Cansou da tatuagem? Apague a laser as marcas do passado

Remoção de tatuagem tattoo laser - Homem No EspelhoA remoção de tatuagens a laser está cada vez mais aperfeiçoada, segura e eficaz. Desenhos de qualquer tamanho e cor podem ser apagados sem deixar cicatrizes. 

Por Wilson Weigl

Tatuagem do nome de um filho é para sempre. Do time de futebol também — porque ninguém é vira-casaca. Mas continuar exibindo por aí a tattoo com o nome de um antigo amor é puro desgosto. Ruim também ter um desenho fora de moda ou que não representa mais sua personalidade ou estilo de vida. O bom é que a remoção de tatuagens a laser está cada vez mais aperfeiçoada, segura e eficaz para apagar o passado gravado no corpo num momento de insensatez.

Com a evolução das técnicas do laser, desenhos de qualquer tamanho e cor podem ser eliminados progressivamente com bons resultados, sem deixar cicatrizes, de qualquer lugar do corpo.

Remoção de tatuagem tattoo laser - Homem No Espelho

Segundo as pesquisas, 25% das pessoas se arrepende de ter feito uma tatuagem. O remorso geralmente é por ter tatuado o nome de um(a) parceiro(a) amoroso, um desenho espalhafatoso ou grandes demais ou — e isso é bem comum — pelo fato de o desenho causar problema no trabalho por ser muito visível. 

Sabe como funciona a remoção a laser das clínicas dermatológicas? “O aparelho emite feixes de luz que se transformam em calor e quebram a tinta em micropartículas que são eliminadas pelo organismo”, explica a dermatologista Ivana Prado, da Clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo, referência em dermatologia no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Segundo Ivana, para remover uma tatuagem são necessárias várias sessões, que duram de 30 a 60 minutos cada uma, dependendo da região do corpo e das características da tatuagem — tamanho, cor, densidade, quantidade de pigmentos —, além do tipo e cor da pele. “Apesar de o dermatologista prestar todo tipo de informações prévias ao paciente, é difícil prever antecipadamente o exato número de sessões necessárias, nem se a tatuagem será 100% eliminada”, alerta Ivana Prado.

São necessárias, em média, cerca de 10 sessões, com intervalo de 60 dias entre elas, a fim de dar tempo para a cicatrização e regeneração da pele.

Remoção de tatuagem tattoo laser - Homem No Espelho

Para entender como funciona a remoção, precisamos começar pensando como são feitas as tatuagens. O tatuador usa agulhas que atravessam a pele e injetam os pigmentos na sua camada mais profunda. As defesas do corpo reagem para remover a tinta, causando a inflamação e a vermelhidão típicas dos primeiros dias. Como a tinta é composta por metais pesados, o corpo não consegue expulsar a tinta, o que torna as tatuagens permanentes.

O feixe de laser, ao atingir essa camada profunda da pele, “bombardeia” as moléculas da tinta, transformando-as em partículas microscópicas que daí são eliminadas mais facilmente pelo organismo.

Os lasers mais modernos e potentes, como os de pico segundos, dispõem de vários comprimentos de ondas e conseguem bons resultados até mesmo com as tatuagens de cores vivas. Está mais fácil retirar os pigmentos verdes, azuis, roxos e até o vermelho e o amarelo, mais problemáticos. Os aparelhos atuais permitem também uma melhor regeneração da pele.

Os disparos do aparelho de laser são como pequenos choques, que, apesar de durar frações de segundos, são bem doloridos. Mas a sensibilidade da pele diminui bastante com a aplicação de creme anestésico no local antes do procedimento.

Remoção de tatuagem tattoo laser - Homem No Espelho

Se você pretende fazer uma tatuagem, avalie se no futuro ela não vai se tornar um fator de arrependimento, até por conta do trabalho. Avalie se a mensagem que pretende gravar em seu corpo deve durar até você ficar bem velhinho. Mas se a besteira está feita, então recorra ao laser.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

2 Comentário

  1. Tentei remover uma tatuagem do braço com sessões a laser! Foi um tratamento caro de três anos com várias sessões a cada dois meses (Intervalo), onde o resultado me deixou marcas! (pele esbranquiçada).Aconselho para quem tem a tatuagem, tentar cobrir com outro desenho…

  2. Na verdade remover uma Tattoo no fundo é queimar a Tattoo deixar curar e aparecer a nova pele novamente…que pode ficar com marca para sempre e dói imenso… Concelho : faça uma cover por cima ou se não quer ter tattoos NAO as FAÇA

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.