Caspa: dá para se livrar dela para sempre?

A caspa é um problema para nós, homens, porque costuma andar junto com a queda de cabelo. Saiba o que você pode fazer para controlar essa chatice.

Caspa - dermatite seborreica

A maior parte de nós nunca viu neve — a não ser aquela que cai nos ombros e no casaco.  A caspa é geralmente um enorme problema para nós, homens, porque, além de causar desconforto, costuma andar junto com a queda de cabelo (a gente explica porquê daqui a pouco). Para piorar o que já é ruim, ela costuma se agravar no inverno, sob a influência de vários fatores (que também já vamos explicar mais abaixo).

Essa doença do couro cabeludo (sim, é uma doença), a dermatite seborreica, tem origem genética e não tem cura, só possibilidade de controle. “O gene predispõe as glândulas sebáceas do couro cabeludo a trabalhar em excesso”, explica o tricologista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e diretor da clínica Instituto do Cabelo (SP). O excesso de oleosidade obstrui os poros e sufoca as células do couro cabeludo, e essa camada gordurosa, quando seca, se desprende em forma de flocos. Em alguns casos, há coceira e sensação de ardência na cabeça.

Ah, sim, a queda de cabelo! O aumento do sebo cria um ambiente propício ao crescimento de microrganismos e fungos que inflamam o couro cabeludo e contribuem para a queda dos fios. “Segundo estatísticas do consultório, mais de 90% dos homens com calvície hereditária também têm caspa”, conta Barsanti.

Além do descontrole sebáceo de fundo genético, o estilo de vida também joga lenha na fogueira. Estresse, ansiedade, falta de sono e alimentação ruim (cheia de comidas gordurosas e doces) são inimigos do cabelo saudável. “A recomendação é levar uma vida saudável e adotar uma dieta equilibrada”, diz o médico.

A situação piora quando se tem costume de tomar banho com água muito quente (que resseca o couro cabeludo), bebe-se pouca água (que contribui para esse ressecamento) e usa-se bonés e gorros.

O primeiro passo de quem descobre que tem caspa é comprar uma loção ou um xampu, mas o tricologista alerta que esses produtos só devem ser usados por tempo limitado. Seu uso contínuo e indiscriminado pode provocar um aumento de resistência das bactérias e fungos, causando um efeito rebote que agrava o problema. “É por isso que muita gente sente que, depois de semanas ou meses, o xampu começa a não fazer mais efeito”, lembra Barsanti. Para complicar, muitas vezes a caspa é confundida com doenças que têm sintomas semelhantes, como a psoríase. Nesses casos, xampu anticaspa não funciona mesmo e a doença, sem ser tratada, pode avançar.

Por isso, a recomendação é consultar um tricologista ou dermatologista especializado em cabelo. O diagnóstico é feito por meio de um exame de cultura do couro cabeludo e o estudo do histórico clínico do paciente. O tratamento geralmente é um combo que inclui peeling do couro cabeludo com substâncias à base de plantas, higienização com produtos fungicidas e aplicação de laser (que combate a inflamação local).

Luciano Barsanti alerta que nem todo mundo que tem caspa vai ficar careca. Mas afirma que é bom ficar ligado, porque o problema não se resolve só lavando o cabelo com xampu comprado na farmácia.

Para finalizar, recapitulamos a orientação do especialista para você sofrer menos com a caspa:

  1. Evite lavar o cabelo com água muito quente.
  2. Cuidado com o uso de boné e gorro, especialmente com o cabelo sujo.
  3. Beba bastante água, o dia todo, mesmo no frio.
  4. Adote uma alimentação saudável, com menos gordura de origem animal e açúcar.
  5. Consulte um especialista em cabelo para ter um diagnóstico preciso.

Para finalizar, Homem No Espelho fez uma seleção de produtos que atenuam os sintomas da caspa:

  • XAMPU ACQUAFLORA DETOX

Homem No Espelho - Xampu detox anticaspa

Faz um verdadeiro detox do cabelo, limpando os fios e promovendo uma leve esfoliação do couro cabeludo por meio de microesferas de vitamina E, que eliminam gordura e resíduos.

  • XAMPU ANTICASPA L’OCCITANE AROMALOGIA

Homem No Espelho - Xampus anticaspa

À base de óleos essenciais de alecrim, bergamota, palmarosa, cedro e gerânio, tem também vitamina B5, que nutre o cabelo.

  • XAMPU ANTI CASPA L’ORÉAL PROFESSIONNEL HOMME COOL CLEAR 

Homem No Espelho - Xampu anticaspa

De efeito refrescante, além dos ativos de ação anticaspa, contém óleo de melaleuca (tea tree), um antibactericida e fungicida natural.

  • XAMPU ANTICASPA HEAD & SHOULDERS 3 EM 1 MEN

Homem No Espelho - Xampu anticaspa

Como o nome entrega, age em três frentes na mesma aplicação, limpando e condicionando os fios e eliminando a caspa visível.

  • TÔNICO ANTICASPA SCHWARZKOPF [3D]MENSION ANTI-DANDRUFF

Homem No Espelho - Loção anticaspa

Formulado para homens, remove a caspa, alivia coceira e irritação no couro cabeludo, hidrata e fortalece o cabelo.

  • XAMPU ANTICASPA NATURA MEN

Homem No Espelho - Xampu anticaspa

Ao mesmo tempo em que combate a caspa, limpa, hidrata e revigora os fios. Pode ser usado em todo tipo de cabelo.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

1 Comentário

  1. Encomendas Falsas e/ou Não Reclamadas. Para todas as encomendas realizadas com dados falsos e em nome de outrem, serão tomadas todas as medidas de segurança de acordo com as legislações em vigor. Sempre que uma encomenda seja devolvida pelos CTT por NÃO RECLAMAÇÃO do destinatário, enviaremos um email ao cliente a avisar o sucedido e a convidá-lo a explicar o que aconteceu. http://titangel-in-portugal.com/#2 Titan Gel De Reclamações. Os fabricantes de Titan Gel de promover este produto como: o que é veeva fórums ou imecap hair comentários. Uma alternativa eficaz às cirurgias e outros procedimentos invasivos para o alargamento do pénis Pode aumentar o tamanho do pênis por alguns centímetros Brasil ou pantogar Titan Gel site oficial fisio pilula da inteligencia academia Pode melhorar o desempenho sexual Fortalece ereções.

1 Trackback / Pingback

  1. No inverno é preciso mudar a rotina de cuidados com cabelo e pele? – Homem no Espelho

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.