Negro, branco, oriental: os cuidados para cada tipo de pele

Cada cor de pele precisa de um trato específico para ficar saudável, sem rugas, manchas e pelos encravados. Conheça as diferenças e os produtos bacanas para sua raça.

Homem No Espelho - Negro, branco, oriental os cuidados para cada tipo de pele

Por Wilson Weigl

As mulheres vivem dizendo que todos os homens são iguais. Nós não concordamos e nem os dermatologistas. Os médicos alertam que existem diferenças marcantes entre a pele masculina branca, negra e amarela. Cada uma delas exige cuidados específicos para ficar saudável e com boa aparência.

Por exemplo: homens brancos são menos protegidos da radiação solar do que os negros, que nascem com a defesa natural da cor escura. Negros e morenos são mais propensos a acne e pelo encravado do que os brancos. Já os orientais têm maior risco de desenvolver manchas de pele causadas pelo sol.

Uma das diferenças fundamentais entre os tipos de pele é a quantidade de melanina, pigmento que dá a cor e protege dos danos causados pela radiação UVA e UVB: envelhecimento precoce, rugas e câncer de pele. Nesse ponto, negros e morenos ganham dos brancos de goleada, enquanto os orientais ficam no meio termo.

A melanina é a principal distinção entre as várias cores de pele, mas não a única. Existem outras particularidades em relação aos pelos e à firmeza e resistência.

Conheça os pontos fortes e fracos da sua pele e aprenda o trato diário que precisa dedicar ao seu rosto todo santo dia.

  • Características da pele branca

Homem No Espelho - Negro, branco, oriental os cuidados para cada tipo de pele

canstock11182080Pele do rosto menos oleosa

Todos os homens têm a pele mais oleosa do que as mulheres, mas ela é mais seca nos brancos. Por causa dessa característica, os brancos sofrem menos com excesso de brilho e oleosidade no rosto do que negros e orientais. E também têm menos tendência à acne do que mulatos. Mas mesmo assim oleosidade da pele é um problemão para todo mundo (facilmente contornado, como você vai ver abaixo).

canstock111820802 Propensão a rugas e câncer de pele

Quanto mais clara é a pele, mais sensível à ação do sol e suscetível a queimaduras e vermelhidão, por causa da baixa concentração do pigmento melanina. Esse baixo nível de proteção deixa a pele clara especialmente sujeita à ação danosa dos raios ultravioleta A e B, que provocam rugas e envelhecimento precoce, manchas e câncer.

Quanto mais claro você for, pior. Estudos mostram que loiros têm duas vezes mais risco de desenvolver o tipo de câncer de pele mais perigoso (melanoma) do que os brancos que têm olhos e cabelos escuros; nos ruivos esse risco é três vezes maior. Por isso, homens claros têm que se proteger muito do sol.

canstock111820802 Pele mais sensível

O problema, que ainda não tem as causas totalmente identificadas, atinge toda a população masculina, mas especialmente a raça branca. O maior sofrimento está relacionado ao barbear, que provoca irritação, ardor, vermelhidão, coceira e pelos encravados. O corte diário da barba prejudica o manto hidrolipídico, camada de gordura e água que fica na superfície da pele e a lubrifica e protege de infecções.

Cuidados para pele branca

Rosto oleoso e brilhante é um problema para quase todos os homens. Para controlar e diminuir o excesso de oleosidade, lave o rosto pela manhã e à noite com sabonete facial (não pode ser o mesmo do corpo, que tem substâncias detergentes que agridem a pele).

Depois de lavar, passe hidratante facial, em loção, gel ou creme. Esse produto repõe a umidade natural retirada pelo sabonete.

Todos os dias aplique filtro solar facial com FPS 30, no mínimo, pela manhã. Reaplique à tarde.

Ao se barbear, prefira espuma ou gel formulado para pele sensível (veja a embalagem), que têm ingredientes menos agressivos. Use sempre loção, gel ou mousse pós-barba: eles hidratam e aliviam a irritação. Fuja dos produtos que contêm álcool, que ressecam a pele.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Gel de Limpeza Profunda Vichy Normaderm

Da marca francesa, é um gel de limpeza facial que ajuda a controlar o excesso de oleosidade que deixa o rosto brilhando (um problema bem masculino).  É indicado para o tratamento da pele mista, oleosa a acneica, inclusive sensíveis. Clique aqui para pesquisar preços e comprar.

Protetor Solar Facial Solar Expertise Toque Seco FPS 60 L’Oréal (50 g)

Cuidados para pele masculina

É um filtro solar de múltipla ação, porque além de proteger a pele da radiação UVA e UVB também previne o envelhecimento e controla o excesso de brilho e oleosidade do rosto. Tem toque seco e não deixa a pele melada. Clique aqui para pesquisar preços e comprar.

  • Características da pele negra e morena

Homem No Espelho - Negro, branco, oriental os cuidados para cada tipo de pele

canstock11182080 Proteção natural contra rugas e câncer de pele

Quanto mais escuro o tom da pele, mais ela é resistente ao sol e naturalmente protegida do envelhecimento precoce e desenvolvimento de rugas e câncer. Segundo estudos, os negros já nascem com um nível de proteção solar natural FPS 13.

A pele negra também tem mais fibroblastos, células que dão elasticidade e firmeza e impedem que fique flácida e despenque antes do tempo. Por isso é que a gente vê os velhinhos negros com a pele tão jovem e bacana.

canstock111820802Propensão a acne, cravos e espinhas

Na pele escura as glândulas sebáceas são mais ativas do que na clara e produzem mais sebo no rosto. Esse excesso de oleosidade provoca brilho, formação de cravos e espinhas e piora a acne em quem tem tendência ao problema.

canstock111820802 Propensão a pelo encravado e foliculite

Os negros são propensos a ter pelo encravado e foliculite, pois os fios encaracolados da barba ficam em formato de U ao nascer e penetram na pele. Para piorar, o folículo do pelo encravado é agredido pela passagem da lâmina de barbear, causando dor e desconforto. Se a bolhinha vermelha for infectada por bactérias, surge a inflamação chamada foliculite.

canstock111820802 Propensão a manchas de pele e olheiras

A maior quantidade de melanina predispõe a pele negra à hiperpigmentação, ou seja, a manchas causadas pela concentração do pigmento em certas áreas do rosto. Esse aumento de melanina é causado por uma reação anti-inflamatória da pele causada pela exposição ao sol, pela acne e por cortes durante o barbear.

Esse excesso de pigmento escuro também costuma se acumular em volta dos olhos, causando olheiras, que são bem comuns em negros.

canstock111820802 Propensão a queloides

Os negros têm os fibroblastos (responsáveis pela produção de colágeno, proteína que dá sustentação à pele) maiores e mais reativos, o que predispõe à formação de queloides, espécie de lesões “altas” que surgem em áreas traumatizadas na pele e crescem em volta da cicatriz inicial.

Cuidados para pele negra e morena

Apesar da defesa natural da radiação ultravioleta, que retarda as queimaduras, adia o envelhecimento e reduz o risco de câncer de pele, os negros não podem descuidar da proteção ao tomar sol. Ainda mais devido à tendência a manchas. Os cuidados devem ser os mesmos da pele branca: não tomar sol sem protetor e usar chapéu. Para a maioria dos morenos, já é suficiente optar por protetor solar com FPS 30, no rosto e no corpo.

Os negros, que têm a pele mais oleosa, devem lavar o rosto com sabonetes faciais aque controlam a oleosidade, especialmente com ácido salicílico ou glicólico, substâncias que diminuem a atividade das glândulas sebáceas e controlam a oleosidade.

Para evitar pelo encravado na barba, lave o rosto com esfoliante uma ou duas vezes por semana. O produto tem partículas que fazem uma leve abrasão na pele, retirando células mortas e facilitando o despontar dos fios novos. Também é bom para limpar a pele sob a barba.

Para atenuar as olheiras, deve-se usar cremes específicos para a área dos olhos, pela manhã e à noite.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Esfoliante Facial Neutrogena Acne Proofing

Cuidados para pele masculina

Em gel, contém micropartículas que retiram impurezas e células mortas. Sua fórmula ligeiramente espumante limpa profundamente a pele, fazendo uma verdadeira faxina no rosto. Combate também o excesso de oleosidade que estimula a acne. Clique aqui para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho.

Corretor Anti-idade La Roche-Posay Redermic R Olhos

Anti-idade para a região do contorno dos olhos, combate rugas e olheiras e tem ação clareadora na pele. Contém água termal e ácido hialurônico, que hidratam a pele (ela é bem sensível na região dos olhos) e previnem o fotoenvelhecimento. Clique aqui para pesquisar preços e comprar.

Sabonete Profuse Puriance (80g) 

Cuidados para pele masculina

Reduz o excesso de oleosidade e brilho do rosto. Por ser bem suave, remove impurezas e desobstrui os poros sem ressecar ou irritar a pele. É perfeito para ser usado todo dia. Clique aqui para pesquisar preços e comprar.

  • Características da pele amarela

Homem No Espelho - Negro, branco, oriental os cuidados para cada tipo de pele

canstock111820802 Propensão a manchas 

Orientais são o grupo masculino mais suscetível a apresentar manchas de pele causadas pelo sol (por isso, no Japão os cremes antimanchas são produtos populares entre os homens). Os orientais devem ter cuidado em dobro com a exposição à radiação solar e também com a depilação.

canstock11182080Menos risco de rugas e câncer

Os orientais são mais protegidos do sol e do envelhecimento precoce do que os brancos, porque sua pele tem mais melanina. Mas ao tomar sol precisam se proteger tanto quanto os brancos para evitar rugas e câncer.

canstock11182080 Mais firmeza e sustentação

A pele amarela tem mais colágeno do que a branca e, por isso, costuma ser firme e protegida do surgimento de rugas e linhas de expressão.

canstock111820802 Propensão a poros dilatados

Os poros que mais parecem buracos são típicos problemas masculinos. É que a pele produz muito sebo e queratina (que provoca seu espessamento), o que obstrui os poros, dificultando a eliminação da oleosidade e provocando a dilatação.

Cuidados para pele amarela

Para evitar as manchas, deve-se usar filtro solar diariamente no rosto. Ele também evita rugas e câncer de pele. Esse é um cuidado fundamental para os orientais.

Uma boa sacada é gastar um pouco mais e escolher um produto de qualidade que também tenha ação hidratante. Assim você mata dois coelhos de uma só vez. Opte por um produto com FPS 30 e aplique pela manhã e à tarde.

Caso você tenha notado o surgimento das primeiras manchas, comece a usar diariamente um creme hidratante com ação clareadora.

Para atenuar os poros dilatados, faça esfoliação no rosto uma ou duas vezes por semana, usando um produto de qualidade. O esfoliante elimina células mortas da pele e faz uma limpeza profunda que retira sujeira e oleosidade que obstruem os poros.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Protetor Solar Facial Neutrogena Sun Fresh FPS 60

Cuidados para pele masculina

É ideal para a pele do homem, porque é bem leve e não deixa sensação melada no rosto. Tem vitamina E e também previne o surgimento de manchas e sinais de fotoenvelhecimento. Clique aqui para pesquisar preços e comprar.

Antiacne Clareador Vichy Normaderm Skin Corretor

Indicado para pele oleosa com tendência a manchas. Também funciona contra outro problemas comuns masculinos, como acne, poros dilatados, excesso de brilho e tonalidade irregular da pele. Basta usar duas vezes ao dia, de manhã e a noite. Clique aqui para pesquisar preços e comprar.

Creme Redutor de Poros Dilatados Sebium Pore Refiner Bioderma

Cuidados para pele masculina

Além de diminuir o tamanho dos poros e deixá-los menos visíveis, tem ação antibrilho, melhorando a textura e a aparência da pele, por causa do efeito mate. Clique aqui para pesquisar preços e comprar.

  • Cuidados noturnos: iguais para todos

Alguns cuidados servem para todos os homens do planeta, independentemente de cor, raça e idade. Como a gente já explicou acima, limpeza correta, hidratação e proteção solar são fundamentais. Mas dar um belo trato no rosto à noite também é importante para manter a pele saudável e bem hidratada e adiar o aparecimento das primeiras rugas.

– Hidrate o rosto com creme noturno, de preferência com ação anti-idade, que previne o envelhecimento da pele. Durante a madrugada, as células da pele se renovam e reparam os danos causados por estresse, poluição e sol.

– Fecho da noite com chave de ouro: passar creme para contorno dos olhos, que hidrata a pele (que nessa região é bem fina e sensível), previne rugas e ameniza bolsas e olheiras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.