Barba rala, falhada, que demora para crescer. Isso tem jeito?

Você quer uma barba cheia e grossa, mas no espelho só vê uma penugem cheia de falhas. Será que dá para fazer os fios engrossarem e crescerem rápido?

Por Wilson Weigl

Os barbudos estão por todo lado, mas você olha no espelho e vê uma barbicha rala, fina e cheia de falhas. Eu gostaria de dizer de cara que existem mil maneiras de transformar a penugem facial numa barba cerrada, mas estaria faltando com a verdade. É difícil mudar a natureza dos pelos, para que engrossem e fiquem cheios. Mas continue lendo.

Existem dicas por aí que “ensinam” a fazer a barba de um jeito ou de outro para que os fios engrossem e cresçam mais rápido, sugestões de produtos milagrosos e receitas caseiras de “bombas” misturando remédios. Nada disso funciona.

Não adianta se barbear todo dia (ou até mais de uma vez por dia), nem passar a lâmina no sentido contrário ao crescimento dos fios (o famoso escanhoar). Ao despontar, os pelos são mais grossos perto da raiz, o que dá a impressão de “força”. Ao crescer, afinam e assumem a espessura normal. Se raspar o cabelo fizesse crescer fios onde eles não existem, ninguém seria careca, concorda?

Os dermatologistas e tricologistas (especialistas em cabelo) vêm tendo bons resultados com o uso do minoxidil para estimular o crescimento da barba. O remédio, que há muitos anos tem eficiência comprovada no combate à queda de cabelo, tem apresentado eficácia no desenvolvimento dos pelos faciais. Mas não faz milagre (leia abaixo).

A melhor opção é consultar um especialista para fazer uma avaliação do seu caso. Porque a genética manda nas características da barba (como do cabelo, aliás). Mas nem todo mundo pode bancar uma consulta médica só para avaliar a barba, é fato.

LEIA TAMBÉM

Como a indústria cosmética evolui rapidamente, vale ficar atento a novos produtos que prometem fortalecer as raízes e os fios e até preencher as falhas da barba. Mas nem todos são confiáveis, ok? Antes de investir seu dinheiro suado em um produto que não vai dar resultado, informe-se, pesquise, veja comentários (cuidado com os fakes). Ou, melhor ainda, peça a opinião de um dermatologista.

O fator genético e o estilo de vida

Da mesma forma que acontece com o cabelo, a cor, a quantidade e a estrutura dos pelos da barba são influenciadas principalmente por fatores genéticos. O jeito de seu cabelo e da sua barba está no DNA herdado da sua família. E também a quantidade de fios de barba não têm relação direta com o cabelo. Muitos caras têm cabeleira farta, mas só penugem facial. Outros têm barba cerrada, mas são carecas.

À parte a genética, está comprovado que se alimentar mal, dormir pouco e viver estressado prejudica a força de crescimento dos pelos. Dieta pobre em nutrientes, cheia de porcarias e comidas gordurosas, e privação de sono podem comprometer o crescimento do cabelo e da barba. Ao contrário, uma alimentação equilibrada — rica em frutas, legumes, peixes, carnes magras e gorduras saudáveis — e boas noites de sono contribuem para a saúde do cabelo e da barba.

Caso queira experimentar, pode complementar sua dieta com suplementos vitamínicos que prometem fortalecer o cabelo. Você encontra vários à venda, mas o ideal é pedir a um dermatologista ou tricologista (especialista em cabelo) uma fórmula com os ingredientes indicados para seu caso. Mas mesmo assim os resultados não são garantidos. Seja como for, as cápsulas de vitaminam podem fazer bem à sua saúde, de modo geral.

Produtos de crescimento funcionam?

Basta dar um Google para descobrir truques para fazer a barba crescer e receitas de produtos  como “shampoo bomba” para fazer em casa. Cuidado com o que você encontra na internet. Você encontra também opções de cosméticos (shampoos, cremes e loções) com ativos que estimulam o crescimento da barba, referendados por influenciadores e blogueiros que, com certeza, ganharam grana para fazer propaganda do produto.

Os produtos “sérios” podem conter substâncias que deixam a pele ou os pelos mais nutridos, hidratados e saudáveis, mas não têm ação comprovada sobre o desenvolvimento da barba. Experimentar é por sua conta e risco, mas procure produtos de marcas idôneas e conhecidas, cheque os comentários e  avaliações. E se você usou um produto e obteve resultado, deixe seu comentário no final deste post.

Remédios funcionam?

Há controvérsias sobre a eficácia no crescimento da barba dos medicamentos usados nos tratamentos de queda de cabelo, que contém substâncias como minoxidil, finasterida e biotina.

No caso do minoxidil, os dermatologistas afirmam que o remédio dá resultado na barba e costumam prescrever o produto manipulado em farmácias, com concentração de 5% para uso no rosto. Médicos que usam o ativo ressaltam, porém, que os resultados só costumam aparecer após um período de 45 dias a 3 meses de uso (muitos caras desistem porque acham que não está funcionando).

O minoxidil é um remédio de uso contínuo, ou seja, precisa ser usado indefinidamente. Não adianta usar só por um tempo e parar. Leia o post sobre o minoxidil clicando aqui.

Explore aquilo que você tem

Mesmo se sua barba não for exatamente a dos seus sonhos, explore o que você tem. Se ela é falhada nas bochechas, experimente adotar cavanhaque. Se for rala, lembre que barba bem curta (no estilo que se chama sombreado ou por fazer) também está na moda. Dando um trato periódico, aparando direitinho, ela pode ficar bacana. Tenho um post que ensina como tirar partido da barba rala: leia aqui para aprender os truques.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

20 Comentário

  1. estou no tratamento contra acne com roacutan, meu rosto já não tem espinhas contudo ultimamente tem surgido mais pelos no meu rosto, tem alguma coisa haver com o desaparecimento da acne? lembrando que o remédio tem a vitamina A como base.

    • Oi, João, a gente acredita que não tem nada a ver. Mas é melhor consultar o dermatologista, principalmente se foi ele quem receitou o medicamento. Abraço

  2. Gostei do artigo, mas só uma pergunta, se possível me responda: Meu falecido pai tinha a barba perfeita, sem falha alguma, meus irmãos por parte de pai também tem boa barba. Eu tenho 23 anos e minha barba é super rala e falhada(só fui começar a ter barba no queixo ano passado com 22 anos).

    Posso ainda ter esperanças? Genética pra barba eu tenho como disse acima, e eu tenho muitos fios loiros no rosto também. Enfim, não sei o que acontece de errado comigo pra mim não ter… queria ter mais barba, mesmo que com algumas falhas… abraço

    • Thiago, às vezes a tendência à calvície, à barba rala ou ter o corpo peludo ou liso vem dos genes do lado da mãe, e não do pai. E pode pular gerações também (tipo a gente pode puxar o avô). Não existe produto milagroso que faça crescer barba. Leia nosso post que explica como explorar a barba rala de jeito bacana.

  3. Tenho barba rala e falhada, não deixando preenche o rosto todo.
    E tenho muito problema com acne.
    Isso interfere o crecimento?
    Como faço para não ter mais acne?

  4. alguém tem uma dica para engrossar os pelos da barba,minha cara é fechada de pelos,só que são finos,só falta engrossar,tenho 17 anos e estou usando minoxidil a 5 meses.

  5. Eu tenho minha cara lotada de pelos e fecha o rosto inteiro,só que são finos,alguém tem uma dica para engrossar os pelos,tenho 17 anos e estou usando minoxidil a 5 meses

  6. Boa tarde eu tenho os pelos da barba mto grosos e com falhas, minha pele e oleosa nao sei se isso que faz os pelos crescer groso mais e mto ruim, queria saber se tem algum procedimento que possa fazer para os pelos ficar mais juntos e mais finos

    • Leia nossa matéria sobre barba rala. Se alimentar bem ajuda a ter barba e cabelo mais saudável, mas a barba depende de fatores genéticos. Curta sua barba e aprenda a explorar o que você tem. leia também a matéria sobre isso.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.