Os padrões de beleza masculina ao redor do mundo

Não são só as mulheres que sofrem pressão para se encaixar nos padrões de beleza. E quais seriam, no nosso caso? Vídeo do BuzzFeed mostra como varia a noção do corpo masculino “ideal” ao redor do mundo.

O vídeo do BuzzFeed mostra como variam os padrões de beleza masculina ao redor do mundo
O vídeo do BuzzFeed mostra as diferenças entre os padrões de beleza masculina em doze países

Quais os atributos físicos um homem valoriza para se achar bonito, atraente, em forma? Depende de onde for seu passaporte. Os padrões de beleza masculina, que já são elásticos por natureza, mudam radicalmente de acordo com o país. Dando uma rápida volta ao mundo, o site de entretenimento BuzzFeed produziu um vídeo baseado em dados e estudos de 12 países, incluindo o Brasil, que mostra a diversidade do ideal masculino de beleza. A pesquisa abrange também Estados Unidos , México, África do Sul , Nigéria , Turquia, Itália, Reino Unido, Índia, Coréia do Sul, Filipinas e Austrália. O vídeo é em inglês, mas a gente conta abaixo qual o conteúdo dele.

Partindo da constatação de que faz tempo o “homem-objeto” celebrado na publicidade e na mídia existe em pé de igualdade com a “mulher-objeto”, a pesquisa mostra que uma parcela cada vez maior da população masculina admite estar insatisfeita com seu corpo e alimenta uma autoimagem negativa.  O estudo mostra que, à medida que aumenta a pressão cultural e sexual sobre imagem corporal, que antes era privilégio feminino, cresce significativamente o número de homens que sofrem de transtornos de imagem. O mais comum é a vigorexia. Esse problema é o oposto da anorexia: ocorre quando o cara musculoso se olha no espelho e acha que tem de crescer mais, sacrificando a vida social para nunca faltar à academia e se tornando refém das dietas baseadas em frango e batata doce. E à medida que a vaidade masculina está bem mais aceita, essa preocupação de querer ter os traços “ideais” começa a afetar os meninos cada vez mais cedo. Segundo estatísticas divulgadas no vídeo do BuzzFeed, a oferta de cosméticos masculinos aumentou mais de 70% em todo o mundo entre 2012 e 2014. O vídeo mostra que, a despeito de orientação sexual e nacionalidade, os homens sentem os efeitos da pressão por seguir os padrões de beleza. Se seu inglês anda meio enferrujado, confira alguns dados do vídeo.

ESTADOS UNIDOS: no país campeão mundial das cirurgias plásticas e do consumo de cosméticos, os homens são muito pressionados para ter o corpo perfeito e musculoso. Nos EUA surgiu a revista Men´s Health, nos anos 1980, que ao longo dos anos foi se espalhando pelo mundo.De acordo com levantamento feito em Hollywood, 83,3% dos atores principais dos filmes americanos são brancos.

MÉXICO: estudos mostram que os mexicanos que se identificam com a cultura do país valorizam os padrões de comportamento do “macho”.Por outro lado, o mexicano é o segundo colocado no ranking dos homens mais vaidosos do mundo, apenas atrás do venezuelano.

BRASIL: apesar de mais de 43% dos brasileiros se identificarem com a “mistura racial”, o ideal de beleza combina pele bronzeada com traços “germânicos”, como cabelo louro e olho azul. O vídeo confirma o que a gente está careca de saber: cirurgia plástica é vista como algo “normal” no país.

ÁFRICA DO SUL: segundo o censo feito há quatro anos, 79,6% dos homens sul-africanos são negros e 8,9% brancos. Apesar disso, 77% das capas das revistas GQ e Men´s Health sul-africanas de 2014 mostraram caras brancos.

NIGÉRIA: estudo mostrou que os jovens nigerianos idolatram rappers e acham a “masculinidade” superior à “feminilidade”.

TURQUIA: os caras de lá são fãs de novelas, valorizam o romantismo e são grandes adeptos da depilação corporal.

ITÁLIA: os italianos são considerados os maiores seguidores da moda entre os homens do mundo todo. Curtem roupas sob medida e não têm medo de usar cores consideradas “femininas”. O ideal de atratividade masculina inclui a “sprezzatura”, um ar de “desencanado” perfeitamente estudado.

REINO UNIDO: esportistas como David Beckham são considerados ideais de beleza masculina pelos britânicos. Um em cada cinco homens ingleses, irlandeses, escoceses e gauleses tem tatuagem.A barba bem cuidada combinada aos cuidados faciais, o chamado “manscaping”, ganha cada vez mais popularidade entre a população masculina.

ÍNDIA: os caras de lá são os maiores consumidores de cosméticos de toda a Ásia da região do Pacífico. Os cremes de branqueamento facial são cada vez mais populares, endossados pelos atores de Bollywood, o equivalente indiano de Hollywood. É um dos países líderes em vendas de cosméticos masculinos.

CORÉIA DO SUL: a cultura pop sul-coreano domina o cenário asiático. O visual desses artistas pop combina corpos atléticos com traços faciais suaves. Muitos deles usam maquiagem. Cada vez mais homens coreanos fazem cirurgia plástica. Olhos “abertos” e nariz pronunciado são considerados ideais de beleza.

FILIPINAS: o conceito de masculinidade mistura elementos da cultura local com influências latinas e americanas. Há um “boom” do mercado de beleza enquanto os homens abandonam a postura de “machos” para abraçar a de “metrossexuais”.

AUSTRÁLIA: estudos apontam que as maiores inseguranças dos australianos estão ligadas a ficar maiores, ganhar músculos ou emagrecer. Quem personifica o ideal de beleza masculina na Austrália é o ator Chris Hemsworth (o Thor dos filmes da Marvel) e seu irmão Liam.

Assista ao vídeo do Buzzfeed:

 

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