Como fazer o perfume durar mais na pele

Alguns cuidados na hora de escolher e aplicar o perfume garantem que ele dure o tempo que você precisa para impressionar, no trabalho, num encontro ou numa festa.

Como fazer o perfume durar mais na pele - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl

Perfume “bom” deve ser gostoso e também “ficar” no corpo, concorda? São os dois atributos que a gente busca numa fragrância na hora de comprar. Mas mesmo que a gente goste do cheiro, é difícil do saber quanto tempo ele permanece na pele. A dúvida leva muitos homens a exagerar na quantidade ao aplicar seu perfume.

Alguns cuidados na hora de escolher e aplicar o perfume garantem que ele dure o tempo que você precisa para impressionar, no trabalho, num encontro ou numa festa.

Para saber se um perfume dura no corpo, caras mais familiarizados com o universo da perfumaria pesquisam de antemão opiniões e comentários sobre o “desempenho” da fragrância segundo os conceitos técnicos de “projeção”, “fixação” e “silagem”. Então explico.

Projeção é a intensidade do cheiro exalado pelo perfume, que pode ser sentido pelas pessoas em volta.

Silagem é o rastro que o perfume deixa no ar e permanece por onde a pessoa passou.

Fixação é o tempo que o perfume dura na pele, conservando o nível de projeção.

Se você acha que seu perfume não dura na pele, peça a opinião de outras pessoas. É normal não sentir mais o próprio perfume um tempinho depois de aplicar, porque o olfato se acomoda rapidamente aos cheiros. É o mesmo que acontece quando você sente o cheiro de um ambiente ao entrar e depois não sente mais. O nome técnico disso é fadiga ou estresse olfativo. Esse efeito fica ainda mais acentuado quando se usa sempre o mesmo perfume. Você não sente mais o cheiro, mas os outros sentem.

LEIA TAMBÉM

Outro ponto a observar é que o cheiro de todo perfume muda ao longo das horas, em três fases. Ao ser espirrado, se manifestam as primeiras notas, mais voláteis, que logo perdem força (notas de topo ou de cabeça). Num segundo momento, minutos depois, se sobressaem outras notas mais duradouras (notas de corpo ou coração). Finalmente, as notas de fundo (a base da fragrância) compõem o cheiro que fica no corpo.

áteis, que logo perdem força (notas de topo ou de cabeça). Num segundo momento, minutos depois, se sobressaem outras notas mais duradouras (notas de corpo ou coração). Finalmente, as notas de fundo (a base da fragrância) compõem o cheiro que fica no corpo.

Veja dicas de como prolongar a fixação e a projeção do seu perfume no corpo.

Aplique o perfume na pele hidratada

Pele hidratada segura o cheiro do perfume por mais tempo. O banho com água quente e sabonete resseca a pele por retirar sua oleosidade natural e, consequentemente, encurta a durabilidade do cheiro do perfume no corpo.

Aplicar hidratante no corpo antes do perfume aumenta a longevidade do cheiro. Use apenas hidratantes corporais sem perfume (como costumam ser os produtos especificamente masculinos), para que o cheiro não “brigue” com o perfume.

Aplique nos pontos-chaves do corpo

A regra é aplicar nos lugares do corpo em que o sangue corre mais próximo da pele, porque o calor irradia a fragrância. Esses pontos são pescoço, pulsos e dobras dos cotovelos. Se você gosta de aplicar perfume no peito, pode continuar. Mas bastam uma ou duas borrifadas em cada ponto. Não passe na roupa, nem no cabelo.

Escolha o tipo certo de perfume

Alguns perfumes se dispersam mais rapidamente do que outros, de acordo com sua categoria (colônia, deo-colônia, eau de toilette, eau de parfum). A maior ou menor quantidade de extrato (a mistura de essências) determina a intensidade e a duração da fragrância na pele. Uma colônia e uma eau de toilette (EDT) fresca é formulada para durar bem menos no corpo do que uma eau de parfum (EDP), que tem maior concentração de essências. Para saber mais sobre as diferenças dos tipos de perfumes masculinos, leia aqui o post.

Notas refrescantes, como de frutas cítricas, marinhas e ervas, são bem voláteis e evaporam logo. Já as notas de madeiras, resinas e especiarias (cedro, láudano, âmbar, patchuli, pimenta etc) são mais densas e demoram para evaporar, de modo a propiciar uma difusão mais lenta e duradoura do cheiro. A intensidade dessas notas de fundo está diretamente ligada à permanência do cheiro da pele.

Guarde bem seus perfumes

O armazenamento do perfume influencia seu desempenho. Perfumes devem ser guardados longe da luz, da umidade e do calor, que desequilibram sua fórmula, distorcem o cheiro e prejudicam a fixação no corpo. O banheiro, portanto, é o pior lugar para guardar seus frascos!

Conserve seus perfumes em lugares de pouca luz (no guarda-roupa, por exemplo), de preferência dentro da caixa original.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.