Como diminuir olheiras (sem photoshop, é claro)

Para diminuir olheiras, esqueça os filtros do celular. A pigmentação que deixa você com ar cansado e envelhecido pode ser tratada nas clínicas dermatológicas.

Homem No Espelho - Como diminuir olheiras

Por Wilson Weigl

Ter olheiras é normal depois de ressaca ou de uma noite mal dormida. Daí até funciona aquela receita da vovó de fazer compressas de chá de camomila. Mas quando as olheiras são permanentes, é preciso encarar o problema, pois nunca vão desaparecer sozinhas. “Elas precisam de controle a vida toda, pois têm causa genética ou racial e exigem tratamentos especializados”, explica a dermatologista Claudia Marçal, da clínica Espaço Cariz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Existem dois tipos de olheiras: a vascular (causada por uma substância escura chamada hemossiderina, que vaza dos vasos sanguíneos) e a melânica, provocada pelo excesso de melanina (pigmento que dá cor à pele).

A primeira costuma ser genética, aparece já na infância ou na adolescência e é comum em descendentes de árabes, turcos, hindus ou andinos. Já a melânica geralmente ocorre em pessoas mais velhas e com pele morena. Podem, entretanto, aparecer em qualquer tipo de pele, até como consequência de excessiva exposição ao sol durante a vida.

Outro fator que colabora para o surgimento das olheiras é o envelhecimento: à medida em que a idade avança, a perda de firmeza deixa a pele da região mais fina e os olhos mais encovados, piorando o aspecto das manchas.

Os tratamentos feitos em clínicas dermatológicas, fazem a remoção dos depósitos de hemossiderina ou da melanina, por meio das seguintes alternativas, segundo Claudia Marçal.

    • Aplicação de hidratantes específicos para a área dos olhos com princípios ativos que ativam a circulação sanguínea e a descolorem os pigmentos escuros.
    • Sessões de laser, luz pulsada e microagulhamento.
    • Peelings (esfoliação da pele local).
  • Preenchimento com ácido hialurônico, nos casos de alterações anatômicas que deixem encovada a região sob os olhos.

Você pode procurar amenizar o problema em casa também. Em casos menos graves, o uso diário de dermocosméticos dá bons resultados (sem fazer milagres, porém).

Os cosméticos devem ser especiais para o contorno dos olhos, onde a pele é bem fina e sensível. Eles contêm substâncias que previnem o surgimento de rugas, como retinol e vitaminas C e K, e diminuem os sinais de cansação pela ação de ativos como a cafeína.

Existem também produtos com um pouco de cor, que ajuda a disfarçar o aspecto das olheiras. Sem esquecer os produtos em roll-on, com aplicadores de bolinhas metálicas. Fáceis de usar, eles massageiam a região, ativam a circulação sanguínea e diminuem o inchaço.

Deve-se usar esses produtos pela manhã, com o rosto limpo, e à noite, antes de dormir. Usar protetor solar facial também é importante, já que o sol piora as olheiras.

Veja a seguir algumas sugestões de produtos que você pode experimentar.

HOMEM NO ESPELHO RECOMENDA:

Creme clareador Profuse Clair Correct Color

Específico para uso no contorno dos olhos, tem cor com tonalidade universal que disfarça o excesso de pigmentação, diminuindo olheiras e bolsas e melhorando o ar cansado. Ajuda também no clareamento da pele, porque tem ativos que estimulam a microcirculação sanguínea local. Para comprar, clique aqui.

Homem No Espelho - Como diminuir olheiras

Corretor Anti-idade La Roche-Posay Redermic R Olhos

Anti-idade para a região do contorno dos olhos, combate rugas e olheiras e tem ação clareadora na pele. Contém água termal e ácido hialurônico, que hidratam a pele (ela é bem sensível na região dos olhos) e previnem o fotoenvelhecimento. Clique aqui para comprar.

Sérum antifadiga para olhos Clarins Men

Com textura bem leve, esse sérum (ou soro) revitalizante para a área dos olhos descongestiona a pele, diminui olheiras e sinais de cansaço. A Clarins é uma marca francesa reputada pelos produtos de alta qualidade. Para comprar, clique aqui.

Rejuvenescedor para olhos L’Oréal Revitalift Roll-On 

Com aplicador de bolinha metálica, massageia ao contorno dos olhos diminuindo o inchaço das bolsas. Seu principal ingrediente é a cafeína, poderoso ativo reconhecido por sua ação estimulante da microcirculação. Para comprar, clique aqui.

Creme para contorno dos olhos Avène Ystheal

Contém água termal, rica em minerais como magnésio, zinco e selênio, hidratando a pele da região em torno dos olhos, que é fina e sensível, prevenindo rugas. Pode ser usado também em volta dos lábios. Para comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Negro, saiba como evitar e diminuir as manchas de pele - Homem no Espelho
  2. Negro, saiba como evitar e diminuir manchas de pele - Homem no Espelho

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.