Combata o estresse e a ansiedade com um bom banho

Mande embora estresse, desânimo, ansiedade e depressão num banho digno de rei. E relaxe corpo e mente explorando os poderes da água e dos aromas.

Homem-No-Espelho-Banho-masculino-estresse

Por Wilson Weigl

Nos momentos em que bate o desânimo, a ansiedade ou a depressão, experimente tomar um bom banho para dar uma levantada no estado de espírito. Mas não aquela ducha que é hábito diário no piloto automático (ensaboou, enxaguou e tchau). Tome um banho de rei.

Reserve um tempinho para um banho demorado, explorando o poder da água e dos aromas para relaxar ou ganhar pique (dependendo do seu objetivo) e elevar o moral. 

✔ A ducha no chuveiro

Sinta a água escorrendo da cabeça até o rosto e o corpo. Existe até uma técnica de “limpeza” espiritual em que se imagina a água levando embora as preocupações e o baixo astral. Não custa experimentar, certo?

Deixe o jato de água correr na nuca, no pescoço e no trapézio (músculo superior das costas): isso ajuda a aliviar a tensão acumulada. 

Homem-No-Espelho-Banho-masculino-estresse

A temperatura da água

Fria, quente ou morna, ela faz efeitos diferentes no corpo e no estado de espírito (relaxa ou dá pique, por exemplo). Veja a ação das diferentes temperaturas do banho.

Banho frio: Estimulante e revigorante,  ativa o metabolismo e a circulação do sangue. É indicado para dar pique para o dia (em épocas normais, serve para ganhar energia para o treino ou se preparar um compromisso noturno depois de um dia estafante). O banho não precisa ser todo gelado: lave-se com água morna e só no final esfrie a água por um ou dois minutos.

Banho morno: Relaxa, alivia o cansaço e, à noite, antes de dormir, ajuda a pegar no sono. Para um efeito ainda mais relaxante, use sabonete com aroma de lavanda, que tem propriedades calmantes (leia abaixo).

Banho quente: Também relaxa e proporciona sensação de conforto. Só não exagere na temperatura da água: quanto mais quente, mais ela resseca a pele e o cabelo.

Homem-No-Espelho-Banho-masculino-estresse

✔ A escolha do sabonete

Agora que sabonete líquido virou artigo de primeira necessidade para lavar as mãos, estenda seu uso para o corpo. Os sabonetes líquidos fazem bastante espuma, tornando o banho uma experiência mais sensorial. Curta a sensação provocada pela textura da espuma no corpo.

Homem-No-Espelho-Estresse-ansiedade-banho

Em vez de passar o sabonete direto na pele, use uma esponja para massagear o corpo. A esponja também faz uma leve esfoliação, retirando as células mortas da superfície da pele, deixando-a renovada.

Existem também sabonetes esfoliantes, que contêm micropartículas que aumentam essa leve abrasão, removendo com mais eficácia as células mortas da pele.

 ✔ A imersão na banheira

Se você tem banheira em casa, pode se considerar um sortudo. O banho de imersão é uma das melhores alternativas para relaxar.

Banho anti estresse - Homem No Espelho

Pode ser que você tenha preguiça ou não queira gastar água. Ok. Mas vale a pena dedicar a si mesmo um tempo de relaxamento digno dos melhores spas. 

Se quiser, tome uma ducha antes de entrar na banheira para que a água fique limpa, sem sujeira e suor.

A água deve ser morna. Evite água muito quente, pois ela resseca a pele e o cabelo. Antes de entrar, experimente a água co pulso, porque as mãos e os dedos têm maior tolerância ao calor do que outras partes do corpo. Evite também usar água fria demais, porque não vai aguentar ficar muito tempo dentro da banho.

Use esponja e sabonete líquido para fazer bastante espuma. Pode colocar sais de banho ou algumas gotas de óleo essencial (leia abaixo sobre o poder dos aromas). Ensaboe-se devagar, lave o cabelo massageando o couro cabeludo. 

Homem-No-Espelho-Banho-masculino-estresse

Não tenha pressa, desfrute ao máximo seu banho. Se você está acostumado à ducha, ele pode parecer uma eternidade. Relaxe e acalme a mente. Fique na banheira por uns 20 minutos.

Caso queira, tome uma ducha rápida depois do banho de banheira.

✔ O poder dos aromas

 Que tal aproveitar os efeitos dos diferentes aromas e perfumes no banho? Os cheiros têm o poder de influenciar nossas emoções, porque a região do cérebro responsável por processar as informações do olfato (córtex olfativo) faz parte de um conjunto de estruturas que regulam os processos emocionais, a memória, a aprendizagem e, também, processos instintivos.

Homem-No-Espelho-Banho-masculino-estresse

Escolha um sabonete (líquido ou em barra) com o cheiro que você gosta. lembre-se, porém, de que cada aroma exerce uma ação diferente no corpo e na mente: uns são energizantes, outros relaxantes, e por aí vai (veja mais abaixo os diferentes aromas e seus efeitos).

Como muitas vezes os perfumes dos sabonetes e outros produtos cosméticos são artificiais, vale falar aqui dos óleos essenciais. Eles são extratos puros e totalmente naturais de cascas de frutas, flores e plantas medicinais. Produzem efeitos no corpo e na mente e influenciam as emoções e os estados de espírito.

Homem-No-Espelho-Banho-masculino-estresse- óleos essenciais

Obtidos da prensagem ao natural de grandes quantidades dessas pétalas, cascas e folhas, são bem concentrados e vendidos em pequenos frascos de 10 ml . 

Você pode adicionar algumas gotas na água da banheira ou diluí-los em água numa caneca grande e jogar no corpo antes de sair do chuveiro.

Os preços variam bastante, de acordo com o tipo de planta da qual são extraídos. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Estes são os óleos essenciais mais usados:

Lavanda: Relaxa, diminui a ansiedade e induz ao sono. Perfeita para quem sofre de insônia ou anda com dificuldade para dormir.

Frutas cítricas: Limão, laranja, tangerina e bergamota são energéticos, aumentam o pique e deixam alerta.

Eucalipto: Faz bem para a pele, por ser antisséptico, e alivia problemas respiratórios como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta e bronquite.

Hortelã e menta: Reduzem a fadiga, a depressão e o estresse, por diminuir os níveis de cortisol (principal hormônio do estresse).

Alecrim: Deixa a mente alerta, agiliza a execução de tarefas mentais, melhora a memória e a concentração, diminui a fadiga mental e a exaustão nervosa.

Camomila: Boa para a pele, diminui acne, alergias, eczema, erupções cutâneas, psoríase, pele sensível.

✔ Passe hidratante corporal

Quando se passa um longo tempo no chuveiro ou na banheira, a água e o sabonete eliminam a camada natural de gordura que protege a pele, deixando-a ressecada. Então não se esqueça de passar hidratante corporal para devolver a umidade da pele.

Homem-No-Espelho-Banho-masculino-estresse

Aplique o hidratante depois de se secar o corpo com toalha. Evite os produtos muito cremosos, gordurosos e densos, que podem deixar a sensação desagradável de melação (ainda mais em quem é peludo). Prefira os hidratantes corporais em creme leve ou gel, que são mais refrescantes e leves. Existem à venda hidratantes específicos para uso masculino.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.