Como comprar perfume pela internet sem erro

A gente explica como você pode saber o máximo sobre um lançamento ou uma marca que não conhece sem dar nenhuma cheirada no perfume.

 Homem No Espelho - Como comprar peefume na internet

Comprar perfume na internet é fácil e prático: com meia dúzia de cliques, a gente pesquisa preços, condições de pagamento e descobre promoções. Arrematar o perfume que se costuma usar não tem erro. Tudo complica quando a gente se interessa por um lançamento ou uma marca que ainda não se conhece, sem chance de dar uma cheirada. O apelo passa a ser apenas gostar do frasco ou da propaganda. Daí é grande o risco de se dar mal na compra.

Mas a empreitada pode ser bem-sucedida e a gente vai explicar como. É claro que o ideal é sempre conhecer o perfume antes de fechar negócio, mas existem maneiras de fazer boas compras às cegas juntando o maior número de informações possíveis sobre o perfume. Confira as dicas da especialista em perfumes Renata Ashcar.

  • PESQUISE COMENTÁRIOS

Comprar um perfume em um e-commerce não é diferente de comprar uma TV, um computador ou um tênis. É preciso juntar o máximo de informação possível antes de dar o clique em “comprar”.

Além de comparar a descrição e as informações sobre o perfume nas diversas lojas, é legal dar um “google” geral no nome dele. “Você vai encontrar resenhas, opiniões e comentários honestos (positivos e negativos) sobre a fragrância em sites e blogs, inclusive do exterior”, diz Renata Ashcar. É bom saber o que pessoas de verdade andam falando sobre o produto.

  • DESCUBRA A FAMÍLIA DO PERFUME

A família, no caso, significa ao grupo olfativo ao qual ele pertence. As classes de perfumes — cítrica, aromática ou fougère, amadeirada ou oriental —, que são chamadas de famílias, de acordo com as notas (os componentes que entram na composição), como limão, cedro, couro, almíscar, alecrim, pimenta e milhares de outros. Para conhecer as famílias e os tipos de perfumes masculinos, leia a matéria completa aqui.

Entre os sites mais bacanas para pesquisar perfumes pela composição  estão o Fragrantica (clique aqui para conhecer) e o Brasil Essencia (acesse o site aqui). Neles pode-se conhecer lançamentos e fazer buscas por nome, marca, criador e ingredientes (as notas dos perfumes). Quando estiver familiarizado com a classificação das fragrâncias em suas famílias olfativas, você pode até comparar a composição do perfume com outros que já usa ou conhece.

  • NÃO SE LIGUE NO PREÇO

Não, não se trata de comprar sem nem prestar atenção em quanto custa o perfume. Queremos dizer que um perfume muito caro não é necessariamente incrível. E também não significa que você vai gostar dele somente porque ele é “top”. Uma marca famosa pode ser referência de qualidade, mas pense que embutidos nos preços está não só o status da grife como também gastos com marketing, publicidade internacional e até os cachês dos astros famosos que posam para as campanhas.

“Existe muita coisa boa e barata”, afirma Renata. “Perfumes acessíveis também podem ser bem bacanas.”

Mas é preciso frisar que, às vezes, a qualidade das matérias-primas influencia o preço final. “Alguns ingredientes raros e caros encarecem o produto”, explica a especialista. “Um litro do óleo de um tipo especial de rosa chega a custar 15.000 euros. Também é caríssima a resina obtida da madeira oud, que atualmente é usada em perfumes masculinos sofisticados.”

  • LEVE EM CONTA O NOME

O nome também dá uma forcinha para a gente descobrir as principais características do perfume sem ter de cheirar. As marcas lançam novas versões de um perfume tradicional (chamadas flankers), acrescentando um subtítulo que dá a pista de sua intensidade e indicação de uso. Por exemplo: “Sport”, “Acqua”, “Summer”, “Fresh” ou “Blue” indicam perfumes mais leves, ideais para o dia; “Intense” ou “Black” apontam que são mais fortes e encorpados; “Night” ou “Nuit” revelam fragrâncias mais intensas e sofisticadas, indicadas para a noite. Um perfume como Boss Bottled Night, por exemplo, é a versão “noturna”, portanto mais forte, do Boss Bottled original. O Bulgari Man Black é mais indicado para a noite do que o Bulgari tradicional, e assim vai.

  • VEJA A COR DA EMBALAGEM

A cor da caixa e do frasco é mais um dado a ser levado em conta para saber mais sobre o perfume, apesar de não ser regra. As cores tem simbolismos, você sabe, e seu uso pode indicar se o perfume é mais refrescante e leve ou mais intenso e quente. Confira as principais cores usadas nas embalagens de perfumes.

AZUL: a cor é associada a leveza e cheiros refrescantes. Por isso é usada em perfumes de pegada aquática. Daí você pode esperar que um vidro ou uma caixa azul contenham um perfume fresco e leve, para o dia ou o tempo quente. Pode conter notas de frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, grapefruit) ou de ervas aromáticas (sálvia, alecrim e outras).

Homem No Espelho - Perfumes

DOURADO: como já dá para intuir, a cor do ouro na embalagem ajuda a identificar fragrâncias sofisticadas, ricas e opulentas. Às vezes, sugerem perfumes exóticos, com presença de notas de especiarias e madeiras raras. Quase sempre esses perfumes são indicados para uso noturno ou momentos especiais.

Homem No Espelho - Perfumes1

AMARELO E LARANJA: outras cores que indicam perfumes leves e refrescantes, por causa da associação com as cascas das frutas cítricas. Também deve-se levar em conta que o amarelo é tradicionalmente uma cor de verão nos países do Hemisfério Norte, de onde vêm os perfumes mais famosos. No geral, pode-se esperar que perfumes com embalagens e vidros dessas tonalidades sejam indicados para os dias quentes.

Homem No Espelho - Perfumes5

VERDE: também remete a leveza e frescor, evocando as folhas verdes, florestas e matas. Esses perfumes costumam ter predominância de notas aromáticas de ervas e folhas e, também, de madeiras. É uma cor bastante usada em colônias, aqueles perfumes bem refrescantes.

Homem No Espelho - Perfumes3

PRETO: essa cor “entrega” fragrâncias mais fortes, encorpadas e intensas, ideais para a noite e os eventos noturnos, como festas, encontros e baladas. São perfumes que geralmente levam no nome o complemento “Night”, “Nuit” ou mesmo “Black”.

Homem No Espelho - Perfumes4

VERMELHO: a cor simboliza energia, aventura, sedução e paixão e, quase como o preto, identifica fragrâncias intensas e aromáticas. Entre suas notas predominantes costumam estar especiarias, como pimenta, açafrão, gengibre e cominho, ao lado das diversas madeiras.

Homem No Espelho - Perfumes2

  • FIQUE COM SEUS CONHECIDOS

Se você se sente inseguro na compra online, mantenha-se na sua zona de conforto e continue fiel à marca (ou marcas) que já conhece e gosta. Nem é preciso comprar o mesmo perfume, se você já enjoou do cheiro dele. Ser fã de uma marca é meio caminho andado para gostar também das variações dele (os flankers).

“Muitas marcas usam uma nota olfativa ou um acorde (uma combinação de notas) como uma espécie de “assinatura”, que as torna facilmente reconhecíveis, como se fosse seu DNA”, explica Renata Ashcar. “E há também aquelas que têm seus próprios perfumistas que elaboram os produtos.”

Nos flankers, são incluídos ou suprimidos ingredientes que mudam o cheiro do perfume original, deixando-o mais fresco ou mais intenso. Pense nos “remixes” de músicas e vai entender como funciona. Uma nova nota olfativa aqui, outra ali, e o perfume ganha outro cheiro, novo, mas não tão diferente do tradicional.

Como essas variações conservam a “essência” do perfume original, se você for fã de determinado perfume dificilmente as variações dele vão decepcioná-lo. Por exemplo, se você curte o Dior Homme, provavelmente não deve deixar de gostar de suas outras versões, Dior Homme Sport (mais esportiva), Dior Homme Cologne (mais fresca) ou Dior Homme Intense (mais intensa). No final, todos são Dior Homme.

Homem No Espelho - Perfumes6

Não confunda, porém, a grife com o nome do perfume. Calvin Klein, por exemplo, é uma marca que tem vários perfumes — Eternity, Reveal, Obsession, Escape e CK, entre outros —, todos bem diferentes entre si. Por outro lado, todas as atualizações (flankers) do Malbec, de O Boticário, têm em comum a “assinatura” do perfume original. O mesmo acontece com a linha Kayak, da Natura: todas suas variações contêm um acorde olfativo extremamente fresco, que remete à água.

Depois de colocar todas as dicas em prática, talvez você não se torne um expert em perfume, mas vai se sentir muito mais seguro para fazer sua compra online. Nosso toque final: a escolha de uma fragrância é uma questão de preferência pessoal. (Para ajudá-lo a escolher a fragrância ideal para você, a gente fez a matéria que pode ler aqui). Perfume bom mesmo é aquele de que você gosta.

Agora que você está escolado, pode dar seus primeiros passos nas compras na internet. Entre na loja aqui e comece a por em prática tudo o que aprendeu com as dicas da matéria!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.