A gente sai do cabeleireiro com um penteado incrível, mas no dia seguinte já não fica igual. Ensinamos as táticas dos profissionais de cabelo para modelar os cortes.
Por Wilson Weigl / Cabelos: Gil Scawia (salão Square Hair & Care)
A gente corta o cabelo no salão ou na barbearia e sai de lá com um penteado sensacional. Só que já no dia seguinte não consegue deixar o cabelo igual. Pois é, além de os caras serem profissionais, às vezes também não prestamos muita atenção no que o cabeleireiro fez no nosso cabelo, quais instrumentos e produtos usou e em que ordem.
O cabeleireiro é especialista e mestre nas artes dos penteados, mas não é mágico. Foi na escola e na prática do dia-a-dia que ele aprendeu o que deve usar para criar esse ou aquele efeito, valorizar os pontos fortes e disfarçar as falhas de cada tipo de cabelo.
Aqui a gente entrega um pouco das armas que os profissionais de cabelo usam para deixar a gente rindo de orelha a orelha na hora de pagar a conta do corte. Vale a pena dar uma olhada e experimentar fazer em casa.
✔ FAÇA EFEITO COM O SECADOR
O aparelho é fundamental no cotidiano dos cabeleireiros para criar os topetes bacanas. Com o aparelho, dá para modelar o cabelo com mais facilidade, já enquanto seca.
O secador também dá volume ao cabelo liso e fino. E potencializa a ação de pomada, gel e cera: quanto mais seco estiver o cabelo, melhor o finalizador adere aos fios.
✔ USE SPRAY PARA FINALIZAR
O produto é o segredo dos cabeleireiros para o toque final das suas “obras”. Geralmente é usado depois da cera ou pomada para fixar e dar movimento ao cabelo.
Fácil de aplicar, proporciona ótima fixação e, por isso, é ideal para quem tem cabelo muito liso, que costuma “desabar”. É bom também para cabelo rebelde e difícil de domar, porque “segura” o penteado. Cabelo cacheado fica com aspecto natural, porque o spray não deixa os fios grudados.
✔ COLOQUE OS FIOS NO LUGAR COM O PENTE
O pente é um instrumento que todo homem deve ter no bolso, porque desembaraça e coloca os fios no lugar. Os cabelereiros usam para modelar os topetes mais certinhos e comportados, penteando para os lados ou para o alto.
Quem tem cabelo cacheado, crespo ou volumoso deve preferir o pente em vez da escova, porque ela desfaz os anéis e aumenta ainda mais o volume da cabeleira (caso o que você queira seja exatamente dar mais volume ao cabelo, leia abaixo).
Os pentes de madeira são ideais, porque o material evita a formação de eletricidade estática causadora do frizz, que deixa o cabelo arrepiado.
✔ ADOTE ESCOVA PARA DAR VOLUME
A escova é a melhor amiga do cabeleireiro, porque não só alisa e ajeita o cabelo rebelde como também permite criar aqueles topetes fantásticos (estilo pompadour, por exemplo).
A escova também dá volume ao cabelo, o que pode não ser uma boa ideia se seu cabelo for seco e crespo. Por outro lado, é aliada de quem tem cabelo fino e ralo, porque, diferentemente do pente, encorpa a juba.
Usada em parceria com o secador, a escova permite criar infinitos tipos de penteados.
✔ USE OS DEDOS PARA DAR MOVIMENTO
Se o pente e a escova são perfeitos para criar penteados mais ajeitados, os dedos são os instrumentos que Deus nos deu para criar estilos de cabelos com movimento, jogados para todas as direções — os famosos “bagunçados”.
Esses penteados são bons para quem tem cabelo fino e ralo, porque quanto mais ajeitado estiverem os fios, mais os buracos e as áreas calvas ficam à mostra. A regra vale para cabelo liso ou cacheado.
Vá secando o cabelo com secador e ajeitando os fios com os dedos ao mesmo tempo. Modele do mesmo jeito usando gel, pomada, pasta ou cera, à sua escolha.
Seja o primeiro a comentar