Como comprar perfume para ela: aprendam, rapazes! - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Como comprar perfume para ela: aprendam, rapazes!

Advertência: não tente escolher perfume para sua amada sem antes ler este post! Vamos guiá-lo pelo processo de seleção da fragrância feminina perfeita para sua cara-metade. 

Como escolher e comprar perfume para uma mulher

Se escolher perfume para uso próprio já é complicado, para dar de presente a uma mulher é missão quase impossível! Como é altíssimo o risco de errar feio, o Homem No Espelho pegou emprestado este post da Moni e da Krys, editoras do site Belezon. Cansadas de ver os homens dando bola fora, elas fizeram um guia para que a gente saber o que considerar ao comprar perfume para nossas amadas.

Confira as dicas das garotas para escolher a fragrância certa e correr para o abraço. Digam aí, Moni e Krys!

“Qualquer homem que tenha observado o ritual feminino de se arrumar para sair à noite vai ter notado o toque final: aquela borrifada de perfume para selar a cerimônia. Embora tenha se tornado um marco nas rotinas de beleza, não podemos nos esquecer de que o perfume é o toque mágico de sedução definitivo: utilizamos aromas para atrair os nossos parceiros.

Claro, não somente para isso. Usar perfume é uma forma atemporal de as mulheres se sentirem elegantes. E nunca achamos que temos frascos suficientes: sempre arrumamos espaço para mais um no armário. Presentear sua amada com um perfume é elegante e sexy, mas por onde começar? Não tenha medo. Vamos guiá-lo pelo processo de seleção do perfume perfeito para sua cara-metade. Então, por favor, sente-se, relaxe e leia.

Porque dar perfume de presente é um gesto romântico

O perfume de uma mulher fala mais sobre ela do que sua letra“, disse Christian Dior em uma de suas centenas de entrevistas. A relação entre uma mulher e seu perfume é preciosa. Da mesma forma que você faria ao escolher uma joia, sua capacidade de encontrar um perfume que se encaixa na personalidade da sua amada pede tempo, inteligência e compreensão – uma receita impecável para o romance.

Comprar perfume é um gesto romântico por si só; evoca intimidade, beijos, abraços, sexo. Então é um presente que conspira a seu favor.

Dinheiro não é o fator principal quando se trata de presentes, mas há um sabor de romance inegável em saber que um homem gastou seu dinheiro suado em um presente especial para você, especialmente em algo tão clássico quanto um perfume. A maior parte dos bons perfumes são caros, mas eles podem durar muito tempo. E não se esqueça: quando você dá um perfume a uma mulher, naquele último estágio de seu ritual de beleza, “a borrifada”, ela vai sem dúvida pensar em você.

Por onde começar a escolha?

Ao escolher um perfume para sua parceira, namorada, esposa, você deve procurar por algo que atenda aos seguintes critérios:

  • Combine com o estilo dela;
  • Seja algo que ela realmente vai usar;
  • Seja um presente apropriado para a ocasião;
  • Faça jus à duração do relacionamento.

Por exemplo, se você está namorando uma mulher que não liga muito para maquiagem ou rituais de beleza, um perfume mais simples com um aroma energético, que ela pode facilmente levar na bolsa, vai ser uma escolha maravilhosa. Algo mais extravagante, em um frasco elegante, pode ser um pouco demais para uma pessoa mais básica. E vice-versa.

Normalmente bisbilhotar as coisas da sua parceira não é ético, mas se a sua amada tem preferências específicas e você está querendo comprar algo novo, mas próximo ao seu gosto, dê uma espiada básica no seu armário de produtos de beleza.

A maneira mais fácil de descobrir que tipo de fragrâncias ela gosta é perguntar a ela, honestamente. Se você não quer estragar a surpresa, terá que ser um pouco sorrateiro. Um dica: quando estiverem se beijando, sussurre em seu ouvido: “Você cheira tão bem, o que está usando?“. E depois faça sua pesquisa na internet.

Dizem por aí que não devemos julgar um livro pela capa, mas quando se trata de perfume muitas vezes você pode julgar uma fragrância pelo frasco. No mínimo, um belo frasco causará uma ótima primeira impressão quando ela abrir o presente. Se ela for uma mulher glamourosa, que ama tudo que brilha, um vidro de perfume sofisticado e chamativo vai provocar um impacto bem maior do que um frasco limpo e básico.

Claro que tem aquele tipo de relacionamento no qual se sabe de cabeça qual o perfume favorito da amada, e talvez você tenha a tradição de dar a ela um frasco novo uma vez por ano. Se você está em um relacionamento com potencial de longo prazo, se vocês já disseram um ao outro o famoso “eu te amo” e estão juntos há pelo menos seis meses, ignore os perfumes mais simples e básicos.

Leve em conta o estágio do relacionamento

É preciso levar em conta há quanto tempo você está com sua amada. Por exemplo, um perfume chamado “Loveswept” (“varrido de amor”),  pode ser brega em alguns estágios do relacionamento e adorável em outros. Eu evitaria comprar um perfume com “amor” no nome até que vocês tenham dito em voz alta um ao outro as palavrinhas mágicas. Ou as coisas podem se tornar desconfortáveis.

Se está em um novo relacionamento, você não quer dar a alguém que acabou de conhecer um perfume que custa o preço de um carro. Pode se arrepender do investimento se as coisas não derem certo entre vocês. E também pode também assustá-la um pouco e acabar fazendo com que ela questione a rapidez com que você está entrando na relação.

Perfume é algo precioso demais para ser jogado fora. Também não é barato (nem deve ser, para ser honesta). Então comece devagar no início do relacionamento. Opte por um perfume legítimo, de qualidade, mas em quantidade menor, com 30 ou 50 ml. Se está preocupado que o vidro pequeno seja simples demais, combine a fragrância com um buquê de flores e um cartão bem escrito.

O que evitar ao escolher um perfume para ela

Não seja muito ousado

Há momentos no romance quando risco e espontaneidade são vantagens. Ao planejar encontros, é uma boa ideia pular de vez em quando a cantina de massas e provar um novo restaurante de comida tailandesa. Da mesma forma, experimentar no quarto com preliminares ou brinquedos sexuais é um jeito excelente de apimentar as coisas. Mesmo que algo não funcione bem ou role de modo desajeitado, com a pessoa certa esses momentos geralmente terminam com risadas em vez de constrangimento.

No entanto, quando se trata de perfume geralmente é bom não arriscar. Prefira uma marca confiável, comprada em uma loja respeitável, e cheque os comentários online. Mesmo que esteja namorando uma mulher moderna, pouco ligada em tradição, o melhor será optar por um clássico, como Chanel Allure, em vez de algo extravagante que chamou sua atenção na perfumaria – qualidade e marca são fundamentais quando o assunto é perfume.

Não compre perfume barato

Você não quer arriscar dar a ela uma versão feminina do Axe Body Spray. A menos que namore uma fã obcecada da Katy Perry, que compra tudo da Katy Perry, até imã de geladeira, por favor, não escolha um frasco do Purr. Na verdade, como regra geral, não dê a uma mulher adulta perfume de celebridades do pop.

Evite perfumes vendidos em lugares estranhos. Nas grandes cidades, você costuma ver vendedores com frascos de fragrâncias de marca a preço de banana – os paulistanos têm a famosa 25 de Março para ilustrar essa história. Perfumes com preços irreais são geralmente falsificados, e você vai acabar dando à sua amada um líquido desconhecido, aguado (no melhor das hipóteses), com um cheiro que não dura.

Pense em comprar um perfume da mesma forma como compraria uma joia. Não há problema em ser um pouco esnobe. Como dissemos acima, se o preço ou o estágio do relacionamento forem preocupações, simplesmente escolha versões menores de um perfume bem reputado ou opte por outros produtos de higiene pessoal (como por exemplo cremes, hidratantes corporais etc), que também são presentes elegantes.

Não compre o perfume da sua ex

A forte ligação entre o cheiro e a memória é muito real. Pode parecer óbvio, mas não compre para a pessoa com quem você está atualmente o mesmo perfume que uma ex ou sua mãe usavam. A última coisa que você quer é estar em cima dela durante o sexo e ter flashbacks da ex-namorada que partiu seu coração. Se você não tem certeza sobre os nomes das fragrâncias que as pessoas do seu passado usaram, então provavelmente é uma boa ideia tentar fazer compras em lojas físicas em vez de optar por lojas online. Coloque seu nariz para trabalhar.

Como comprar em uma loja online

As compras pela internet podem a melhor opção, principalmente se você mora em uma cidade sem boas perfumarias próximas. Você perde a oportunidade de sentir o cheiro do perfume na vida real, mas economiza tempo, compara preços e encontra muitas barganhas.

Escolher um endereço respeitável é uma regra que se aplica tanto a compras online como a lojas físicas. Confira comentários, a reputação da loja, verifique se a entrega vai acontecer em tempo hábil, se o perfume será embrulhado apropriadamente e assim por diante.

Antes de abrir o navegador em uma página de perfume, pense um pouco e faça algumas pesquisas. Você está dando esse perfume para uma mulher mais feminina, que adora flores, champanhe e hotéis cinco estrelas? Ou a sua cara-metade prefere cervejinha, mergulhos e acampamentos?

Você verá que todos os perfumes vendidos online têm descrições. Algumas lojas têm até um questionário para ajudá-lo a escolher a opção certa. Ponderar o gosto da sua parceira irá ajudá-lo a decidir por uma fragrância mais frutada e floral ou mais almiscarada e amadeirada.

Um exemplo: se você sabe que ela já tem o Chanel No. 5, uma pesquisa no Google por “perfumes semelhantes ao Chanel No. 5” revelará que o Givenchy L’Interdit tem uma estrutura semelhante. Se você for um nerd, pode até pesquisar a história e a evolução das fragrâncias antes de finalizar a compra.

Como comprar em uma loja física

Prefere a moda antiga e ir à loja? Entrar na seção de perfumes de uma loja é tarefa difícil para qualquer um. Prepare-se para o turbilhão de ar pesado e vendedores quase que armados tentando borrifar o perfume da moda na sua direção.

No entanto, esses mesmos vendedores podem ser seus amigos de vez em quando. Explique em detalhes para quem você está comprando e qual é a ocasião. Tudo bem se você soar como se não soubesse do que está falando – a maioria dos homens não sabe. Exemplo do que explicar: “Ei, estou comprando um fragrância para a minha namorada e é nosso aniversário de um ano na semana que vem. Pensei que perfume seria um presente romântico, então aqui estou. Ela tem 29 anos, gosta de usar roupas de grife, mas também é engraçada e seu cabelo está sempre bagunçado… Então talvez algo um pouco sofisticado, mas não muito feminino ou pretensioso?“.

Enumerar esses simples detalhes permitirá que vendedor o ajude a achar o perfume perfeito. Ou talvez você tenha sorte e simplesmente sinta o cheiro do perfume perfeito para ela no ar.

Outra boa alternativa é ir uma perfumaria que tenha uma prateleira para cada marca, onde possa sentir o cheiro de cada fragrância pulverizando em um pedaço de papel.

Finalizando: no geral, dar presente quase sempre é complicado e nunca se sabe 100% qual será a reação do destinatário. Mas se você fizer sua lição de casa, vai criar um clima muito romântico. Ela pode até não gostar do perfume, mas sem dúvida vai lembrar da sua dedicação sempre que olhar o frasco.

 

 

 

 

Moni e da Krys são editoras do site Belezon e adoram ganhar perfume de presente.

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter