Como fazer um creme agir melhor na pele

Os bons cremes não andam nada baratos, certo? Pois existem táticas para aumentar sua penetração e absorção e, consequentemente, seu efeito na pele.

Como fazer um creme agir melhor na pele - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl

Homem que se cuida cumpre à risca sua rotina de cuidados diários com a pele e sabe quais cremes e hidratantes deve comprar. Mas os preços dos produtos de qualidade não andam nada camaradas. E como nós, homens, gostamos de eficiência e praticidade, queremos obter resultados efetivos dos cosméticos onde investimos nosso dinheiro.

Existem táticas para potencializar — ao máximo — a ação dos cremes e séruns (sejam hidratantes ou anti-idade), melhorando sua penetração e absorção pela pele.

Confira como aplicar os cremes de jeito a reforçar seu efeito no rosto (e no corpo também).

Lave antes o rosto

Como fazer um creme agir melhor na pele - Homem No Espelho

Antes da aplicação de qualquer tipo de creme, o rosto deve estar previamente limpo com sabonete facial adequado ao tipo de pele. “Impurezas, suor e sebo dificultam a penetração e a eficácia dos ingredientes”, explica o dermatologista Jardis Volpe, diretor da Clínica Volpe (SP), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O tônico facial também faz uma bela faxina prévia na pele do rosto e pode substituir o sabonete (para saber como usar o tônico, clique aqui).

Massageie o rosto

Como fazer um creme agir melhor na pele - Homem No Espelho

Massageie e friccione a pele ao passar o creme na testa, bochechas, laterais do rosto e em volta dos olhos: maior será a absorção do creme. “Tudo que se aplica na pele tem penetração superficial, pois ela é impermeável para servir de proteção ao corpo. Para melhorar a ação do creme, passe massageando o rosto com movimentos circulares”, ensina Jardis Volpe. “A fricção e a massagem também estimulam a circulação dos vasos sanguíneos da pele, melhorando o aproveitamento do produto”, completa. Mas não exagere na força: passe o creme com movimentos suaves, sem esfregar, ok?

Faça esfoliação

Como fazer um creme agir melhor na pele - Homem No Espelho

Esfolie o rosto uma vez por semana (duas no máximo), pois o esfoliante faz uma limpeza profunda que facilita a penetração dos ativos dos cremes anti-idade e hidratantes aplicados depois dele. “Os grânulos do produto desobstruem os poros e removem células mortas, sujeira, sebo e resíduos que ficam aderidos à superfície da pele”, diz a dermatologista Claudia Marçal, da Clínica Espaço Cariz (SP), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Esfoliar também contribui para a renovação das células da pele, deixando-a mais lisa, macia e receptiva à ação dos cosméticos”, acrescenta a médica.

Aplique depois do banho

Como fazer um creme agir melhor na pele - Homem No Espelho

A melhor hora para aproveitar o máximo efeito de um creme ou hidratante é após o banho. “Na pele ainda úmida, os poros absorvem melhor os ativos dos produtos”, diz Jardis Volpe. Mas há uma ressalva: evite banhos muito quentes, que desidratam e deixam a pele seca ou, ao contrário, aumentam a oleosidade, devido ao efeito rebote de fazer as glândulas sebáceas trabalharem ainda mais para compensar a secura. Ambas as situações comprometem o efeito hidratante dos cosméticos. Lave o rosto apenas com água morna ou fria. Se for usar hidratante corporal, evite banho com água pelando.

Fique de olho na tecnologia

Como fazer um creme agir melhor na pele - Homem No Espelho

Observe na embalagem do creme se ele tem nanopartículas. Pois um dos grandes avanços recentes da indústria de cosméticos foi a aplicação da nanotecnologia para encapsular as substâncias em partículas minúsculas que são mais bem absorvidas pela pele. “Se os ativos do creme são nanopartículas, não ficam parados na superfície da pele e penetram nas camadas mais profundas para promover mais hidratação ou regeneração”, afirma Jardis Volpe.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

1 Comentário

  1. Muito se fala que homem não tem cuidado com a pele por displicência, preconceito ou vergonha, mas eu não acho isso, é só falta de conhecimento mesmo, eu por exemplo não sei o que passar no rosto e como usar, é uma coisa de não se aprende de pai pra filho. Porque todos querem ficar bonitos, independente de sexo, cor, raça e religião. Por isso eu acho importante matérias como essa que trazem muito informação em uma linguagem simples e direta.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.