O corte de cabelo que está bombando em 2016

O topetão quiff é a principal tendência em corte de cabelo masculino deste ano. O bom é que ele cai bem tanto no trabalho quanto na balada.

Homem No Espelho- Topetes 2016- Corte de cabelo masculino quiff

Por Wilson Weigl

Nem precisa ter bola de cristal: 2016 está sendo o ano do topete! Não que ele seja novidade, pois já está por aí há um bom tempo — para a dizer a verdade, algumas décadas, desde os anos 1950! Mas o topete garante seu espaço nas cabeças masculinas graças ao quiff, o corte de cabelo que vem conquistando a galera que busca um corte ao mesmo tempo clássico e moderno, que funciona tanto para o trabalho quanto para a balada.

Quiff, em inglês, significa simplesmente “topete”. A referência do corte vem da época dos topetões rocker modelados com brilhantina.  Mas no caso o termo se aplica ao corte todo, que tem o topo da cabeça bem cheio e alto, com topete modelado em formato de “onda”. Como as diferenças entre os cortes de cabelo às vezes são meio tênues, você já pode ter visto esses penteados com o nome de “pompadour”.

Homem No Espelho- Topetes 2016

Como as 1.000 variações do undercut — que todo mundo já está careca (ops!) de saber como é —, o quiff explora o contraste entre as laterais e a nuca bem curtas e o topo da cabeça com bastante volume. A diferença em relação ao undercut é que no quiff as laterais não precisam ser tão baixas, nem raspadas com máquina. Quase sempre o barbeiro ou cabelereiro trabalha as laterais com a tesoura, o que proporciona uma aparência mais natural.

Homem No Espelho- Topetes 2016(4)

Os fios no alto da cabeça são sempre longos, especialmente na franja, para poder modelar o topetão bem para o alto ou para o lado. Numa variação bacana, a franja longa é modelada em curva, deixando as pontas desfiadas.

Homem No Espelho- Topetes 2016(2)

Para modelar, a escova quase sempre é fundamental para encorpar e dar volume ao cabelo. Use finalizador de efeito mate (sem brilho); pode ser pomada, pasta ou cera, segundo a preferência pessoal (para saber mais sobre as diferenças entre os tipos de modeladores, leia a matéria aqui). Uma vez que tudo está no lugar, também pode-se fixar o penteado com spray. Essa fixação extra garante que ele não vai desabar ao longo do dia ou da noite.

Homem No Espelho- Topetes 2016(6)

COMO MODELAR O TOPETE QUIFF

  1. Lave o cabelo e enxugue com a toalha.
  2. Passe um pouco de pomada, pasta ou cera de efeito mate (fosco). Espalhe o produto pelo topo da cabeça penteando o cabelo para trás com pente ou escova.
  3. Modele com o secador, dando volume e ajeitando com a escova. Você pode colocar o cabelo para trás ou ligeiramente para um dos lados.
  4. Se quiser modelar a franja em curva lateral, use a escova para enrolar os fios.
  5. Quando tudo estiver no lugar, aplique mais um pouco de pomada ou pasta.
  6. Para segurar bem o penteado, se quiser finalize com spray fixador.
Homem No Espelho- Topetes 2016(5)

3 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.