Creme diurno e noturno: para que serve cada um? - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Creme diurno e noturno: para que serve cada um?

Homem que se cuida usa creme, sem neura. Mas muitos caras ainda ficam confusos sobre qual tipo de creme usar e em que horários. Entenda as diferenças entre creme para o dia e para a noite.

Por Wilson Weigl

Nós, homens, já superamos faz  tempo aquele estágio de ficar constrangidos de usar creme. Tanto que essa categoria de produto masculino é uma das que mais cresce em vendas no Brasil. Mas é justamente pela quantidade de opções à disposição que muitos caras ainda ficam confusos sobre qual tipo de creme usar e em que horários. Para que serve o creme de dia e o creme de noite? Tem que usar os dois?

A resposta é curta: sim! Porque as necessidades da pele são diferentes de acordo com o horário. “O período diurno é ideal para hidratação, ação antioxidante e proteção solar. À noite, em repouso, o organismo está apto ao reparo à regeneração e ao reparo da pele que foi agredida pelo sol e pela poluição ao longo dia”, explica Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA (Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas) e membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC.

  • PARA QUE SERVE O CREME DIURNO

As principais funções do creme indicado para uso durante o dia são proteger o rosto da radiação solar (que causa manchas, rugas, envelhecimento precoce e câncer) e hidratar a pele. “Além do sol, a poluição causa danos à pele e, por isso, deve-se usar produtos com propriedades antioxidantes, além da proteção solar”, diz Isabel. Fatores agressivos externos geram radicais livres, moléculas que se formam no ar e “oxidam” as células da pele. Por isso, o creme precisa “neutralizar” sua ação danosa. Entre os ativos antioxidantes mais conhecidos estão a vitamina C e o ácido hialurônico, entre outros que também estimulam a produção de colágeno, a proteína que dá sustentação e firmeza à pele.

O ideal é usar um creme que seja hidratante, anti-idade e, ao mesmo tempo, protetor solar. Mas atenção ao rótulo porque ele deve oferecer alta proteção solar (FPS 30, no mínimo) e proteger o rosto da radiação UVA e UVB.

  • PARA QUE SERVE O CREME NOTURNO

Durante o sono, a atividade de renovação da pele é mais intensa e profunda. É quando ela se recupera dos danos sofridos durante o dia, por conta do sol, da poluição e outros fatores externos. “Por isso, o creme dever ter substâncias que estimulem ainda mais essa renovação celular, facilitando a absorção de outros nutrientes responsáveis pelo processo de reparação, regeneração e nutrição”, diz a especialista. Alguns desses ativos são DMAE (antioxidante que proporciona efeito tensor, elasticidade, firmeza e tonicidade à pele); carnosine (estimula a síntese de novas fibras de colágeno); e raffermine (aumenta a elasticidade e previne a degradação das fibras colágenas e de elastina).

O creme noturno deve oferecer também ação anti-idade,prevenindo rugas, não precisa ter proteção solar. Essa ação só faz com que sua pele receba à noite substâncias que ela não precisa.

À noite, antes de dormir, é importante também lavar o rosto com sabonete facial, para retirar partículas poluentes, sebo e sujeira que ficam aderidas à pele, frisa Isabel Piatti. Ela sugere também usar um bom esfoliante uma, duas ou três vezes por semana (no máximo). Esse produto tem partículas que limpam profundamente a pele, fazendo uma leve abrasão, e retiram as células mortas do rosto, ajudando no processo de renovação celular.

Como saber tudo isso na hora de comprar o produto? Fácil: leia o rótulo. Veja se ele oferece ação antioxidante, se protege da radiação solar, e, é claro, se é indicado para uso diurno ou noturno. Quanto mais você se informar, mais vai conhecer a função dos ingredientes (apesar de a maioria deles ter nomes difíceis). Para conhecer um pouco mais sobre o universo dos cosméticos, clique aqui para visitar o site da Buona Vita, que atua no segmento de cosméticos profissionais.

RECEBA AS NOVIDADES DO HOMEM NO ESPELHO NO SEU E-MAIL

Digite seu e-mail e receba notificações de novas publicações do site. É grátis!

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter