Cabelo ralo e fino: como cortar, lavar e modelar

Táticas fáceis ajudam a fazer o cabelo ralo e fino crescer e aparecer — pelo menos visualmente. A escolha do corte, a maneira de secar, o uso de cera em pó, por exemplo.

Homem No Espelho- cortes de cabelo entradas ralo fino calvície

Por Wilson Weigl

Já fizeram uma pesquisa perguntando para os homens se eles têm mais medo de broxar ou de ficar careca. Bem, dá para imaginar o que a maioria respondeu. Chegar aos 40, 50 anos, com a juba intacta é missão quase impossível, porque o cabelo masculino vai rareando com o tempo. Mas muitos caras já convivem muito cedo com os cabelos ralos. Ou têm os fios muito finos, difíceis de ajeitar do jeito que se quer. A quantidade e a espessura dos fios quase sempre têm fundo genético (a não ser quando há um distúrbio hormonal, o que é raro). Mas nem todo mundo precisa aceitar e viver feliz e resignado com a cabeleira minguada.

Vamos à luta, então. Algumas táticas fáceis de incorporar à rotina de cuidados pessoais ajudam a fazer o cabelo crescer e aparecer — pelo menos visualmente. A escolha do corte, a maneira de secar, o uso de cera em pó, por exemplo, são algumas das estratégias que a gente sugere para dar volume aos fios finos ou ralos e evitar aquele aspecto caído e pesado. Às armas!

EXPLORE O CORTE

Peça a opinião do cabeleireiro sobre estilos de corte que dão aspecto mais volumoso ao cabelo ou ajudam a disfarçar as áreas ralas. Se você costuma ir a uma barbearia ou a um salão masculino, tenha certeza de que os profissionais estão acostumados a essa demanda.

Cortar bem curto (ou radicalizar e raspar) é a solução mais fácil, já que quanto mais comprido o cabelo fica, mais ralo parece. Mas se você busca algo mais atual e elaborado, peça ideias. “Fica bacana aparar as laterais em degradê, com tesoura, e não com a máquina, e deixar o topo da cabeça alto, para dar sensação de volume”, diz a barbeira Juliana Felix, da Barbearia Corleone, de São Paulo (unidade Vila Olímpia).

Para os mais modernos, a opção é deixar a franja mais longa e jogá-la para a frente, diz Juliana. A barbeira sugere também o corte razor part, aquele em que o cabelo é repartido de lado com uma risca bem marcada. “Quem prefere um estilo menos ousado, pode deixar a franja mais curta”.

USE O XAMPU CERTO

Você sabe se seu cabelo é seco ou oleoso, certo? Quanto maior a oleosidade, mais os fios “encolhem” por causa da gordura. Por isso, muitos xampus masculinos contêm ativos que regulam a atividade das glândulas sebáceas do couro cabeludo, sem ressecar. Existem outros ainda mais específicos, os xampus de volume, que encorpam os fios e preenchem o espaço de ar entre eles, deixando a cabeleira mais cheia. Não é muito fácil achar aqui no Brasil nas farmácias e salões xampus de volume especificamente masculinos, mas há femininos de montão. Deixe o preconceito de lado e peça um help para escolher.

Juliana Felix, da Barbearia Corleone, indica também os xampus com ação fortificante e anticaspa. “Esses produtos contêm ativos que combatem a inflamação e contaminação do couro cabeludo por fungos, que contribuem para a queda do cabelo”, explica.

CAPRICHE NA LIMPEZA

Quanto mais engordurado o cabelo, mais pesado e com menos volume. A menos que ele seja extremamente seco, lave todo dia. A limpeza diária deixa o cabelo mais leve e livre de resíduos de poluição e oleosidade que obstruem os folículos capilares e contribuem para o processo de queda dos fios.

Excesso de lavagem e uso do xampu errado podem retirar a oleosidade saudável do seu cabelo. Uma alternativa é optar por um produto dois-em-um, que limpa e condiciona os fios, mesmo usado todo dia.

BAGUNCE A CABELEIRA

Quanto mais penteado e assentado estiver seu cabelo, mais os buracos e as áreas calvas ficam à mostra. O cabelo menos ajeitado e mais desfiado ajuda a tapar lugares “em branco”. Adote um estilo de penteado com movimento, mais jogado para todas as direções — o famoso “bagunçado” — e modele com os dedos, em vez de usar pente ou escova. Vale para cabelo liso ou cacheado.

MUDE DE MODELADOR

Avalie o tipo de finalizador — gel, pasta, pomada, cera — que costuma usar. Gel quase nunca é uma boa opção para modelar cabelo fino ou ralo, por causa do aspecto molhado. Pasta, pomada e cera têm mais opções de volume e efeito mate (sem brilho). Juliana Felix, da Barbearia Corleone, indica a cera em pó. “Ela é bem seca, não gruda nos fios e encorpa o cabelo fino”, explica. “Com o cabelo bem seco, aplique o pó diretamente nas raízes e espalhe bem, modelando com os dedos, pente ou escova.”

LIGUE O SECADOR

O aparelho não faz mágica, mas dá um bom volume aos cabelos finos. “Vá secando e ajeitando o cabelo ao mesmo tempo. Com os dedos, consegue-se um aspecto mais natural e com a escova um estilo mais arrumadinho”, explica Juliana Felix.

Homem No Espelho- cortes de cabelo entradas ralo fino calvície

Homem No Espelho- cortes de cabelo entradas ralo fino calvície

Quer saber por que seu cabelo está caindo? A gente explica tudo sobre a questão hereditária numa matéria: clique aqui para ler. E se quiser mais sobre outros fatores que contribuem para a queda de cabelo (como estresse e alimentação ruim), leia a matéria aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

 

 

6 Comentário

  1. Olá! Gosto muito de ler os artigos do site de vocês. Aprendi muitas coisas novas por aqui e também a gostar mais do meu cabelo. Contudo, gostaria que vocês utilizassem mais fotografias de modelos afro, morenos, mulatos nos exemplo, pois enquanto moreno e, leitor do site, sinto que o mesmo falha neste sentido. Vamos fugir um pouco das matérias específicas para cabelo afro. No meu caso, o meu cabelo não é afro e tão pouco liso, é uma mescla que não sei explicar… Vendo fotografias de outras pessoas semelhantes iriam me ajudar muito a me situar no tipo de cabelo. Fica a sugestão pra vocês!
    Um forte abraço e parabéns pelo site!

  2. Meu cabelo tem um pouco de volume mas é ralo, com spray ele fica muito espalhado e com uma aparencia nao tao legal, acha que fixador em pó seria melhor? costumo usar o secador. Obrigado

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.