O jeito certo de usar perfume no verão

Com mais calor e suor, que perfume usar no tempo quente? Veja quais são os tipos de fragrâncias ideais e as regras sobre como aplicar.

Homem No Espelho - Como usar perfume

Por Wilson Weigl

Que perfume é ideal para usar no calorão? No calor, a gente sua mais, e a mistura de suor e perfume não é lá muito agradável. Nas temperaturas altas, o perfume também evapora mais rápido e o cheiro dura menos no corpo. Então, qual perfume escolher?

Nosso primeiro toque é: perfume bom é aquele que faz você se sentir bem. No verão, uma fragrância leve e fresca prolonga a sensação gostosa de banho tomado. Por isso, esta é a época de lançamentos de perfumes refrescantes, cítricos, verdes e fougères (assista aqui nosso vídeo que explica quais são as famílias olfativas dos perfumes masculinos).

Existe uma regra (não muito rígida e também discutível) que diz que fragrâncias frescas são ideais para o dia, o trabalho e o calor, enquanto as sofisticadas combinam com a noite, as festas e o frio. Mas como aqui no Brasil é verão o ano inteiro, nada impede você de usar o mesmo perfume de dia e à noite.

Tente imaginar o impacto que ele pode provocar nas pessoas em sua volta. Existem reclamações sobre gente que usa perfume forte no trabalho e os colegas não aguentam. também não exagere ao aplicar. Em geral, menos é mais.

Lembre também que o cheiro do perfume muda ao longo das horas. Quando você passa, as notas (os ingredientes da fórmula) vão se manifestando em camadas. Toda fragrância tem um cheiro inicial, outro um pouco diferente meia hora depois e outro que permanece no corpo, dependendo de quais notas se manifestam em cada período. Um perfume inicialmente cítrico e fresco pode no final ficar amadeirado, por exemplo.

Tire as dúvidas sobre a escolha do perfume no verão e, no final, espie nossas sugestões de lançamentos.

DEVE-SE PASSAR MENOS PERFUME NO VERÃO?

Não necessariamente, desde que o perfume não seja muito intenso. Nunca exagere na quantidade e sempre avalie a ocasião — se é uma reunião de trabalho, um encontro, um jantar ou uma balada.  Leve em consideração se vai estar ao livre ou em um recinto fechado.

QUE TIPO DE PERFUME ESCOLHER?

As Eau de Toilette (EDT) formam a maior parte dos perfumes masculinos e contêm uma concentração mediana de essências, entre 5 a 15%. Mas nem toda EDT é legal para o calor, porque existem as mais suaves e frescas e outras com cheiros bem fortes.

Fragrâncias da categoria Eau de Cologne (águas de colônia) são sempre leves, porque têm baixa concentração de essências (de 5 a 8%). Dá para usar sem erro. Os desodorantes-colônias (chamados de deo-colônias), mais populares e com preços mais acessíveis, também têm baixa concentração de essências, mas nem sempre são frescos e leves.

Perfumes encorpados, da categoria EDP (Eau de Parfum) têm alta concentração de essências (entre 15 e 20%) e muitas vezes levam notas exóticas (de especiarias, resinas e flores raras), mais intensas. Por isso, devem ser usados com moderação no calor e durante o dia.

EM QUE LUGAR DO CORPO APLICAR?

Para os homens, pescoço, pulsos e peito são os pontos ideais. Evite aplicar próximo ao rosto, é claro, e no cabelo — o perfume contém álcool, que resseca os fios. Não borrife perfume na roupa.

QUAL A QUANTIDADE CERTA PARA APLICAR?

Bastam uma ou duas borrifadas em cada um dos pontos descritos acima. Na dúvida, menos é mais: não exagere na quantidade e sempre avalie a ocasião — se é uma reunião de trabalho, um encontro, um jantar ou uma balada.  Leve em conta se vai estar ao livre ou em um recinto fechado.

COMO COMBINAR PERFUME COM DESODORANTE?

Desodorante é fundamental no calor. Mas misturar cheiros nunca é uma boa. O ideal é usar perfume, desodorante e também loção pós-barba da mesma marca. Quando a fragrância que você usa não oferece esses outros produtos, melhor optar por desodorante e pós-barba sem cheiro ou com perfume bem discreto. Atenção: desodorantes tipo body spray, formulados para aplicar no corpo todo, geralmente têm perfume mais forte e marcante.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Homem No Espelho - Perfumes masculinos - lançamentos 2018

Boss Bottled Tonic

Novidade refrescante para usar no verão, o Boss Bottled Tonic tem pegada “tônica”, energética, como o nome já diz. Esse frescor se manifesta quando se aplica o perfume, quando predominam notas cítricas de grapefruit, laranja amarga e limão siciliano com um toque de maçã. Um tempo depois, se manifestam notas picantes de gengibre e canela. O fundo (o cheiro que fica no corpo) é terroso e amadeirado, onde se destaca o vetiver. Para comprar, clique aqui para ir às Americanas, loja parceira do Homem No Espelho.

Jimmy Choo Man Ice

Lançamento do designer conhecido pelos sapatos incríveis, é uma eau de toilette fresca, o que já dá para sacar no nome (ice é gelo em inglês). Ao ser aplicado, o Man Ice é bem cítrico, por causa das notas de tangerina, bergamota e cidra. Um tempo depois, se manifestam vetiver, patchuli, cedro e maçã. O fundo (o cheiro que permanece no corpo nas horas seguintes) combina notas de almíscar, musgo e ambroxan. Para comprar, clique aqui para ir às Americanas, loja parceira do Homem No Espelho.

Givenchy Gentleman

A Givenchy modernizou sua fragrância original lançada em 1974, agora destinada ao cavalheiro do século 21. Bem sofisticada e envolvente, é uma fragrância fougère floral que combina notas de lavanda, íris, pera, couro, casca de baunilha negra e patchuli. Para comprar em uma loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

Calvin Klein ck All

A grife americana acaba de lançar nova fragrância sem gênero definido, para ser usada por homens e mulheres, que chega com o slogan “Seja um. Seja todos. Apenas seja”. O ck All abre com uma combinação cítrica de bergamota, mandarina e grapefruit e um pouco mais tarde vira floral, com jasmim, lírio, ruibarbo e frésia. O fundo é amadeirado, juntando âmbar, almíscar e vetiver. O frasco característico dos perfumes cK desta vez é branco leitoso. Para comprar nas lojas Americanas, parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.