Aprenda a desenhar os contornos da barba

Para manter a barba nos trinques (seja curta, média ou no estilo lenhador), desenhe os contornos no pescoço, bochechas e costeletas como um barbeiro profissional! 

Homem-No-Espelho-Estilos-de-barbas

Por Wilson Weigl    @wilsonweigl

Antigamente cultivar a barba era bico: bastava parar de cortar. O cara podia deixar a barba crescer até o umbigo, sem problemas! Hoje, adotar os estilos de barba da moda — curta, “por fazer”, ou mais longa, do jeito lenhador ou “lumberjack” — dá trabalho. Você precisa dedicar tempo para aparar e manter os pelos em ordem e usar produtos bacanas (xampu, condicionador, óleo) para lavar e hidratar. Insistir em manter a barba descuidada e mal aparada só funciona para quem curte o visual de náufrago ou mendigo. Ou tem a autoestima alta a ponto de não estar mesmo nem aí com a aparência, tem emprego 100% seguro e uma mulher que dedica a ele amor incondicional. Nesse caso, ok!

Se você não se enquadra nesse grupo, e concorda que a aparência é fundamental no trabalho e nos relacionamentos, vamos ajudá-lo a manter a barba nos trinques. O principal é desenhar os contornos do pescoço e das bochechas (com lâmina ou máquina), para eliminar aqueles pelos que despontam completamente fora de lugar. Por isso, a gente acha que o ideal é procurar um barbeiro profissional, que conhece muito bem as linhas do rosto e os ângulos de crescimento dos fios. Mas para quem prefere colocar mãos à obra em casa, ensino como desenhar os contornos e deixar sua barba bem alinhada.

LINHA DAS BOCHECHAS

Fica bacana desenhá-las em linha reta da altura da orelha ao final do bigode. Essa linha é a A-B, que aparece na foto abaixo em azul. Use o aparador ou a lâmina para definir os contornos. Mas você também tem a opção de desenhar os contornos das bochechas em formato mais quadrado ou arredondado, segundo sua preferência ou formato de rosto. Certifique-se, porém, de que os dois lados estão rigorosamente simétricos.

LINHA DO PESCOÇO

O ideal é limitar os pelos a dois centímetros acima do seu pomo-de-adão. Mantenha essa linha um pouco abaixo da mandíbula até a área abaixo dos lóbulos das orelhas. Na foto abaixo, a linha inferior (verde) traça a reta entre a parte inferior da orelha e o queixo, fazendo um ângulo de 90 graus com o pescoço.

LINHA DAS COSTELETAS

Desenhe a parte externa da costeleta (do lado da orelha) em linha reta até chegar ao ponto em que ela chega até ao pescoço e à mandíbula.

LINHA DO QUEIXO

Não deixe os fios espetados apontando para fora. Apare-os da maneira mais reta possível para baixo. Se sua barba for longa, use uma tesoura para baixar os pelos do queixo e deixá-los retos. Tome como base a linha verde superior da foto.

Homem-No-Espelho-Estilos-de-barbas

No mais, não importa qual seja o tamanho da sua barba, curta ou longa, faça a manutenção como os barbeiros mandam:

✔Apare os fios, com tesoura ou aparador elétrico, e desenhe os contornos, com lâmina ou aparador, uma vez por semana.

✔Antes de passar a lâmina, aplique no rosto uma toalha molhada com água quente, para amolecer a pele e os pelos.

✔De preferência, use gel de barba transparente, que não faça espuma. Fica mais fácil enxergar os lugares onde passar a lâmina.

✔Depois de raspar os pelos, aplique toalha molhada em água fria, para fechar os poros (evita infecções) e hidrate a pele com pós-barba em creme, loção ou gel.

✔ Apare as pontas do bigode com tesourinha de pontas finas ou arredondadas. Não deixe os pelos ultrapassarem a linha do lábio.

24 Comentário

  1. Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544
    quest bars cheap
    I am really loving the theme/design of your weblog. Do you ever run into any web browser compatibility
    problems? A handful of my blog audience have complained about my site
    not working correctly in Explorer but looks great in Firefox.
    Do you have any advice to help fix this issue?
    Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544 quest bars cheap

  2. With havin so much content and articles do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of exclusive content I’ve either created myself or outsourced but it seems a lot of it is popping
    it up all over the internet without my permission. Do you know any ways to help
    stop content from being ripped off? I’d really appreciate it.

  3. I was suggested this website by means of my cousin. I’m not positive whether or not this post is written by way
    of him as no one else understand such designated about my trouble.
    You’re amazing! Thank you!

  4. Hey! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me
    of my good old room mate! He always kept chatting about this.

    I will forward this post to him. Fairly certain he will have a good read.
    Thank you for sharing!

  5. Hello There. I found your blog using msn. This
    is a very well written article. I will be sure to
    bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post.
    I’ll definitely comeback.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Barba perfeita: os 5 mandamentos para o visual nota 10 - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
  2. Os cuidados para causar a melhor impressão em um encontro - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
  3. Google

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.