Qual a diferença entre pelo encravado e foliculite?

Entenda a diferença entre pelo encravado e foliculite e aprenda os cuidados para prevenir e aliviar os problemas, que causam sofrimento ao barbear e depilar e podem deixar lesões na pele. 

Diferença entre pelo encravado e foliculite Como tratar pelo encravado, foliculite, pseudofoliculite - Barba

Por Wilson Weigl

Qual a diferença entre pelo encravado e foliculite? As bolinhas vermelhas, que inflamam, doem e coçam, aporrinham a vida de muitos homens. Não apenas ao se barbear, mas também ao se depilar com lâmina. Rosto e pescoço são as áreas mais afetadas, mas a chatice pode aparecer em qualquer lugar com pelos (peito, virilha, bunda). E ainda há a pseudofoliculite, que todo mundo confunde com foliculite.

Deu um nó na cabeça? Calma, vamos explicar as diferenças e ensinar como amenizar ou acabar com o problema. Um alerta: não cutuque ou esprema as bolinhas, porque o problema só piora (elas podem infeccionar, como vamos explicar abaixo).

Diferenças entre pelo encravado, pseudofoliculite e foliculite

pelo encrava quando ao nascer não consegue romper a superfície da pele. Como o processo de crescimento continua, a ponta se curva e penetra novamente no folículo. O organismo entende que esse pelo é um corpo estranho e produz uma reação inflamatória, que forma as bolinhas. Daí o pelo encravado vira pseudofoliculite.

O problema atinge homens de todas as raças e idades, mas sua incidência é maior entre negros e mulatos. Isso porque os pelos encaracolados nascem fazendo uma curva e encravam com mais facilidade.

Quando o folículo inflamado (pseudofoliculite) é contaminado por bactérias, a infecção recebe o nome de foliculite e pode degenerar em pústulas e lesões bem feias, que em casos extremos podem deixar cicatrizes. Em quem tem predisposição à pseudofoliculite, não é raro o problema evoluir para foliculite.

Mas para quem sofre demais com pelos encravados, tanto na barba quanto no corpo, o tratamento mais indicado é a depilação com laser ou luz pulsada. Os flashes de luz emitidos pelo aparelho viram calor, destroem as raízes dos pelos, que ficam mais “fracos” e demoram mais para crescer. Quer saber como é uma sessão de fotodepilação da barba? Assista ao vídeo no canal do Homem No Espelho no Youtube.

Com alguns cuidados simples dá para prevenir o encravamento dos pelos e, no caso dos folículos inflamados, tornar o barbear menos agressivo.

O passo-a-passo do barbear para evitar pelo encravado e foliculite

  • Lave o rosto com água morna e sabonete facial. A água quente amolece a pele e os pelos, enquanto o sabonete faz uma boa higienização, eliminando bactérias. Pode-se usar o mesmo sabonete para se barbear, substituindo a espuma ou o gel.
  • Use um gel, sérum ou óleo pré-barba. Esse tipo de produto amacia a pele e os pelos, proporcionando menos resistência à lâmina e menor risco de lesões. Deixe ele agir de três a cinco minutos.
  • É óbvio, mas não custa lembrar: nunca passe a lâmina a seco ou só com água. Nem se estiver com pressa. Use sempre espuma ou gel de barbear. Lembrando também que existem diversos produtos de barbear formulados especialmente para pele sensível.
  • Há também produtos de barbear transparentes, que permitem visualizar o lugar por onde a lâmina vai passar, permitindo que você drible as áreas inflamadas.
  • Troque sempre as lâminas do aparelho. Esticar ao máximo a vida delas é uma economia besta que só torna o barbear mais torturante.
  • Prefira os cartuchos com três ou mais lâminas, que tenham também a fita lubrificante que diminui o atrito com a pele.
  • Passe a lâmina de barbear no sentido do crescimento do pelo. Escanhoar favorece o encravamento. Não passe a lâmina mais de duas vezes na mesma área.
  • Faça esfoliação na região da barba (ou no rosto todo) uma ou duas vezes por semana. O esfoliante contêm partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão na pele e retiram a camada superficial de células mortas e impurezas acumuladas que obstruem a saída natural dos pelos. Livres dessa barreira, os fios despontam com mais facilidade.
  • Depois de passar a lâmina, enxague o rosto com água fria, para fechar os poros.
  • Para finalizar, aplique pós-barba em gel, creme ou loção, para acalmar e acelerar a cicatrização da pele. O produto não deve levar álcool ou substâncias irritantes.

Se as lesões inflamatórias forem recorrentes, o ideal é consultar um dermatologista: ele vai prescrever o tratamento ou a medicação para resover o problema, de acordo com seu tipo de pele e a gravidade do problema.

LEIA TAMBÉM

Veja agora sugestões de produtos que podem ser bons aliados na batalha diária para prevenir o encravamento dos pelos ou aliviar a foliculite.

Homem No Espelho indica:

Sabonete Desincrustante Avène Cleanance

Em barra, limpa a pele e desobstrui os poros. Contém ácido salicílico, com ação anti-inflamatória e antibacteriana, gliceril lauratoque controla a oleosidade, e água termal, que acalma a pele irritada. Com espuma cremosa, pode ser usado no barbear. Para comprar numa loja parceira do Homem No Espelho, clique aqui.

Gel Pré-Barba Barba Urbana Burbank 

Aplicado no rosto antes do barbear, prepara a pele para a passagem da lâmina e evita cortes das bolinhas da foliculite. Também acalma a pele, hidrata e estimula sua regeneração. À venda em barbearias e na loja online da Barba Urbana.

Esfoliante Facial Eucerin Dermopurifyer

Tem micropartículas que limpam o rosto a fundo e retiram a camada superficial de células mortas, facilitando a saída dos pelos que podem encravar e ajudando a renovar a pele. Tem ácido lático, que ajuda na regeneração celular. Para comprar nas lojas Americanas, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.