Como comprar perfume pela internet sem erro

Este é o momento perfeito para comprar online seu perfume favorito aproveitando ofertas e promoções. Veja também como acertar na compra de uma fragrância sem ter que cheirar. 

Como comprar perfume pela internet - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl

Comprar perfume na internet é fácil e descomplicado: com meia dúzia de cliques, a gente pesquisa preços, condições de pagamento e encontra promoções. Mas atenção: o momento atual virou uma oportunidade de ouro para comprar online nas perfumarias e lojas de departamento. 

“Neste período o que não falta são promoções excelentes. É uma boa época para comprar seu perfume favorito, aproveitando as ofertas e condições de parcelamento excepcionais que as lojas estão oferecendo”, diz a especialista em perfumes Renata Ashcar, autora do Guia de Perfumes.

Agora é hora de fazer bons negócios e adquirir seu perfume que está acabando. Só complica um pouco mais quando a gente se interessa por um lançamento que ainda não se conhece, sem chance de dar uma cheirada. O apelo passa a ser apenas gostar do frasco ou da propaganda. Daí é grande o risco de se dar mal na compra.

Mas a empreitada pode ser bem-sucedida. O ideal é conhecer o perfume antes de fechar negócio, mas existem maneiras de fazer boas compras juntando o maior número de informações possíveis sobre a fragrância. Confira as dicas de Renata Ashcar.

Homem No Espelho - Como comprar perfume pela internet

Leia os comentários de quem já comprou

Comprar um perfume em um e-commerce não é diferente de comprar uma TV, um computador ou um tênis. É preciso juntar o máximo de informações antes de dar o clique em “comprar”.

Além de comparar a descrição e as informações sobre o perfume nas diversas lojas, é legal dar um “google” geral no nome dele. “Você vai encontrar resenhas, opiniões e comentários honestos, sejam positivos ou negativos, sobre a fragrância em sites e blogs, inclusive do exterior”, diz Renata. É bom saber o que pessoas de verdade falam sobre o produto.

Descubra a família olfativa do perfume

“Família” significa o grupo olfativo do perfume. Os diferentes tipos — cítrico, aromático ou fougère, amadeirado ou oriental — pertencem às famílias segundo suas notas (os componentes que entram na composição), como limão, cedro, couro, almíscar, alecrim, pimenta e milhares de outros. Para conhecer as famílias de perfumes masculinos, leia a matéria completa aqui.

Entre os sites mais bacanas para pesquisar perfumes pela composição estão o Fragrantica (clique aqui ) e o Brasil Essencia (acesse aqui). Neles pode-se conhecer lançamentos e fazer buscas por nome, marca, criador e notas). Quando estiver familiarizado com a classificação das fragrâncias em suas famílias olfativas, você pode até comparar a composição do perfume com outros que já usa ou conhece.

Homem No Espelho - Como comprar perfume pela internet

Não se ligue no preço

Não, não se trata de comprar sem prestar atenção em quanto custa o perfume. Queremos dizer que um perfume caríssimo não é necessariamente incrível. E também não significa que você vai gostar dele só porque é considerado “top”. Marcas famosas podem ser referências de qualidade, mas pense que embutidos nos preços estão a fama da grife, os gastos com marketing, publicidade internacional e até os cachês dos astros famosos que posam para as campanhas.

“Perfumes com preços acessíveis também podem ter ótima qualidade”, afirma Renata Ashcar. 

É preciso frisar que às vezes a qualidade das matérias-primas influencia o preço final. “Ingredientes raros e caros encarecem o produto”, explica a especialista. “Um litro do óleo de um tipo especial de rosa chega a custar 15.000 euros. Também é caríssima a resina obtida da madeira oud, que atualmente é usada em perfumes masculinos sofisticados”, completa.

Leve em conta o nome do perfume

O nome do perfume (não a marca) também ajuda a descobrir suas principais características sem ter de cheirar. As empresas lançam continuamente novas versões de seus perfumes clássicos (flankers), acrescentando um subtítulo que dá pistas de sua intensidade e ocasião de uso.

“Sport”, “Acqua”, “Summer”, “Fresh” ou “Blue” indicam perfumes leves, ideais para o dia; “Intense” ou “Black” evidenciam que são fortes e encorpados; “Night” ou “Nuit” revelam fragrâncias intensas e sofisticadas, indicadas para a noite. Exemplo: o perfume Boss Bottled Night é a versão “noturna” (portanto mais forte) do Boss Bottled original. O Bulgari Man Black é mais indicado para a noite do que o Bulgari tradicional, e assim vai.

Homem No Espelho - Como comprar perfume pela internet

Na dúvida, apegue-se aos conhecidos

Se você se sente inseguro na compra online, mantenha-se na sua zona de conforto e continue fiel à marca (ou marcas) que conhece. Entretanto, não é preciso comprar o mesmo perfume, se você já enjoou do cheiro. Ser fã de uma fragrância é meio caminho andado para gostar também de suas variações (os flankers).

“Muitas marcas usam determinada nota olfativa ou um acorde (combinação de notas) como uma ‘assinatura’, que as torna facilmente reconhecíveis, como se fosse seu DNA”, explica Renata Ashcar.

Nos flankers, são incluídos ou retirados ingredientes, o que muda o cheiro do original, deixando-o mais fresco ou mais intenso, por exemplo. Pense nos “remixes” de músicas e vai entender como funciona. Uma nova nota olfativa aqui, outra ali, e o perfume ganha um cheiro novo, mas não tão diferente do tradicional.

Como essas variações conservam a “essência” do original, dificilmente as variações dos seus perfumes favoritos vão decepcioná-lo. Por exemplo, se você curte o Dior Homme, provavelmente deve gostar de outras versões, como Dior Homme Sport (mais esportivo), Dior Homme Cologne (mais fresco) ou Dior Homme Intense (mais concentrado). No final, todos são Dior Homme.

Homem No Espelho - Como comprar perfume pela internet

Não confunda, porém, marca e nome de perfume. Calvin Klein, por exemplo, é uma grife que tem vários perfumes — Eternity, Reveal, Obsession, Escape e cK, entre outros —, todos diferentes entre si. Por outro lado, todas as atualizações (flankers) do Malbec, de O Boticário, têm em comum a “assinatura” do perfume original. 

Depois de conhecer as dicas acima, talvez você não se torne um expert em perfume, mas vai se sentir mais seguro nas compras online. Um toque final: a escolha de uma fragrância é uma questão de preferência pessoal. Perfume bom mesmo é aquele de que você gosta. Para ajudá-lo a escolher a fragrância ideal para você, leia o post aqui

Agora que você está escolado, pode dar seus primeiros passos nas compras na internet. Coloque em prática tudo o que aprendeu com as dicas do post, pesquisando ofertas e os melhores preços: clique aqui.

LEIA TAMBÉM

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.