Cansou da juba? Veja como raspar a cabeça em casa

Decidiu radicalizar e entrar para o time dos carecas neste período de isolamento? Veja o passo-a-passo para raspar a cabeleira e os cuidados para proteger a careca do sol.

Como raspar a cabeça - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl

Um dos piores reflexos do isolamento social está na cabeça dos homens. Não apenas no equilíbrio mental, mas também no corte de cabelo. Muitos caras cansados da juba desgrenhada estão tomando medidas drásticas e dando ponto final ao problema. 

Raspar a cabeça sempre foi uma opção para homens que se resignaram com o fato de que estão ficando carecas e resolveram assumir de vez. Ou cansaram de cuidar do cabelo e resolveram radicalizar. Outros, ainda, querem ficar parecidos com o Jason Statham, o Vin Diesel ou o Bruce Willis.

Não vem ao caso se você resolveu raspar a cabeça por causa da pandemia ou se faz isso regularmente: importante é fazer da maneira certa, para evitar cortes e irritação do couro cabeludo. E, fundamental, proteger a careca da radiação solar, que é extremamente perigosa no couro cabeludo.

LEIA TAMBÉM

Com aparelho de barba

Como raspar a cabeça - Homem No Espelho

Se você nunca raspou o cabelo, lembre-se de que o couro cabeludo é “couro” só no nome. É um tipo de pele bem sensível, apesar de mais grossa do que a pele do rosto. Portanto, cuidado com cortes.

✔ Faça a raspagem depois do banho, com a cabeça limpa, quando a água amolece o cabelo e a pele.

✔ Se for raspar pela primeira vez, o ideal é desbastar a juba o máximo possível com a tesoura.

✔ Passe gel ou espuma de barbear por todo o couro cabeludo. Nunca passe a lâmina a seco ou só com água, para evitar cortes e irritação. O creme de barbear acabou? Improvise com condicionador de cabelo.

✔ É legal ter um espelho de mão para poder ir olhando a cabeça por todos os ângulos durante a operação.

✔ A lâmina do aparelho deve ser nova, porque o couro cabeludo é sensível, apesar de grosso, e a lâmina gasta aumenta o risco de irritação e machucados. O ideal é optar pelo cartucho de três lâminas, que desliza mais fácil e proporciona corte mais suave.

✔ Faça movimentos curtos com a lâmina no sentido de crescimento dos fios, sem fazer muita pressão. Com os dedos da outra mão, vá sentindo para que lado eles crescem em cada região da cabeça.

✔ Comece raspando as laterais acima das orelhas, depois vá para a nuca e o topo da cabeça. Mas você pode mudar essa ordem segundo sua preferência. Vá limpando a lâmina embaixo d’água, para retirar os pelos.

✔ Observe se não sobraram pelos em algum lugar da cabeça. Nesse caso, passe mais gel ou espuma.

Com aparador ou barbeador elétrico

Como raspar a cabeça - Homem No Espelho

Use a máquina em zero ou em regulagem 1 ou 2, para o corte mais rente possível.

✔ A máquina pode ser usada a seco ou embaixo do chuveiro, caso seja à prova d’água. Dá para usar também gel para facilitar o trabalho.

✔ Vá passando a máquina primeiro na direção de crescimento dos pelos e, depois, em todas as direções.

Cuidados finais

✔ Depois de raspar, enxágue ou lave a cabeça para retirar pelos e restos de produtos.

✔ Finalmente, passe hidratante ou gel pós-barba em toda a cabeça, da mesma forma que faz com o rosto. Use produtos sem álcool, para a pele não arder nem ficar irritada.

Faça manutenção sempre que os fios novos começarem a despontar. Isso deixa a operação mais fácil e rápida do que raspar quando os fios já estão compridos.

Proteção solar

Uma mancada comum de quem é careca ou tem cabelo ralo é esquecer de passar filtro solar na cabeça. O câncer de couro cabeludo é mais comum do que se pensa.

Sempre que sair de casa, proteja a careca da radiação solar com protetor de FPS 30, no mínimo. Esse cuidado é fundamental porque além de evitar queimaduras e vermelhidão, você se protege do câncer de pele, que é bastante comum no couro cabeludo. Na praia, proteja a cabeça com boné ou chapéu.

http://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.