Como entender um desfile de moda masculina?

A gente vê as roupas masculinas mostradas nas passarelas e se pergunta: “quem vai usar isso?”. Explico a linguagem e o código dos desfiles que só os especialistas em moda sabem decifrar.

Por Wilson Weigl

Como sempre acontece em épocas de lançamentos de coleções de moda masculina, a gente vê um monte de desfiles das grandes marcas internacionais e não entende nada. A pergunta é: “Como vou poder usar essa roupa na rua?”. A gente vê as roupas mostradas nas passarelas e não capta muito bem o sentido do que está sendo mostrado, já que 90% é impossível de qualquer homem usar no dia-a-dia. Nem mesmo numa ocasião ultra mega fashion. É tudo tão estranho, extravagante e carnavalesco que a gente não consegue captar nem mesmo uma simples inspiração para incorporar ao nosso estilo.

Explico: os desfiles tem um código que muitas vezes só os especialistas em moda conseguem decifrar. Então vou destrinchar essa linguagem misteriosa e, ao mesmo tempo, mostrar alguns looks masculinos desfilados nesta temporada de lançamentos europeus para 2019 em Milão, Londres, Florença e Paris. Vamos lá?

Homem No Espelho - Desfiles moda masculina 2018-2019 - Moschino
Moschino misturou circo e equitação

Essas roupas vão estar nas lojas?

Um desfile de uma marca famosa é quase sempre um espetáculo, um show, um acontecimento. Poucas confecções exibem na passarela as roupas exatamente do jeito que vão chegar às lojas. Elas mostram nos desfiles a proposta da marca, seu conceito, seu DNA. Nem sempre aquelas roupas vão realmente ser produzidas e chegar às lojas. Quase sempre as peças colocadas à venda são bem menos elaboradas, mais comerciais, para alcançar um número maior de clientes. São roupas mais “usáveis”, enfim.

Homem No Espelho - Desfiles moda masculina 2018-2019 - Giorgio Armani
Giorgio Armani como sempre mais discreto

Quanto mais espetáculo, melhor

Nos desfiles, os estilistas mostram também as tendências da estação ou as inspirações que adotaram para criar as roupas daquela coleção. Os criadores misturam as tendências de cores, tecidos e formas ditadas pela indústria da moda com suas próprias ideias, muitas vezes mirabolantes, já que são pessoas muito criativas. Geralmente essa inspiração é reforçada e exagerada no cenário e na trilha sonora e, também, explicitada ao máximo nos acessórios, penteados e maquiagens que os modelos usam em cena. Por exemplo, se a inspiração for “circo”, normal será os modelos se vestirem como palhaços ou malabaristas. A tendência é “militar”? Dá-lhe modelos vestidos como verdadeiros soldados.

Sem falar também que os “fashion shows” das grifes sofisticadas querem chamar atenção dos blogueiros, jornalistas de moda e celebridades e conquistar espaço na mídia. Daí que quanto mais espetacular for o show, mais auê vai causar.

Homem No Espelho - Desfiles moda masculina 2018-2019 - Dsquared2
Dsquared2 apostou no estilo militar

Nem tudo é o que parece

Nessa linguagem secreta dos desfiles, uma coisa quer dizer outra coisa e às vezes só um especialista em moda consegue captar a mensagem. Num desfile onde os modelos estão com roupas decotadas, transparentes ou largas, por exemplo, o estilista está sugerindo que a moda da estação será de roupas mais soltas, folgadas e confortáveis. Estampas espalhafatosas? Traduzindo: roupas coloridas e estampadas estão na moda!

Homem No Espelho - Desfiles moda masculina 2018-2019 - MSGM
MSGM quer ver os homens bem coloridos

Caindo na real

Também aparecem muito nos desfiles modelos vestindo roupas coloridas ou estampadas da cabeça aos pés, algo que nenhum homem usaria. Nesse caso, o estilista está mostrando uma estampa ou uma cor que é sua aposta. Esse desenho vai se materializar na loja em forma de apenas um modelo de camisa mais chamativa, para ser usada com jeans ou uma calça básica. Numa tendência “circo”, ninguém vai se vestir de palhaço: a referência chega às lojas simplesmente nas estampas das camisetas.
Homem No Espelho - Desfiles moda masculina 2018-2019 - Dolce & Gabbana
Dolce & Gabbana sendo simplesmente Dolce & Gabbana

Estou falando aqui dos grandes “fashion shows” das grifes conhecidas no mundo inteiro. Existe o outro lado também: há centenas de desfiles de confecções menores, menos famosas ou mais comerciais, que preferem mostrar para seus compradores exatamente o que eles vão encontrar nas araras das lojas. Esses são bem comuns no Brasil.

Agora você já consegue decifrar o código secreto dos desfiles masculinos? daí você pode ver tantas roupas diferentes, extravagantes mesmo, e comemorar. Felizmente os tabus moda masculina não param de ser derrubados e os homens têm cada vez mais liberdade de ousar e se vestir do jeito que lhes dá na telha. Imagine há 40 ou 40 anos seu avô usando uma calça skinny, um jeans rasgado, uma camisa pink, um monte de pulseiras e anéis. Naqueles tempos homem só vestia azul, branco, preto, marrom, cinza… e olhe lá. Que maravilha a gente hoje  ser livre para  expressar nossa personalidade na roupa.

Homem No Espelho - Desfiles moda masculina 2018-2019 - Fendi
Fendi combinou vermelho e preto em muitos looks

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.