10 coisas que você precisa saber sobre sua saúde sexual

Muitos homens têm medo ou vergonha de procurar um médico quando têm um problema de broxar ou não conseguir controlar a ejaculação. A gente esclarece esses pontos.

Homem No Espelho - Saúde sexual masculina - Ejaculação precoce - vasectomia - Disfunção erétil

Por Wilson Weigl

Atire a primeira pedra quem nunca gozou antes da hora ou broxou na hora H. Normal, acontece com todo mundo uma vez ou outra. Motivo para alerta é quando o episódio começa a se repetir, sinal de algum distúrbio físico ou psicológico. Complicado é que muitos caras têm medo ou vergonha de procurar um médico e de se abrir com ele, por achar que essas situações abalam sua masculinidade. Vários problemas que afligem muitos homens – como a ejaculação precoce e a disfunção erétil – hoje podem ser tratados com ótimos resultados. Não há justificativa para continuar sofrendo sem necessidade ou deixar que o problema se agrave ou se instale de vez.

“Por irem ao médico com menos frequência que o indicado, os homens têm muitas dúvidas sobre questões íntimas”, diz o urologista Rafael Buta, da Aliança Instituto de Oncologia.

O médico ressalta que, para manter o equipamento sempre saudável, é importante consultar regularmente um urologista. Lembre-se de que as mulheres costumam ir ao ginecologista pelo menos uma vez por ano. É preciso também evitar se automedicar quando se desconfia de algum problema. “Fazer consultas de rotina e exames é fundamental para manter a saúde em dia e evitar o diagnóstico de doenças já em estágio avançado”, alerta Rafael.

Veja se algumas das dúvidas mais comuns ouvidas pelos médicos em consultório, segundo o urologista Rafael Buta, se aplica a você.

EJACULAÇÃO PRECOCE TEM CURA?

Sim. Ejaculação é considerada precoce quando o homem não tem controle sobre a ejaculação e ela ocorre antes do que ele gostaria — antes, no momento ou logo após a penetração.  Essa é a disfunção sexual mais comum entre os homens: atinge 25% a 30% da população masculina. Muita gente, hein? “Mas a ejaculação precoce tem tratamento, que pode ser baseado em técnicas comportamentais de controle, medicamentos e psicoterapia”, diz o urologista. O objetivo é diminuir a ansiedade (essa é geralmente a causa, e não alguma disfunção física ou anatômica), para que o homem ganhe controle sobre a urgência de ejacular. O problema é que muitos homens não têm coragem de procurar um médico para tratamento. Não caia nessa: o médico está aí para isso, e geralmente os resultados dos tratamentos são satisfatórios.

ANSIEDADE CAUSA PROBLEMAS DE EREÇÃO?

Falta de calma na hora H leva facilmente à broxada. Segundo o médico, ansiedade, excesso de expectativa e medo de falhar durante a relação (as chamadas causas psicogênicas da disfunção erétil) aumentam a liberação dos hormônios do estresse. Com isso, há uma descarga de adrenalina no organismo, que dificulta o relaxamento do músculo peniano e a entrada do sangue que provoca a ereção. Enquanto a adrenalina estiver circulando, o pênis não fica completamente duro.

O risco é que o problema se torne recorrente: o pânico de que a situação se repita faz com que a situação se repita, pelos motivos psicológicos e orgânicos explicados acima.

Só 10% dos casos de disfunção erétil tem causas orgânicas, relacionadas ao pênis, testículos ou desequilíbrios de hormônios como a testosterona. Ou seja, em 90% dos casos a dificuldade de obter ou manter a ereção tem fundo psicológico e o problema está na cabeça de cima.

HOMENS DE TODAS AS IDADES TÊM PROBLEMAS DE EREÇÃO?

Sim. A dificuldade de ereção pode ocorrer em qualquer época da vida adulta, inclusive em jovens. As chances aumentam com a idade, principalmente a partir dos 40 anos. O problema pode se instalar tanto por causas psicogênicas (leia acima) quanto por causas orgânicas. Estas são aquelas em que há alguma alteração em um dos componentes responsáveis pela ereção. “Podem ser doenças que comprometem a capacidade de o cérebro enviar comandos para a periferia do corpo, doenças que afetam os nervos periféricos (diabetes mellitus ou cirurgia para o tratamento do câncer de próstata) ou condições que causam lesões nos vasos sanguíneos do pênis, como hipertensão arterial, colesterol alto ou cigarro”, explica Buta.

FIMOSE PODE CAUSAR INFECÇÕES E DOENÇAS?

Pode sim. A fimose é o estreitamento na abertura do prepúcio (pele que recobre a glande do pênis) que dificulta ou impede a exposição da glande (a “cabeça” do pênis). Ou seja, se ao puxar a pele, você não consegue expor a cabeça do pênis, é porque tem fimose. “Ela dificulta a limpeza da glande, predispondo a infecções e aumentando a chance de desenvolvimento de câncer de pênis. Além disso, pode levar a desconforto e lesões durante a penetração”, diz Rafael Buta.

A cirurgia de fimose é uma pequena operação cirúrgica para retirada do prepúcio. “É um procedimento rápido e que pode ser realizado em ambulatório, sem necessidade de internação em hospital”, esclarece o médico.

CAMISINHA PROTEGE DE VÁRIAS DOENÇAS?

Sim, e elas são muitas. Não só a Aids, a mais perigosa, causada pelo vírus HIV, mas herpes, sífilis, gonorreia, clamídia, candidíase, HPV e até hepatite tipo C e zika. lembrando que as doenças podem ser transmitidas por meio do sexo oral, vaginal ou anal. Ou seja, fazer sexo sem proteção é perigo sempre e “deixar rolar” na hora H é a pior mancada. Usar sempre preservativo continua sendo a forma mais eficaz (ou mesmo a única) de se defender das DSTs.

BEBER ÁLCOOL PREJUDICA A EREÇÃO?

Com certeza. Sabe o bêbado que não consegue transar porque o pênis não sobe na hora H? É fato, mas a situação é mais complexa. Do lado positivo, como o álcool tem efeito relaxante sobre o sistema nervoso central, uma bebidinha descontrai quem fica meio nervoso na hora de transar. Mas à medida que se bebe mais e mais, essa ação relaxante se torna depressiva, comprometendo o mecanismo da ereção. Por isso é que caras bêbados têm muita dificuldade de chegar lá. Bebida em excesso não apenas provoca apenas broxadas episódicas como também contribui a médio e longo prazo para a disfunção erétil, por causa do comprometimento da saúde de modo geral.

CIGARRO PODE CAUSAR DISFUNÇÃO ERÉTIL?

O cigarro detona a saúde de todos os jeitos, mas há também uma relação direta do tabagismo com a dificuldade de ereção. Nicotina e outras substâncias nocivas entopem e endurecem as artérias, inibindo o fluxo do sangue que endurece o pênis. Segundo pesquisas, fumantes são 50% mais propensos à disfunção erétil do que não fumantes. Pode acreditar que aquela foto medonha do maço de cigarro é pura verdade!

A VASECTOMIA É REVERSÍVEL?

É. A vasectomia consiste em uma pequena operação, feita só com anestesia local, na qual se interrompe de forma definitiva o ducto deferente (via de passagem dos espermatozoides do testículo para a uretra e de lá para o meio externo). “A vasectomia pode ser revertida por meio de uma operação delicada, mas o potencial de fertilidade do paciente após a reversão é reduzido com o passar do tempo após a operação”, explica Rafael Buta.

A VASECTOMIA INTERFERE NA LIBIDO E NA EREÇÃO?

De modo algum. Após a cirurgia, o homem continua a ejacular normalmente, pois a maior parte do esperma vem da próstata e das vesículas seminais. O líquido só não contém espermatozoides. A vasectomia não causa disfunção erétil nem distúrbios da ejaculação.

TODO HOMEM TEM QUEDA DE TESTOSTERONA DEPOIS DOS 40 ANOS?

Não. Andropausa é um termo de uso corriqueiro que se refere à queda do nível dos hormônios masculinos, que realmente pode ocorrer a partir dessa idade. Mas os estudos apontam que apenas 20% dos homens com mais de 40 anos de idade apresentam baixa da testosterona. Ou seja, 80% envelhecem com os níveis normais do hormônio e vida sexual normal. Entretanto, o termo médico correto é Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM). “Mas mesmo essa condição é facilmente tratada com a reposição da testosterona, que é feita na forma de injeção intramuscular ou transdérmica (gel aplicado diariamente na pele)”, finaliza o urologista.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Quer ser bom de cama? É mais fácil do que você pensa - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
  2. Quer ser bom de cama? É mais fácil do que você pensa - NOTÍCIAS DE INDAIATUBA, REGIÃO DE CAMPINAS, BRASIL E MUNDO

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.