacionadas à genética e a outros problemas sem relação com nenhum tipo de modelador. Como a gente disse acima, a alopecia androgenética, a mais comum entre os homens, tem origem genética e afeta os bulbos capilares. Entretanto, o acúmulo dos resíduos de finalizadores pode obstruir esses folículos, enfraquecendo os fios e comprometendo a saúde capilar. Uma boa chuveirada antes de ir para a cama elimina os restos que podem prejudicar o cabelo.

O cuidado é escolher produtos de boa qualidade, que não contenham álcool (que resseca o cabelo). Alguns modeladores contêm ingredientes que fortalecem os fios. Por isso, vale a pena investir um pouco a mais nas marcas de qualidade.

Mito 4: cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido

Homem No Espelho - 5 mitos sobre queda de cabelo-3

Os fios crescem em média de 1 a 1,5 cm por mês e passar a tesoura neles não acelera esse ritmo. Para quem usa o cabelo mais comprido, cortar as pontas dá a impressão de que o cabelo ganhou vigor, mas é que apenas saem fora as pontas duplas e quebradas.

Não tem fundamento científico cortar o cabelo de acordo com as fases da Lua, para que ele fique mais cheio ou cresça mais rápido ou mais devagar.

Fique ligado no ritmo que seu cabelo cresce para não perder o corte. O ideal é ir ao salão de cabeleireiro ou barbeiro a cada 20 ou 30 dias.

Mito 5: raspar careca faz o cabelo crescer mais forte

Homem-No-Espelho-5-mitos-sobre-a-queda-de-cabelo

Se você costuma raspar a cabeça e acha que os fios nascem com mais força, desculpe desanimar, mas o que acontece é uma ilusão. Os fios são mais grossos e duros ao despontar, mas logo quando crescem assumem sua espessura normal. Raspar o cabelo nem aumenta sua força nem evita a queda. Pena, né? Porque se fosse assim bastava fazer isso periodicamente para evitar ficar calvo.

Mito 6: deve-se sempre mudar de shampoo para o cabelo não se acostumar

Homem-No-Espelho-5-mitos-sobre-a-queda-de-cabelo

O cabelo nunca se “acostuma” com um tipo de shampoo, como se ele parasse de fazer “efeito”. Se você encontrou uma marca que lhe agrade, continue firme com ela.

Intercalar dois tipos diferentes de shampoos pode ser uma opção quando você sentir que seu cabelo está mais ressecado ou oleoso, quando quer fazer uma limpeza profunda (com shampoo anti-resíduos) ou algo do gênero. Se não for o caso, não é preciso trocar periodicamente de shampoo.

Mito 7: quando se arranca um cabelo branco, nascem dois

Homem No Espelho - 5 mitos sobre queda de cabelo-5

Não tem bobagem maior que essa. Arrancar o fio branco (ou escuro) não influencia o mecanismo celular. Os cabelos grisalhos chegam sempre, para qualquer pessoa, mas a idade em que o processo começa é determinado por fatores hereditários. Alguns homens já têm fios brancos bem cedo e outros quase cinquentões quase não têm.

Segundo os especialistas em cabelo, o principal fator que influencia o surgimento e a quantidade dos brancos é genético. A descoloração acontece quando começam a morrer os melanócitos, as células que produzem a melanina, pigmento que dá a cor ao fio. 

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.